Blog do BREJAS

Buraco-quente com cerveja

Comments
151 visitas

Veja a receita completa dessa delícia

Ingredientes:

  • 600g de carne magra (alcatra, patinho, coxão mole ou fraudinha)
  • 1 lata de cerveja escura (malzbier, bock, doppelbock, belgian dubbel ou stout)
  • 8 minipães franceses
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola cortada em cubinhos pequenos
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes, cortada em tirinhas
  • 2 pitadas de sal
  • Cebolinha picada para salpicar

Modo de preparo

Frite os dentes de alho no azeite até ficarem levemente dourados. Sele a carne até ficar bem dourada, e reserve. Na mesma panela, acrescente a cebola picada e frite até dourar. Volte a carne na panela, acrescente a pimenta, a cerveja, o louro, o sal, e deixe em fogo baixo por 3 horas, com a panela tampada,acrescentando água quente de vez em quando até que esteja bem cozido. Em uma terrina, desfie a carne e retorne na panela, em fogo alto, por 3 minutos. Retire os miolos dos pães e recheie-os com a carne, salpicando com cebolinha picadinha.

Harmonização com cerveja

O Buraco-quente com Cerveja é um prato muito versátil para harmonizar, e vai deliciosamente bem com as cervejas dos seguintes estilos: Belgian Dubbel, Dry Stout, Bock, Doppelbock, American Brown Ale e até mesmo com uma Extra Special Bitter (ESB). Tente a sua combinação!

Fabiana Panobianco – Nutricionista e Sommelière de Cervejas

Cerveja X Chopp: A diferença

Comments
186 visitas

E não, não é a pasteurização!

Todos os vídeos da série #BrejaDoBeltra estão no canal TVBrejas do Youtube. Inscreva-se para receber em primeira-mão os novos filmes!

No ar, “Breja do Beltra”, com informações sobre cerveja

Comments
262 visitas

BrejaDoBeltra

Vídeos semanais trazem conteúdo informativo e bom-humor

Custo zero, algumas coisas toscas, locações e figurinos caseiros e muito alto-astral. Assim é o Breja do Beltra, série de vídeos com este escriba falando sobre o mundo cervejeiro. A intenção é publicar um filme por semana, sempre às sextas-feiras, no Facebook (na página do BREJAS e na minha própria) e no canal TV Brejas do Youtube (inscreva-se lá!).

Ao contrário do senso comum, decidi fazer (quase) tudo eu mesmo, desde os temas, roteiro, direção e montagem final. Vamos ver o que sai, e se o pessoal vai curtir. Ao todo, os vídeos já foram visualizados por mais de 40 mil pessoas, resultado que tem me deixado bastante contente, levando em consideração que, ao menos por enquanto, não passa de uma brincadeira.

Vejam aí os primeiros três filmes dessa “saga” e me contem o que acharam:

Inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas vão até sexta-feira

Comments
335 visitas

ConcursoBrasileiroCervejas

Vai até o dia 15 de janeiro, sexta-feira, o prazo final para a inscrição de cervejas na quarta edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, a ser realizado em março. A organização pede que os cervejeiros se apressem em suas inscrições e evitem ficar de fora na eleição das melhores cervejas brasileiras. Não não serão aceitas inscrições extemporâneas.

Concorrem as cervejas produzidas em território nacional cujos produtos estejam regularizados no Ministério da Agricultura (veja as regras), e nessa edição foram implementadas diversas novidades para quem já regularizou mas ainda não está comercializando.

Veja mais perguntas e respostas sobre o Concurso Brasileiro de Cervejas e a lista de jurados do certame.

5 bares em São Paulo que fazem a própria cerveja

Comments
1.617 visitas
Tasting Selection by Quinn Dombrowski |https://www.flickr.com/photos/quinnanya/4770376590

Tasting Selection by Quinn Dombrowski |https://www.flickr.com/photos/quinnanya/4770376590

São Paulo é conhecida como a cidade brasileira com maior variedade de opções quando o assunto é gastronomia. Uma infinidade de bares e restaurantes para todos os gostos, estilos e bolsos.

Neste nosso fantástico mundo das cerveja especiais acaba não sendo diferente. São Paulo conta com uma excelente variedade de bares onde o foco é servir cervejas artesanais, brasileiras e importadas, seja na pressão ou em garrafa, com uma oferta de rótulos que passa muitas vezes de algumas centenas.

Mas será que São Paulo é a cidade com maior variedade em cerveja? Difícil dizer. O mercado de cervejas especiais cresceu tanto no Brasil nos últimos anos que a oferta de cervejas em outras cidades, seja através de lojas especializadas, bares ou e-commerce, pode ser equivalente ao encontrado na capital paulista.

Se é assim, então o que faria valer a pena uma visita a São Paulo para um tour cervejeiro, se quase tudo que se encontra aqui está disponível também em outras cidades? Foi com este desafio proposto pelo Expedia que o Brejas parou pra pensar e resolveu listar 5 bares que fazem a própria cerveja e que você só encontra na cidade que nunca para.

Cervejaria Nacional
Um dos primeiros brewpubs em São Paulo desta nova fase de cervejas especiais. Tem um cardápio fixo e também várias cervejas sazonais, então sempre tem coisa nova pra provar. No total são mais de 10 opções de cervejas próprias.

Les 3 Brasseurs
Um brewpub aconchegante e muito charmoso. Logo na entrada você já vê alguns equipamentos da cervejaria. A cerveja é feita no próprio local e a dica é pedir a tábua de degustação, que traz 4 pequenos copos de estilos diferentes de cerveja pra que você possa conhecê-las e depois continuar com a que mais gostou.

Karavelle
Com 2 endereços em São Paulo, possui espaços amplos e requintados. Suas cervejas são produzidas no local e também podem ser encontradas em garrafas por todo Brasil. Quase todas as suas cervejas também são engarrafadas e podem ser encontradas por todo Brasil, então neste caso o que vale é a visita ao brewpub mesmo.

BrewDog Bar
Único bar da cervejaria no Brasil. Apesar de não produzir por aqui, tem cervejas da BrewDog que são difíceis de encontrar em outro lugar. Tem várias torneiras para cervejarias brasileiras convidadas e uma extensa carta de cervejas em garrafa, inclusive pra levar pra casa.

Delirium Café
O Delirium Café de Bruxelas é conhecido com um dos bares com mais rótulos no mundo. Mesmo sendo o bar oficial da cervejaria que faz a Delirium Tremens, a cerveja do elefantinho rosa, ele oferece cervejas de diversas marcas. Com duas unidades no Brasil, a de São Paulo é a segunda e bem mais ampla que a unidade do Rio de Janeiro. Também não produz as cervejas por aqui, são importadas.

E o mais legal de tudo: os 5 bares ficam muito próximos um do outro, na zona oeste de São Paulo. Cervejaria Nacional, BrewDog e Delirium dá pra ir a pé de um pro outro. L3B e Karavelle também.

Empolgou? Então separe um tempinho e coloque São Paulo no roteiro da sua próxima viagem. O Expedia Brasil oferece diversos pacotes pra São Paulo, vale dar uma olhada e ver qual funciona melhor pra você.

Além dos bares citados aqui, há ainda outros imperdíveis como o Empório Alto dos Pinheiros, FrangÓ, Melograno, Empório Sagarana, Aconchego Carioca e muito mais. Com certeza vale a viagem.

PS: Vê se arruma um tempinho extra e vem visitar a gente no Bar Brejas, que fica em Campinas/SP, a apenas uma hora de carro de São Paulo. Ficaremos felizes em recebê-los.

Página 1 de 30912345...102030...Última »

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja