Blog do BREJAS

Bar Brejas recebe nova Turma do curso de Sommelier de Cerveja do Science of Beer

Comentários
191 visitas

CursoSommelier2015

Inscrições estão abertas para curso que inicia em 30 de maio e terá encontros mensais

Um dos bares de cervejas mais tradicional do Brasil recebe pela segunda vez o curso de Sommelier de Cerveja do Science of Beer Institute – Educação em Cerveja. O curso inicia em 30 de maio no Bar Brejas e tem duração de quatro meses, com aulas um final de semana por mês.

 

Amantes da cerveja, cervejeiros, garçons, profissionais do vinho, gastrônomos, formadores de opinião, degustadores, comerciantes e entusiastas são convidados a participar do curso. O aluno irá aprender sobre a história da cerveja e produção, técnicas de degustação e harmonização, gestão sensorial e noções de gastronomia, vinho, destilados e café, além de conhecer as principais escolas cervejeiras, estilos e características. Ao todo, 80 rótulos nacionais e importados serão degustados em sala de aula, aprimorando o conhecimento técnico de cada participante.

SommellierCampinas5

Conteúdo diferenciado

Um dos grandes diferenciais do Sommelier de Cerveja do Science of Beer é o conteúdo oferecido, que além dos tradicionais aspectos que envolvem a cerveja, ainda proporciona ao aluno noções de outras bebidas como vinho, destilados e café. O aluno ainda tem noções de cozinha, já que uma das funções do sommelier é a de sugerir harmonizações.

SommellierCampinas2

O Bar Brejas estratégico por ser um dos grandes incentivadores da cultura cervejeira nacional. São quase cinco anos de casa, com mais de 200 rótulos de cervejas nacionais e importadas disponíveis, sendo eleito quatro vezes consecutivas a melhor carta de cervejas pela revista Veja.

Dentre os professores, a turma do Sommelier de Cerveja de Campinas irá contar com a experiência do proprietário do bar, Mauricio Beltramelli, além de Amanda Reitenbach, Marco Falcone, Carolina Oda, chef Rodrigo Martins, Bia Amorim, Ensei Neto, Herbert Schumacher e outras feras.

Pra saber mais e se inscrever

As vagas são limitadas e garante a participação quem fizer a inscrição com antecedência. Informações e inscrições pelo e-mail contato@scienceofbeer.com.br ou pelo telefone (54) 9905-4524.

SommellierCampinas7

SommellierCampinas3

Bar Brejas lança nova Carta de Cervejas totalmente reformulada e com novas cervejas

Comentários
1.659 visitas

CardapioPost

Chegando aos 5 anos de sucesso, e um dos bares pioneiros do Brasil quando o assunto é cervejas especiais, o Bar Brejas dá uma nova reviravolta. Eleita pela revista Veja Campinas pela quarta vez consecutiva a melhor Carta de Cervejas da cidade, o cardápio de delícias está inteiramente reformulado, com novas cervejas (especialmente artesanais brasileiras) e nova organização.

Cervejas organizadas de forma intuitiva

Antes organizadas por países, as mais de 200 cervejas da Carta agora estão relacionadas por características sensoriais mais marcantes. Há, portanto, seções diferenciadas para as cervejas suaves, potentes, escuras, amargas, frutadas e assim por diante.

Como a antiga Carta era organizada por países, o cliente tinha que procurar sua cerveja por entre outras centenas. Havia pessoas mais novatas no mundo das cervejas especiais que não sabiam por qual país começar. Muitos clientes vinham procurando, por exemplo, por cervejas de trigo, com frutas, ou mesmo por um estilo específico, como o IPA, que está bastante em alta.  Com a divisão por características, agora a procura ficou bem mais simples e intuitiva, ajudando o cliente a achar a cerveja de acordo com o perfil que ele mais aprecia”, afirma o Mauricio Beltramelli, um dos donos do Bar Brejas, que é sommelier e autor de livros sobre cerveja.

Clique para acessar a íntegra da nova Carta de Cervejas do Bar Brejas.

Clique para acessar a íntegra da nova Carta de Cervejas do Bar Brejas.

Beltramelli afirma, porém, que nada substitui o treinamento do staff. “Temos um programa ininterrupto de treinamento dos nossos Consultores de Cervejas para que ajudem o cliente a ter a melhor experiência cervejeira possível. Mesmo com a melhor Carta de Cervejas, jamais podemos descuidar do atendimento”, pontua o empresário.

Como curiosidades da Carta, há outras sacadas, como pontuar os ingredientes inusitados (há cervejas com pimenta, capim-limão, açúcar mascavo, mel, etc), quantificar o índice de amargor das mais lupuladas, indicação das frutas que podem entrar nas receitas, e muitos outros detalhes pensados durante quase um ano.

Cervejas artesanais brasileiras

As grandes novidades da Carta de Cervejas do Bar Brejas está aqui mesmo, no Brasil. Durante os últimos tempos, uma infinidade de cervejarias artesanais nacionais vêm despontando no cenário internacional, fazendo cervejas incríveis e premiadas aqui e no exterior. “Tivemos um crescimento de mais de 500% do número de cervejas especiais brasileiras, o que muito nos orgulha”, explica Mauricio, que é autor do livro “As 100 Melhores Cervejas Brasileiras”.

Há destaques nesse campo, como a Wäls Dubbel, mineira eleita a melhor do mundo em sua categoria, a Tupiniquim Saison de Caju, gaúcha que leva a fruta em sua formulação, a paraense Amazon Priprioca, a qual tem essa raiz amazônica na receita, e muitas outras brejas pra lá de curiosas — e deliciosas.

Preços mais atrativos

A direção do Bar Brejas também decidiu pela readequação de muitos preços de cervejas, de forma que muitas delas ficaram mais em conta. “Queremos cada vez mais fazer a diferença na vida das pessoas quando o assunto é cerveja. Nosso desejo é que mais pessoas entrem nesse mundo maravilhoso de novos sabores, aromas e experiências gastronômicas”, conta a sócia Fabiana Panobianco, nutricionista e também sommelière de cervejas.

A nova Carta de Cervejas do bar está em vigor a partir de 8 de abril de 2015.

O “Cervejoduto” brasileiro

Comentários
4.178 visitas

???????????????????????????????

Canal subterrâneo ligará cervejaria a bar e festival de cervejas

Mantido em segredo desde o início do ano, o “cervejoduto” brasileiro, localizado em Campinas (SP), acaba de inaugurar sua primeira fase de construção. Quando totalmente pronto, ele ligará a Cervejaria Landel ao Salão da Cerveja, festival da bebida que acontecerá em outubro deste ano. Além das duas “pontas” do duto, a estrutura também está sendo bancada pelo Bar Brejas, que também terá um terminal de chope fresco da cervejaria.

Veja o filme do “cervejoduto” nacional:

ATUALIZAÇÃO

Esta foi apenas uma brincadeira de Primeiro de Abril. O “Cervejoduto” brasileiro, ao menos por enquanto, não existe nem está sendo projetado (e não, o “choppduto” do Pinguim de Ribeirão Preto TAMBÉM nunca existiu). Esperamos que tenham curtido a piada e nos desculpem por eventuais mal-entendidos.

Veja o making-of da brincadeira e ria conosco:

 

Rádio Pão e Cerveja entra no ar à meia-noite de hoje

Comentários
559 visitas

A rádio que toca cerveja

Depois de um suspense de um mês , a Rádio Web Pão e Cerveja entra na rede nesta segunda-feira, dia 17 de março, à meia-noite.

Não por acaso a data escolhida é o dia de St. Patrick, padroeiro da Irlanda e não menos padroeiro da cerveja. Durante toda a terça-feira a rádio vai tocar somente músicas irlandesas, entrando no clima de comemoração. Os colaboradores da emissora web em várias partes do mundo também vão dar dicas de festas e curiosidades ligadas à data para que todos conheçam o time inicial que compõe a programação.

A partir de quarta-feira, dia 18, a Rádio Pão e Cerveja passa a transmitir sua grade normal, com muito rock, blues e entradas dos correspondentes, além das primeiras colunas já acertadas. Outras serão acrescentadas à medida que novos colunistas forem se juntando ao time.

Os ouvintes do Pão e Cerveja que já escutavam o programa pela internet vão poder continuar ouvindo o conteúdo pela web e via iPhone e Smartphones, com a vantagem de muito mais opções. Além disso não precisarão ser reféns do horário de transmissão, uma vez que a rádio ficará permanentemente no ar, com horários alternativos de veiculação de todas as colunas e boletins. Assim, a qualquer hora em que o internauta clicar na rádio poderá ouvir boas músicas e bons conteúdos cervejeiros. Outra vantagem é para bares, tasting rooms, distribuidoras e lojas que poderão transmitir a rádio livremente, sem pagar nada por isso, criando assim um som ambiente selecionado, de qualidade , com o conteúdo todo voltado ao setor cervejeiro.

A iniciativa é inovadora – Uma rádio que toca cerveja, durante o dia todo. O link para ouvir é: http://www.paoecerveja.net.br/

Ouçacurta e fique de olho na fan page: https://www.facebook.com/paoecerveja

Banho de cerveja na República Tcheca

Comentários
705 visitas

Mês passado, em viagem à Europa, resolvi viver uma experiência inusitada: banhar-me em um spa de cerveja. O que pode causar estranhamento por aqui, na República Tcheca é uma prática relativamente comum, e está disponível em inúmeros hotéis e cervejarias do país, ao alcance de uma rápida pesquisa na internet.

Minha escolhida foi a Pivovar Purkmistr, cervejaria localizada na cidade de Plze? (ou Pilsen), não muito longe da mítica Pilsner Urquell, da qual já falei em outro post. Anexo à cervejaria está o hotel onde funciona o Beer Spa, que disponibiliza o banho etílico e também outros procedimentos como saunas, massagens e tratamentos estéticos. Não é necessário hospedar-se no hotel para aproveitar o spa, e o banho para duas pessoas em banheira dupla saiu pela bagatela de 1.360 coroas tchecas, o que dá algo em torno de 160 reais brasileiros.

Se gostei? Além de se tratar de uma experiência única, digna de contar aos netos, digo que o banho cervejeiro é delicioso!

BanhoCerveja

Página 1 de 30112345...102030...Última »

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja