Blog do BREJAS

Cervejarias fazem levas especiais somente para ganhar concursos?

Comentários
412 visitas

Esta é uma pergunta que me fazem com bastante frequência: cervejarias produzem receitas especiais, na panela, só para enviar aos concursos e ganharem muitas medalhas? Invariavelmente eu tenho respondido que duvido da disponibilidade de qualquer fábrica, por menor que ela seja, em parar sua linha de produção para isso. Não posso garantir que não haja quem o faça, mas ainda assim acho difícil acontecer.

Nos últimos concursos dos quais tenho participado como juíza, ao final, depois do anúncio das premiadas, tenho visto aquelas que mais ganham medalhas serem acusadas de inscrever cervejas inexistentes no mercado. Se isso é verdade, acho que as regras dos concursos devem ser alteradas, de forma a corrigir tal distorção, pois não há de fato sentido premiar cervejas às quais o público jamais terá acesso.

Como jornalista prefere apurar os fatos, fui atrás da resposta com a Cervejaria Tupiniquim , que no Concurso Brasileiro da Cerveja deste ano arrebatou 15 medalhas e o título de Melhor Cervejaria do ano. A pergunta foi clara: vocês fazem cerveja especialmente para enviar aos concursos e ganhar os prêmios?

AMBEV DE OLHO?

Aproveitei  a entrevista para perguntar se a Tupiniquim ja foi sondada pela grande companhia! E fui além, perguntei se eles venderiam a cervejaria à Ambev. Todos me garantiram que não foram sondados e que no momento não se associariam à gigante.

Quer conferir a entrevista?

Ouça e baixe pelo SoundCloud!

Ser honesto no Brasil é perigoso?

Comentários
4.690 visitas

A incrível história do cervejeiro do Rio de Janeiro, Rubens Komnisky nos faz pensar se vale mesmo a pena permanecer no Brasil e aqui empreender. O advogado decidiu profissionalizar a atividade de produzir cerveja e buscou, a partir daí, todos os caminhos legais existentes para abrir sua empresa, mesmo sabendo das condições pouco favoráveis no país para os setores produtivos. Ele não imaginava que seria fácil. Sabia que haveria muitas dificuldades, mas não esperava encontrar os empecilhos com os quais topou pela frente.

Ser honesto no Rio de Janeiro é perigoso

Essa é a frase utilizada pelo cervejeiro na entrevista dada ao Pão e Cerveja. E quer saber? Acho que ela pode ser estendida ao país todo, não é exclusiva da cidade onde Rubens vive. Infelizmente é essa a constatação

Luz no fim do túnel

Um dia, já desanimado com todas as barreiras para ser um empreendedor no Brasil, Komnisky encontrou uma resposta inesperada, durante uma reunião de trabalho na área em que atua, a advocacia aeroportuária. Se no Brasil não querem sua honestidade e uma empresa legal, nos Estados Unidos isso é valorizado e, principalmente, incentivado. Resultado: a cervejaria dele foi legalmente registrada em Nova York.
Ouça o Pão e Cerveja com a entrevista completa. Quem sabe ela não seja a resposta para suas dúvidas, leitor?

Cervejas, Brejas e Birras na Rádio Pão e Cerveja

Comentários
161 visitas

Desde que a rádio Pão e Cerveja entrou na rede, Maurício Beltramelli vem nos brindando, a cada semana, com um “causo” cervejeiro, fruto de suas andanças e experiências na busca pela cerveja perfeita. Se ele já a encontrou não sabemos, mas, como se diz por aí, o que importa é o caminho e não a chegada ao destino.

A coluna Cervejas,Brejas e Birras é veiculada em diferentes horários e dias, mas às quartas-feiras há sempre uma história inédita, a partir das 18 horas, dentro do programa Hop & Blues. A última delas foi a visita de Maurício à Anchor, nos EUA. Como sempre as coisas nunca acontecem de forma exata para o nosso colunista… é claro que essa visita teve toques inusitados… Ouça por aqui

E hoje, como é quarta-feira, tem ” causo” inédito na coluna Cervejas, Brejas e Birras! Amargor, por que nos assustamos tanto com esse sabor? É o tema de hoje.

Ouça online na www.paoecerveja.net.br

 

 

Desgourmetizando a cerveja

Comentários
257 visitas

Logo_Pão_e_Cerveja

Há uma semana estreou na Rádio Web Pão e Cerveja a coluna Desarmonizando, conduzida por Anselmo Mendo, Gustavo Passi, Renato Martins e Ricardo Shimoishi, os quatro cavaleiros do Beer Cast, que é um canal de divulgação cervejeira através de podcasts semanais. Na coluna feita para a rádio online, a proposta é a de descomplicar a degustação de cervejas. Diante de tantos degustadores profissionais, com conselhos e dicas do que tomar e com o que harmonizar, o simples ato de tomar uma cervejinha no fim da tarde tornou-se meio chato. Ninguém tem coragem de assumir que não gosta de determinados rótulos incensados pela maioria; cervejas mainstream têm sido demonizadas; ficou quase proibido tomar cerveja sem elaborar um tratado sobre ela! Para trazer um pouco de humor ao meio cervejeiro,voltando com a leveza simples de se consumir a bebida é que o quarteto foi convidado para fazer parte do time da Rádio Pão e Cerveja, que já conta com o editor do site Brejas, Maurício Beltramelli, com o mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto, com o jornalista Raphael Rodrigues, do blog All Beers, entre outras figuras do cenário cervejeiro.
Quer rir um pouco, sem compromisso? Então escute a coluna Desarmonizando de hoje. Começa às 5 da tarde e hoje a linguagem utilizada será o ” mussumnês”
Para quem ainda não conhece a rádio segue o link para acessar

www.paoecerveja.net.br

Bar Brejas lança Confraria de degustação de cervejas

Comentários
300 visitas

Confraria01

Degustar uma variedade maior de cervejas, pagando um preço menor, guiado por um especialista e ainda conhecendo outros degustadores. Essas são algumas das premissas de uma confraria de cervejas, reunião de amigos sedentos por boas brejas e bons papos.

Na próxima terça-feira, 5 de maio, o Bar Brejas dará início ao projeto Confraria Brejas, que reunirá periodicamente todos esses elementos, e será aberto ao público. O especialista a conduzir as degustações será o mestre em estilos Mauricio Beltramelli, um dos proprietários do Bar. Como convidado especial, virá da Bélgica o cervejeiro Marc Schrauwen, da cervejaria Van Housebrouck, responsável por algumas pérolas líquidas que há tempos fazem a cabeça dos amantes de cerveja, como as brejas Kasteel, Bacchus e Brigand.

“A ideia será sempre ofertar uma prova de cada cerveja pelos preços de custo, ou seja, um valor bem baixo, para que todo mundo possa provar várias”, explica Beltramelli. A fim de tornar a experiência ainda mais exclusiva, o número de inscritos será de apenas 20 pessoas.

Na estreia da Confraria Brejas, serão degustados 6 rótulos: Kasteel Blond, Kasteel Hoppy, Bringand, Kasteel Cuvée du Château, Bacchus Frambozenbier e Trignac XII. Também haverá sorteio de brindes exclusivos ofertados pela importadora Meara.

SERVIÇO:

CONFRARIA BREJAS

Dia e hora: 05 de maio de 2015, às 20 horas

Local: Bar Brejas (Rua Conceição, 860, Cambuí, Campinas-SP)

Vagas disponíveis: 20

Valor: R$ 40,00

Inscrições: APENAS diretamente no balcão do Bar Brejas, de terça a domingo, a partir das 18 horas.

Página 1 de 30212345...102030...Última »

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja