Colorado Grão-Pará: BREJAS degusta em primeira mão a nova cerveja

Comentários
1.448 visitas

GraoPara

Foi na festa do programa Pão e Cerveja, no dia 11 de junho último, que tive a chance de experimentar em primeiríssima mão a nova breja da Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP): A Colorado Grão-Pará, que possui castanha-do-pará em sua formulação. João Becker, um dos cervejeiros, levou a novidade à festa num keg de vinte litros, e com apenas dois dias de maturação .

A degustação se deu meio que às escondidas, para um seleto grupo de cervejeiros, e tive a honra de estar entre eles.

Da esq.: Alencar Barbosa (Küd Bier), Marcio Rossi (BREJAS-MG), este feliz escriba, Miguel Carneiro (Wäls) e João Becker (Colorado)

Degustando a Grão-Pará, da esq.: Alencar Barbosa (Küd Bier), Marcio Rossi (BREJAS-MG), este feliz escriba, Miguel Carneiro (Wäls) e João Becker (Colorado)

No estilo American Brown Ale, a Colorado Grão-Pará tem coloração preta bastante turva, com creme bege consistente e de boa retenção. Seus aromas possuem intensas notas de chocolate amargo, café e torrefação. Já no nariz a potência alcoólica (8% ABV) pode ser sentida. Na boca, as percepções aromáticas se reproduzem, deixando a sugestão da castanha-do-pará em segundo plano, no retronasal.

Certamente, será a maturação em tempo adequado que levará a cerveja ao nível de excelência desejado, com a atenuação das percepções alcoólicas e valorização das notas aromáticas da castanha-do-pará em detrimento à — por enquanto — excessiva dupla achocolatado/alcoólico.

Se isso tudo vai acontecer com a breja? O degustador poderá conferir na feira Brasil Brau 2011, na qual a Colorado Grão-Pará terá a sua avant-première. Quem estiver por lá, constatará por si mesmo se estou certo nesta previsão…

4 Respostas para “Colorado Grão-Pará: BREJAS degusta em primeira mão a nova cerveja”


  • Vale acrescentar, Maurício, que a receita é do amigo cervejeiro caseiro Ricardo Rosa, que já há algum tempo faz dicersas experiências com castanhas em suas cervas.
    Abração,
    Botto

  • Ah, to louco pra experimentar mais esta cria do Ricardo com a Colorado.

  • Bem lembrado, Botto!
    Na verdade, é a segunda “cria” de Ricardo Rosa para a Colorado. A primeira foi a premiada Demoiselle.
    Ou seja, a Grão-Pará tem tudo e mais um pouco pra dar certo!
    Um abraço.

  • Vale lembrar também que é a nossa primeira receita da Grão-Pará na panela grande!E como ainda não saiu o registro no Mapa ainda não temos no mercado, sei que já tem um monte de gente perguntando.Não é exatamente um lançamento e sim uma degustação, aonde a amostra ainda poderá ser avaliada pela pessoa e sua sugestão colocada em uma caixinha.Aqui todo mundo ajuda a fazer mais #cervejadeverdade, ou ter mais #culturacervejeira, independente do # que colocamos, é saber que o Brasil está no caminho certo e hoje temos profissionais competentes no mercado e muita gente cheia de potencial que vai despontar daqui a algum tempo. Na Colorado, o trabalho de toda a equipe tem nos levado a trabalhar mais e melhor.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]