Brasil: Cerveja e malandragem, Parte III

11 Comentários
695 visitas

CerqueiraLeite

Em artigo veiculado pelo jornal Folha de S. Paulo de 18/12/2009 e reproduzido aqui neste Blog (Brasil: Cerveja e malandragem), o professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite* fez história no mundo cervejeiro discorrendo sobre a baixa qualidade das cervejas “macro” nacionais. Naquela época, um dirigente da Anheuser-Busch Inbev respondeu ao artigo, no que o intelectual prontamente o rebateu (Brasil: Cerveja e malandragem, Parte II).

Algum tempo depois do fuzuê, Cerqueira Leite volta ao tema no jornal Saiba Mais, produzido pela Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. Para ler o novo artigo na íntegra, clique nas imagens abaixo:

EM TEMPO: Já estamos entrando em contato com o professor para que venha ao Bar Brejas, faça novas “experiências” e vivencie no paladar a nova explosão das cervejarias artesanais brasileiras, cujas cervejas nada devem às importadas.

* Rogério Cezar de Cerqueira Leite, 78, físico, é professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), presidente do Conselho de Administração da ABTLuS (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron) e membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo.

11 Respostas para “Brasil: Cerveja e malandragem, Parte III”


  • Mau, precisamos apresentar urgentemente o professor às Wäls, Falkes e Bambergs da vida! Com certeza ele irá mudar de opinião quanto às cervejas brasileiras (pelo menos as artesanais).

  • lendo o bate-bola alí, na parte central da pagina, deu pra ver q o professor aí precisa aprender muuuuuuito da cultura cervejeira ainda… num certo momento ele manda umas falas q até soam preconceituosas de um grande desconhecimento do ‘universo cervejeiro’… quando fala do vinho e tal…

  • da pra ver que é uma pessoa totalmente ultrapassada e com conhecimento limitado …se expressa muito bem e tem super poder de argumentacao… diferente do monstro do Renato Machado… mas assim como o sitado, precisa se abrir para conhecer o que esta acontecendo atualmente em termos de cultura cervejeira no brasil, impossivel falar sobre um assunto conhecendo apenas cevejas de massa… os maiores especialistas do mundo estao errados ao dar ouro para a colorado no E.B.S.? ou pra tantas outras premiadas brasileiras.. muitas delas as melhores do mundo em seu estilo.. acho que mesmo com tanto poder de argumentacao para falar sobre um assunto precisa conhecer os FATOS!

  • Com todos seus prêmios, títulos e seu doutorado em Paris, não há dúvidas de que é um físico muito bem-sucedido. Deveria, pois, escrever um bom artigo sobre a física. Isso que ele disse sobre os ingredientes usados para baratear a cerveja é algo sério, mas não acho as brasileiras industriais tão ruins, assim. Pelo contrário, me satisfaço com elas no dia-a-dia. Já numa sexta-feira à noite, uma Colorado cai muito bem.

  • Um monte de gente aqui defendeu ele quando criticou as macros com um monte de calculos esdruxulos de conversão de malte em alcool, um troço ridículo e um besteirol sem fim, taí o resultado, agora vai vir uma enxurrada de críticas, acredito que se vc não entende de um assunto limite-se a estudá-lo muito antes de opinar, agora ele colocou no mesmo balaio todas as cervejas brasileiras, macros de 1 real, artesanais, macros mais complexas, etc.

    tsc, tsc, tsc…

  • Lá vem ele de novo, mirando na codorna e acertando no cachorro.

    Problema recorrente na imprensa nacional isso de dar voz a especialista de uma área para falar de outra sem qualquer credencial.

    Como em seus textos anteriores, ressalta-se sua pretensão, pedantismo e arrogância ao posicionar-se como autoridade em matéria que desconhece.

    Tamanha é sua arrogância que sequer o trabalho de pesquisar a vasta literatura disponível sobre cerveja ele se dá.

    Deram atenção demais. Ambev respondeu, teve tréplica. Pronto, virou celebridade, assediado pelo Brejas, espaço na mídia, etc. Assim vai mal.

  • houve uma entrevista aqui colocada… queria q o colegas me lembrassem exatamente quem… um norteamericano mestre cervejeiro (professor de uma faculdade de alimentos…. uma coisa assim). aquilo alí sim!! nas poucas palavras do cara, sem soar pretencioso e o cacete, ele esculachou na sabedoria do q é realmente conhecer cerveja!! daquelas entrevistas q vc le e pensa ‘nossa, tenho muito q evoluir no assunto’.
    ele cita sobre as tais belgian ipa’s da escola dos eua… parece q a tarantino vai trazer a raging bitch da flying dog… só pa constar!! 🙂

  • Teve até dono de cervejaria defendendo o cara aqui na época, agora ninguém aparece ou vão aparecer pra malhar o cidadão.

  • independente da pessoa acho que os comentarios antes e de agora diz respeito apenas ao que o referido cidadao escreve e nao a sua pessoa … se em outro momento os mestres e denfesores da cultura cervejeira teceu bons comentarios a respeito do que o cidadao escreveu foi por merito que agora ele acabou de perder, não vamos criticar os comentarios e as pessoas que os fizeram pois tenho certeza ninguem aqui conhece o carater do cara… somente seus feitos e sua carga intelectual.. e os comentarios foram feitos e estao sendo feitos unica e exclusivamente de seu comportamento expressado pelo que ele escreveu.

  • Ele só conhece as Macros, e as acho ruins também, mas não todas são sofríveis, sempre busco uma linha diferente ou então as artesanais.

    O professor precissa ler mais sobre cerveja Brasileira =P!

  • Gente, o vovô não tem cara de ir a encontros da ACERVA ou a bares especializados, né? Claro que ele vai dizer que a cerveja brasileira é uma M, pq o que o mercado está repleto é de cervejas M. As micro e artesanais estão crescendo agora, nao dá pra esperar que um cara nascido em 1920 conheça tão bem as cervejas de qualidade novas que surgem a a cada dia!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]