Curso de Sommelier de Cervejas: A ponta do novelo

16 Comentários
3.136 visitas

Somm1

Durante as duas últimas semanas de julho estive na pequena cidade paulista de Águas de São Pedro. Minha missão era das mais nobres que poderia imaginar na minha carreira cervejeira: Fui professor de uma das Turmas do Curso de Formação de Sommelier de Cervejas da Doemens Akademie (Alemanha) em parceria com o Senac. E posso dizer que foram semanas extraordinárias, verdadeiramente inesquecíveis.

No Grande Hotel Águas de S. Pedro, que serve também de escola ao Senac, ficamos eu e a maioria dos alunos em regime de completo internato. Isso se deu porque quase todos nós éramos vindos de outras cidades e estados. Aliadas aos horários implacáveis das aulas — de segunda a sábado, das 8 às 18 –, essas condições possibilitaram uma verdadeira imersão no mundo da cerveja.

E a Turma mergulhou fundo nesse fascinante oceano de informações. Dia após dia, foi maravilhosamente gratificante perceber a evolução de cada aluno, antes assustado por “não perceber nada” nas cervejas que estavam sendo degustadas, à medida do tempo, fazendo brilhar os olhos por cada descoberta.

Somm2

Sem “decoreba”!

Pra este escriba foi uma experiência e tanto. Antes de encarnar a figura clássica do professor que despeja informações a ouvintes passivos, o projeto pedagógico Doemens/Senac possibilita que os alunos descubram de forma gradual, participativa e natural a ciência do nobre líquido. Que se privilegie o entendimento científico intuitivo, sem decoreba!

Na aula final, co-ministrada por Cilene Saorin — responsável por trazer o projeto ao Brasil — os alunos entenderam que não basta um pedaço de papel assinado (o diploma) e o pin prateado na lapela para se considerarem, plenamente, sommeliers de cervejas. Todos entenderam, verdadeiramente, que a cerimônia de diplomação representava não o fim, mas o início.

A partir de agora, todos sabem, terão um longo caminho de estudos pela frente. Como toda e qualquer formação acadêmica, o Curso de Formação de Sommelier de Cervejas não forma profissionais acabados, prontos. Ao contrário, apenas mostra o caminho a ser trilhado. A partir daí, cada um construirá sua própria vida profissional.

É como se houvesse um longo novelo de conhecimento a desenrolar. Nós apenas puxamos a ponta desse novelo, a facilitar e encaminhar, com disciplina e ética, a formação de um novo profissional a partir das experiências que terá.

Fica aqui o meu profundo agradecimento a Cilene Saorin — que acreditou neste profissional e me confiou uma de suas Turmas — e aos alunos para os quais tive a honra de lecionar. Seguramente, eu aprendi nesses dias extraordinários tanto quanto vocês.

As fotos do Curso*:

*Imagens feitas pelos alunos

16 Respostas para “Curso de Sommelier de Cervejas: A ponta do novelo”


  • Que inveja boa de quem fez esse curso! Esperando ansiosamente que tenha uma edição em Porto Alegre. Parabéns aos promotores do curso e aos novos sommeliers!

  • Foi sensacional!! além de aprendermos mto fizemos grandes amigos!

  • Conforme informações o curso chegará em Porto Alegre e recomendo. Nesse formato de imersão foi a minha possibilidade de fazer. A turma foi sensacional e nos dedicamos muito. O Mauricio e a Cilene além do conhecimento passado me emocionaram com a dedicação e o cuidado que tiveram com a turma.
    Muito legal fazer parte deste time.
    Abraço

  • 4 Márcio Nascimento

    Adorei fazer parte dessa turma, cada dia me apaixono mais pelo assunto! Parabéns a todos que fizeram parte desse treinamento e em especial ao Maurício. “Bebam menos, bebam melhor!”

  • 5 Ricardo Siqueira

    Teria alguma informação se esse curso vai chegar em Brasília? estou muito interessado em fazer

  • 6 Guinter Manfroi

    Grande mestre Mauricio Beltramelli foram duas semanas históricas em que todos acordavam e dormiam falando, estudando e explorando o maravilhoso mundo das cervejas, sem duvida algo inesquecível e emocionante para muitos.Com certeza o curso foi um belo começo de tudo, estamos cientes que demos o primeiro passo e que o estudo jamais devera ser cessado, niquem é dono da verdade, todos temos muito a evoluir com o tempo.
    Um brinde a todos!

  • Maurício, meu amigo e colega da primeira turma, sinto-me orgulhoso de ver seu relato e parabenizo também seus alunos que tiveram a sorte de tê-lo como professor. É por coisas como estas que entendemos como longínquo é o planejamento e sabedoria de nossa Mestre Cilene Saorim. A Cultura Cervejeira Brasileira agradece.

  • Maravilhoso post, Maurício!! Sem dúvida reflete muito bem a experiência que tivemos… mais do que mostrar o caminho para o mundo das cervejas, você soube ampliar as percepções sensoriais para outros sabores. Sem dúvida o melhor programa de férias que eu poderia ter feito. Agradeço sua presença! Abraço.

  • Queria muito ter feito o curso, mas nao consegui me ausentar por duas semanas. Espero ansiosa por outra oportunidade.

  • Oh Mestres, não digo que foi e sim que esta sendo maravilhoso, as sensações agora são diferentes do antes, aos olhos, tudo ficou mais claro, cristalino e as vezes com uma leve turbidez, no nariz, os aromas são interminaveis, na boca, beiça, rs, hum, gosto de um caminho que não tem mais volta, obrigado por esta oportunidade ao Mestre Mauricio, a Mstre Cilene e a Turma, VALEU!!!!

  • Senac de Blumenau deveria trazer este curso ou mesmo para a Capital.

  • Graaande mestre!! pode ter certeza de que superou seu papel como professor. Além de todo conhecimento, você acendeu uma chama cervejeira dentro de cada um… queremos fazer a diferença! Se acompanhar pelo twitter vai ver que o pessoal levou a sério e se meteu de cabeça no trabalho de campo…hehe

    um grande abraço

  • O Senac deveria trazer este curso pra capital nacional da cerveja!! Blumenau!!!!

  • Amigos,
    Muito obrigado pelas palavras de elogio!
    Nosso mercado ainda está crescendo, e quanto mais pessoas aptas a divulgar a nossa cultura, melhor!
    Um abração.

  • 15 Bruno lingueira

    Valeu turma esse curso. ja est aqui em sergipe e a luta vai ser grande pr difundir a cultura cervejeira, aqui não tem mercado. mais conto com ajuda de vcs. vcs vão fazer parte desse projeto. qualque novidade passem imail. um abraço

  • 16 Milton Guimarães Luiz Filho

    Vou começar o curso agora em Agosto, em Taubaté SP, estou muito ansioso p/ devorar o máximo de informação possível sobre o universo cervejeiro.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]