IBU: A escala do amargor da cerveja

Comentários
172.509 visitas

cervejas

Não é apenas no percentual de álccol (ABV) que se “mede” a força de uma cerveja. Há diversas outras unidades técnicas quantitativas que traçam um raio-x da breja, entre elas o índice de amargor. Em inglês, essa escala é chamada de IBU (International Biterness Unit). Quanto maior a IBU, mais a breja é amarga. Ou mais lupulada, já que o principal responsável pelo amargor de uma cerveja é o lúpulo. A IBU de uma cerveja é determinada por um cálculo específico feito no momento da sua fabricação, e as cervejarias quase nunca informam esse índice em seus rótulos.

Para melhor entendimento do leitor, BREJAS apresenta abaixo um gráfico apresentando a variação de IBU´s encontráveis em cada estilo de cerveja (segundo o BJCP). Repare, por exemplo, que uma cerveja “comum” brasileira, do estilo Standard American Lager — como aquela Brahma do boteco, por exemplo — tem de 8 a 15 IBU, enquanto que uma verdadeira pilsen, como a tcheca Czechvar, tem de 35 a 45. Alguns estilos são hiperlupulados, como as Imperial India Pale Ale, com IBU´s que vão de 60 a incríveis 120. Outras brejas possuem muito pouco amargor, como as lambics, cujo IBU é de, no máximo, 10.

ibubrejas

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

9 Respostas para “IBU: A escala do amargor da cerveja”


  • Extremamente interessante esta informação! A diferença já era notável pela simples degustação. Uma pergunta preguiçosa: qual a IBU da Eisebahn 5? =) Abraço

  • “Xará”,

    Difícil dizer, e a fábrica não divulga. Pelo estilo da breja (Amber Lager ou Vienna), é pra ter de 18 a 30 IBU. Mas ela é fabricada utilizando o método do dry-hopping, o qual adiciona uma segunda lupulagem já na fase de maturação.

    Então, até pela comparação sensorial com outras brejas as quais já se sabe o IBU, tenho certeza de que esse índice é muito maior do que o estilo propõe…

    Convido ao leitor que souber dessa informação para colocá-la aqui.

    Um abração.

  • 3 Luiz Eduardo de Carvalho Silva

    Já perguntei isso no site da Eisenbahn, no link “Fale com o Mestre Cervejeiro”.. Seguem a pergunta e a resposta:

    “Pergunta:
    Olá Sr. Gehard, Gostaria de saber o IBU das cervejas da Eisenbahn. Estava vendo o site de algumas microcervejarias norte-americanas que declaravam o IBU das suas cervejas. Fiquei curioso para saber o IBU das Eisenbahns! Parabéns pelas ótimas cervejas! Ein Prosit!
    Luiz Eduardo – Joinville/SC

    Resposta:
    Caro Luiz
    Muito obrigado pelo elogio às nossas cervejas. De fato é muito comum nos EUA as cervejarias divulgarem a lupulagem em suas cervejas. Isso porque lá se criou um costume entre os apreciadores de que quanto mais lúpulo e, consequentemente mais amarga a cerveja, melhor. Por isso, eles divulgam pra mostrar o quanto amarga a cerveja é. Nós achamos esse culto ao amargor exagerado, deixando algumas cervejas desequilibradas. E por isso, por aqui, ainda não divulgamos esses detalhes das nossas cervejas.
    Ein prosit mit Eisenbahn!”

  • Pois é…
    Como eu havia dito, por aqui normalmente não se divulga IBU.
    Mas, por experiência, eu arriscaria dizer que a Eisenbahn 5 passa dos 70 IBU…
    Um abração.

  • Gostaria de saber como medir o IBU de uma cerveja artesanal

  • Olá, gostaria de saber se é possível medir o IBU em casa e como é que faz isso.

  • […] potentes 75 IBU´s (índice internacional de unidades de amargor). Pra se ter uma ideia, uma cerveja “tipo […]

  • 8 FRANCISCO CAPONI CONFETTI

    Se voçês ainda não saborearam o chopp Haus Bier ,estão perdendo, mas estão convidados quando virem para o oeste do paraná venham até Marechal Candido Rondon.

  • Para medir o IBU pessoal, é necessário uma análise química em laboratório. Reações químicas feitas com soluções padronizadas, agitação, leitura no espectrofotômetro e cálculo. Se você tiver dinheiro para investir nisso e um conhecimento técnico, então… boa sorte.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]