Carta aberta à Eisenbahn

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Manifesto em favor da continuidade do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn

mestrecervejeiroeisenbahnPrezados diretores do Grupo Schincariol e da Cervejaria Sudbrack (Eisenbahn),
 
Em 2007, ainda sob o comando de Juliano Mendes, foi idealizado e lançado o Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, voltado para o cervejeiro caseiro, que premiaria a melhor receita com uma produção de 3.000 litros na fábrica. Logo de início, o certame entusiasmou a crescente comunidade cervejeira nacional, tanto pelo ineditismo, quanto pela possibilidade de destacar-se em nível nacional — além de possibilitar à Eisenbahn fabricar uma cerveja excepcional, de receita exclusiva.
 
Os objetivos foram plenamente alcançados. O homebrewer Leonardo Botto pôde fazer nascer ao mundo sua deliciosa A Dama do Lago. Os consumidores foram pegos de surpresa com uma cerveja altamente diferenciada e inusitada, tanto pela embalagem quanto pelo sabor. A comunidade cervejeira se sentiu mais que orgulhosa por ter o seu trabalho reconhecido. E a Eisenbahn ganhou um produto delicioso.
 
Adveio então a compra da Cervejaria Sudbrack (Eisenbahn) pelo Grupo Schincariol, e o receio dos entusiastas de cervejas especiais era de que o produto artesanal se “desvirtuasse”, dando lugar a outro menos elaborado, voltado ao “gosto popular”. Esse medo logo se desvaneceu com a constatação da manutenção da excelência dos produtos Eisenbahn. A grande prova disso, a qual serviu para tirar todas as dúvidas dos mais céticos, foi quando anunciado o segundo Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, já sob a batuta dos novos proprietários da cervejaria blumenauense.

Como era de se esperar, a segunda edição do Concurso causou ainda mais furor. Foi evidente perceber o entusiasmo e a garra com a qual se lançaram os cervejeiros caseiros de norte a sul do país, cientes da chance de ouro que se lhes descortinava. Os resultados foram tão ou mais positivos. A Joinville Porter, dos cervejeiros Ivan Steinbach e Diogo Züge, está sendo ansiosamente esperada pelo consumidor, que finalmente entendeu a proposta do Concurso e é sabedor da excelência das cervejas artesanais.

Nesta Carta Aberta, vimos pedir o óbvio: Que vocês não se furtem a lançar o terceiro Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. E o quarto, e o quinto, e o milésimo!

Calem os céticos! Continuem provando a eles que a Eisenbahn ainda é e sempre será artesanal! Sigam dando o prestígio que sempre deram ao cervejeiro caseiro! Continuem estimulando a cultura cervejeira nacional da forma empreendedora e saudável que sempre estimularam através do Concurso!

Entendam que vocês são peças-chave nesse processo de transformação de uma importante parcela de consumidores. Compreendam que sempre haverá lugar no mercado consumidor tanto para produtos populares quanto para os melhor elaborados, e o número desses últimos vem crescendo a cada dia. Continuem prestigiando-os!

Só assim, ainda mais com o apoio de vocês, continuaremos a fazer crescer no Brasil uma cultura cervejeira saudável, com cultura e responsabilidade. 

Por isso nós, amantes da boa cerveja e interessados que somos na difusão da cultura cervejeira brasileira, pedimos: Que venha o Terceiro Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn!

————AO LEITOR————

É importante que você manifeste, nos comentários, o seu apoio a esta iniciativa. Vamos mostrar a força da comunidade cervejeira!

52 Respostas para “Carta aberta à Eisenbahn”


  • Vamos lá Eisenbahn, conto com a continuidade do seu concurso. Trata-se de uma dos maiores incentivos aos produtores artesanais e caseiros de cervejas especiais.

  • Assino embaixo!

  • Brilhante iniciativa!
    ASSINADO!!!

  • 4 Railson Brandão

    Apoiado
    Uma iniciativa louvável como essa não pode se acabar. Que surjam novos “mestres-cerveijeiros” por esse Brasil afora.

  • A schincariol pode cair na desgraça junto ao grupo de consumidores que realmente entende o que bebe. É importante lembrar que a cultura cervejeira é muito maior que qualquer compania, nacional ou multinacional.

  • Essa iniciativa não pode acabar!!!!
    Viva o Concurso da Eisenbahn….

    David e todos os Lamas

  • Aonde eu assino?

  • Assinado !!!

  • Pois é, a Schincariol ganharia uma imagem muito boa perante aos cervejeiros caseiros se apoiar tal movimento.

  • Continuem com o concurso!!!

  • Total apoio, já publiquei no All Beers!

  • Eu e os meu 10 funcionários assinamos embaixo !!!
    Italiano

  • Também dou meu apoio à realização do 3º Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn.
    Assinado,
    Márcio Lopes Motta

  • 14 Mauro Renzi Ferreira

    Concordo com as palavras do Maurício que, nesta carta, está representado a opinião de todos os confrades do BREJAS. O Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn não pode nem deve acabar. É um incentivo muito importante para o “homebrewer”. Mauro.

  • 15 Claudio C. Gregorio

    Assinado!!!

  • 3º Concurso Mestre Cervejeiro Apoiado!

  • Parabéns pela iniciativa, prezados! Vamos torcer para que a Schincariol compreenda a importância mercadológica que esse concurso está assumindo!
    Pablo Machado de Azeredo

  • 18 André Casotti Louzada

    Dou meu apoio à iniciativa!

  • Mais do que apoiado!

  • Assinado
    Apoio Total

  • Apoiado!

  • 23 Guilherme Martins de Souza

    Apoiado!

  • Estou com vocês e não abro! Espero que o Grupo Schin não deixe morrer esse evento. Que venha o 3º Concurso!

  • Assinado!

    De onde vai sair a passeata?

    Viva as novas e verdadeiras cervejas!

  • Apoiadíssimo! Concurso mais que necessário para a marca se manter na vanguarda da cerveja artesanal brasileira!

  • Apoiado com certeza. Não faz sentido um retrocesso destes.

  • O concurso tem parte importante na imagem da eisenbahn não apenas entre os home brewers, mas entre o público consumidor de cervejas em geral. Principalmente entre os que são formadores de opinião e ajudaram a disseminar essa cultura de que há mais no mundo cervejeiro que a pilsen aguada de sempre. Público que aliás teve papel fundamental no crescimento da empresa. Meu conselho à eisenbahn: retome o concurso, senão outra cervejaria poderá ‘roubar’ a idéia.

  • QUE VENHA O TERCEIRO CONCURSO.
    ASSINO A CARTA!

  • Mais um apoio. Todos pelo concurso!

    Chef Mané

  • Vamos la… esse concurso eh muito importante para a cultura cervejeira…

  • Apoiado!

    gogo

  • Assino embaixo!!!

  • 35 Luis Antonio Teixeira

    Como não podia deixar de ser.
    Apoiado!!!

  • Apoiado com certeza!

  • 37 Rafael Moreira

    Assinado!! esta iniciativa não pode terminar de forma alguma!!!!

  • Excelente iniciativa, também dou meu apoio e torço para a Eisenbahn continuar lançando novas e novas edições do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Eu mesmo fui um dos que ficaram com receio de que a cerveja se desvirtuasse após a aquisição pela Schincariol, mas felizmente mordi a língua e mordi com todo gosto. Vida longa não só a Eisenbahn, mas também a Baden Baden e a Devassa, também da Schincariol! E que continuem sempre inovando, não apenas no concurso, mas também em lançamentos e outras coisas.

    []`s

  • 39 felipe gerlach

    concordo. assim a Eisenbahn ganha com cervejas cada vêz mais gostosas.

  • Apoio total. Assino embaixo.

  • Tambem assino embaixo logico, mas aqui cabe uma observação.
    Nesse topico foi bom observar os blogs cervejeiros que aderiram a campanha do brejas e os outros blgs que a ignoraram.
    o brejas provou que realmente estah com a intençao de promover a cultura cervejeira. e os outros???
    esse topico foi bom pra separar o joio do trigo. saber quem quer realmente promover a cerveja ou quem só quer SE promover.
    parabens.

  • Acho que está bem clara a opinião dos apaixonados pela cerveja. A Eisenbahn tem uma importância muito grande para quase todos que vivem a nova cultura cervejeira no Brasil. Muitos aprederam a apreciar boas cervejas com uma Eisenbahn.

    O Concurso Mestre Cervejeiro é uma forma simples e efetiva de divulgação da marca e por consequência da cultura de consumo de cervejas de qualidade. O lançamento de cervejas edição limitada gera uma expectativa grande nos consumidores já acostumados, sendo portanto uma forma de propaganda. O melhor para a marca é que maior parte da divulgação do concurso e da cerveja é feita através de blogs cervejeiros, totalmente de graça.

    Iniciativas como estas é que podem cada vez mais abrir a possibilidade da entrada de novos adeptos para este clube de apaixonados que cresce a cada dia no Brasil. Acabar com o concurso seria dar um passo para trás.

    Um abraço.

  • Um evento de suma importância para a manutenção da cultura cervejística brasileira, como é este concurso, precisa ser mantido pelo Grupo Schincariol! Até porque esta empresa quis se diferenciar no mercado, através da compra de várias micro-cervejarias; portanto a Schin precisa respeitar este mercado, muito mais exigente e mais criativo do que o mercado das grandes marcas “industriais”. Em nome da criatividade cervejeira, SCHINCARIOL: MANTENHA ESTE CONCURSO!

  • 44 Bernardo Amorim

    Assinando embaixo!

  • Como naum poderia deixar de apoiar.

    Ca estou eu.

    Apoiado e assinado

  • 46 Fabio Ludwig Valio

    Como todos, quero registrar meu total apoio a esta carta! Estou começando minha caminhada como homebrewer e as cervejas da Eisenbahn sempre foram referência, além disso, sonho um dia poder participar do concurso Mestre Cervejeiro. Então que seja mantido por vários anos!
    E parabéns ao Brejas pela iniciativa e apoio.
    Fabio Ludwig Valio

  • 47 Dênis Gerbassi

    Mais um assinando a lista!

  • 48 Daniel Guandalini

    Não é a toa que este site já esta com 1000 integrantes.

    Apoiado!

  • 49 Gabriel OBLASSER

    ASSINADOOOOOO!

  • dizem que a voz do povo é a voz de Deus, mas muito mais que isso; é a voz do consumidor. Continuem com o concurso e com a qualidade da Eisebahn [no mínimo].

  • Essa notícia saiu na Folha Online de 08/05/2008:

    “É um negócio que tem foco mais estratégico do que por causa do volume [vendido pela Eisenbahn]”, disse Marcel Sacco, diretor de marketing da Schincariol. “Elas enriquecerão ainda mais o nosso catálogo de cervejas premium.”

    Segundo a Schincariol, devem ser mantidas intactas as técnicas de fabricação das cervejas da Eisenbahn, assim como já aconteceu com as outras marcas premium compradas recentemente.

    O que mudará dentro de alguns meses, essencialmente, será a distribuição da cerveja, pois planeja-se que ela chegue a mais pontos de venda. E é neste ponto onde a Schincariol pretende ter os maiores ganhos de sinergia na aquisição.”

    Ou seja, a ideia era não mudar nada. Mas já estão mudando. E para pior. Que continue, por muitos e bons anos, o Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn!

  • 52 Carlos RobertoM.Ferreira

    GOSTARIA DE MANIFESTAR MEU ORGULHO EM PERTENCER Á UMA COMUNIDADE ESTA BRASILEIRA DE APRECIADORES DA ÓTIMA CERVEJA
    QUE POR AQUI PRODUZIMOS.
    O Grupo Schin só tem a ganhar com a manutenção desta iniciativa do Juliano e da Eisenbhan…
    Continuem assim que todos ganharão inclusive nós grandes consumidores…
    Abs a todos
    Beto Moreira Ferreira

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