Carta Aberta à Rádio CBN

85 Comentários
1.516 visitas

Manifesto em favor da veiculação do programa Pão e Cerveja para todo o território nacional

PaoecervejablogPrezada Marisa Tavares, Diretora de Jornalismo da Rádio CBN,

Há aproximadamente um ano está no ar, pela Rádio CBN de Belo Horizonte, o programa Pão e Cerveja. Toda sexta-feira, durante aproximadamente dez minutos, os privilegiados ouvintes belorizontinos têm a honra de acompanhar, ao vivo, a verdadeira revolução cervejeira que vem acontecendo no Brasil. São matérias pra lá de interessantes e entrevistas com personalidades desse mundo que se encontra em plena ebulição de receitas e ideias. Nós, do BREJAS, gravamos os programas todas as semanas e os disponibilizamos aqui aos nossos leitores.

Você pode perguntar, intimamente, qual o motivo dessa Carta Aberta. Porque, exatamente, o interesse pela cerveja?

Já deve ser do seu conhecimento, mas não custa repetir: A exemplo do vinho — o qual, por sinal, já possui amplo espaço nessa emissora — a cerveja também é plena de história, cultura e conhecimento. Surgida ao alvorecer das civilizações humanas, a bebida já salvou povos da sede e inanição, já serviu às mais nobres mesas, já singrou todos os mares e hoje é posta a harmonizar os mais elaborados pratos e a celebrar a amizade e as boas relações entre as pessoas.

É importante salientar que não falamos aqui apenas das cervejas que são oferecidas nos comerciais das redes de televisão. O programa Pão e Cerveja serve muito mais a um universo que possui cada vez mais adeptos fervorosos e mercado extremamente promissor: O das cervejas especiais, as quais são elaboradas sempre com excelência de insumos e geralmente com a presença ativa dos autores de suas receitas. Para se ter uma ideia, a cada ano as vendas de cervejas especiais crescem à taxa de 40% a mais, quando comparadas às cervejas tradicionais!

E não falamos apenas das cervejas especiais importadas. Aqui no Brasil, já há bons anos, tem acontecido uma imensa explosão de cervejarias artesanais, fazendo cervejas tão complexas ou até melhores que as estrangeiras. Definitivamente, o Brasil já entrou no circuito cervejeiro mundial! Por aqui, está ocorrendo uma rápida e benfazeja mudança de hábitos e parâmetros em relação à cerveja, exatamente como aconteceu com o vinho há alguns anos. Some-se a isso o aumento da renda do brasileiro e a consequente busca, pelo consumidor, por produtos melhores, e teremos o cenário mais que propício para tal explosão.

E, também da mesma forma que o vinho, a apologia às cervejas especiais é benéfica, já que estimula o consumo responsável, o “beber menos para beber melhor”, o congraçamento sadio entre os apreciadores e a celebração de uma grande bebida. Nada, absolutamente nada a ver, com a grande propaganda de cerveja na TV, a qual, contrário senso, estimula o consumo irresponsável em grandes quantidades. É por causa de tal prática que muita gente ainda nutre preconceito pela cerveja, e a isso combatemos.

Mas, só se pode travar esse “bom combate” com apenas uma arma: A INFORMAÇÃO. Hoje, o programa Pão e Cerveja é um dos maiores instrumentos de divulgação da Cultura Cervejeira no país, mesmo restrito aos ouvintes de Belo Horizonte. Alçando-o à veiculação nacional, certamente será o maior. E, acredite, isso gerará muitos frutos positivos à Rádio CBN!

Nesta Carta Aberta, nós, amantes da boa cerveja, estamos pedindo que essa evolução natural se dê, ou seja, que o programa Pão e Cerveja seja veiculado para todo o território nacional!

Inovem! Mostrem o verdadeiro espírito que move a Rádio CBN, sempre à frente do seu tempo, e difundindo a verdadeira vanguarda da informação! Ousem, e terão sempre como admiradores todos nós, amantes da boa cerveja e interessados na divulgação de uma Cultura Cervejeira sadia e sólida no Brasil!

A você, deixamos um cumprimento usual na Antiguidade, quando se queria desejar ao outro saúde e riqueza: Pão e Cerveja!

—————AO LEITOR—————

É importante que você manifeste, através dos seus comentários, o seu apoio a esta iniciativa. Vamos, mais uma vez, mostrar a força da comunidade cervejeira!

85 Respostas para “Carta Aberta à Rádio CBN”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]