Visita virtual à Cervejaria Colorado

Comentários
1.081 visitas

coloradovisitavirtual1.JPG

Fechando a série Ribeirófilo, convidamos o leitor a nos acompanhar na visita que os Confrades do BREJAS fizeram à Cervejaria Colorado nos dias 31/10 e 01/11. Na ocasião, nosso cicerone foi o próprio dono da cervejaria, o boa-praça Marcelo Carneiro da Rocha. Tivemos também a honra de sermos acompanhados pelo Luis Teixeira, homebrewer da Cerveja Celta, que em pouco tempo despontará no mercado cervejeiro artesanal.

A fim de tornar mais fácil e agradável essa pequena visita virtual, colocaremos a seguir as fotos em tamanho reduzido, numeradas de acordo com a legenda que segue logo abaixo. Os vídeos estão hospedados no site YouTube, e o vídeo completo se encontra logo aí abaixo. Para você, que é curioso acerca dos métodos de fabricação das brejas de qualidade, é um passeio e tanto! Vamos a ele:

coloradovisitavirtual2.JPG coloradovisitavirtual3.JPG

(1) – Vista geral da fábrica, com os tanques de fermentação e maturação. / (2) – Tinas de brassagem e fervura. O tanque à esquerda recebe o malte com a água aquecida. Separado do bagaço, o mosto segue para o tanque da direita, para ser fervido. O lúpulo é adicionado nessa fervura. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO AQUI.

coloradovisitavirtual4.JPG coloradovisitavirtual5.JPG

(3) – A porter Demoiselle sendo extraída do tanque de fermentação. / (4) – Demoiselle e Appia em fase final de maturação.

coloradovisitavirtual6.JPG coloradovisitavirtual7.JPG

(5) – Vista geral da estação de engarrafamento. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO DE ENGARRAFAMENTO AQUI. / (6) Tanque de pasteurização, no qual as garrafas, já com o conteúdo, são aquecidas com água a 60ºC, para logo após serem resfriadas em água fria corrente. VEJA O VÍDEO DO PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO AQUI.

coloradovisitavirtual8.JPG coloradovisitavirtual9.JPG

(7) – Máquina de rotulagem. A Colorado está pronta! VEJA O VÍDEO AQUI. / (8) – Processo de lavagem química dos barris de chope.

coloradovisitavirtual10.JPG coloradovisitavirtual11.JPG

(9) – Marcelo Carneiro da Rocha e as rapaduras que são adicionadas à fermentação da Colorado Índica. / (10) – Após a visita, o brinde brejeiro.

Claro que esse passeio virtual, resumido, não exprime nem de longe o extenuante trabalho que é fazer cerveja, nem o tempo no qual é finalizada — as cervejas Colorado levam vários dias para ficarem prontas, desde a moagem do malte até o engarrafamento. Contudo, dá pra ter o gostinho de ver o nascimento de uma grande breja. E que tenha longa vida!

VEJA O VÍDEO COMPLETO:

2 Respostas para “Visita virtual à Cervejaria Colorado”


  • 1 Luis Antonio Teixeira

    Mauricio que delicia de post !!!!!!
    Aqui dá pra ver bem o capricho que é uma Cerveja da Colorado.
    Cara, aquelas cervejas tiradas na fase de fermentação e maturação estavam fantásticas !!!!! Pra mim não precisava nem de maturação,de tão boas que elas já estavam.
    Agora quero falar um pouco da simpatia que é Marcelo Carneiro Presidente da Colorado.
    Ele fez questão de nos mostrar toda a fábrica pessoalmente, sempre acompahado do não menos simpático Mestre Cervejeiro Rodrigo Silveira, que era quem nos passava as informações mais técnicas.
    Nos mostrou equipamentos, laboratório, algumas das matérias primas usadas na Colorado, enfim, tudo da Cervejaria.
    Depois de vermos o processo completo de fabricação de uma Colorado, ainda fomos brindados com um bate papo super interessante, com o Marcelo nos contando sobre suas andanças pelo mundo cervejeiro e ainda dos seus planos para os próximos lançamentos da Cervejaria Colorado, acompanhando a linha de usar ingredientes regionais em suas fórmulas. Não vou contar para não estragar a surpresa, mas vale a pena vocês esperarem pra ver.
    Depois desse bate-papo regado a cervejas ( e que Cervejas !!!) fomos convidado pelo Marcelo a ir até o Bar Cervejarium. Lá ele nos presenteou com algumas cervejas espetaculares da sua coleção, entre elas a Thomas Hardy’s Ale safra 2005 e a Pratinha Scotch Ale, as duas Fantásticas. E além de tudo, ainda nos deu um brinde da Cervejaria Colorado maravilhoso.
    O Marcelo sabe mesmo como agradar os seu convidados.
    Foi um dos melhores passeios pelo mundo cervejeiro que eu já fiz.
    Mauricio, obrigado pelo convite, tô te devendo essa.
    Um Abraço aos Confrades do Brejas.

  • Bacana mesmo !
    Post muito interessante, boas fotos, boas brejas !

    abçs

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]