Samuel Adams Utopias: A cerveja mais alcoólica do mundo

Comentários
4.464 visitas

samueladamsutopias

Experimentar a cerveja mais alcoólica do mundo já estava entre os meus objetivos desde antes de desembarcar em Nova York, na minha viagem cervejeira aos Estados Unidos. Reconheço que fui ao pote com mais desconfiança do que sede. Com nada menos do que 27% de teor alcoólico, eu esperava beber muito mais uma espécie de Bierlikör (o licor de cerveja da Eisenbahn, que apesar de ser feito com cerveja, é licor) do que uma breja propriamente dita. 

A Samuel Adams Utopias, elaborada pela Boston Beer Company, leva ao paroxismo o conceito de cerveja extrema. Proibida em diversos estados americanos em razão da sua força alcoólica, a breja leva maltes alemães e tchecos, além de lúpulos das variedades Saaz, Hallertauer Mittelfrüh, Spalter e Tettnanger. É envelhecida em barris de carvalho por onde já repousaram uísques e conhaques. Só foi brassada em três oportunidades, nos anos de 2002, 2005  e 2007. A cada produção, somente 8 mil de suas lindas garrafas de cerâmica emulando um tanque de mostura foram postas à venda no mundo todo. O preço inicial sugerido é de 100 dólares a garrafa mas, com as brejas esgotadas, alguns colecionadores pedem 500.

Pois foi no incrível Downtown Bar, no Brooklyn, que enfim experimentei a danada, ofertada pelo Robert Ayoub, amante de cervejas e proprietário do bar que tem a maior carta de loiras, ruivas e morenas de Nova York (850 brejas, e crescendo). A garrafa da Utopias (safra 2005), antes de pousar na nossa mesa, foi pinçada dentre as bebidas “quentes” do pub. Daí, me lembrei que a cerveja deve ser servida em temperatura ambiente, por mais estranho que pareça aos nossos costumes cervejísticos. E o festival de excentricidades dessa cerveja estava apenas começando.

A Utopias, em bares que ainda a possuem — e são bem poucos — é servida tal qual uísque, ou seja, em doses. Cada dose de 1 onça (cerca de 30 mililitros, ou um fundinho de copo) custa, no Downtown, absurdos 25 dólares (ou 55 reais, na cotação de hoje). Deitada à taça, a breja impressiona pela ausência total de carbonatação. Simplesmente não há espuma. “É licor”, pensei, pela enésima vez. Até que aproximei do nariz o líquido cor de cobre radiante. Só então percebi a dimensão do meu preconceito.

Inicialmente o álcool se volatiza fortemente no aroma, em sugestões explosivas de conhaque, vinho do Porto e madeira de carvalho. Mas é na boca que a cerveja “explode” em notas pungentes de toffee, baunilha, frutas vermelhas, mais madeira de carvalho e… maltes e lúpulos! Ou seja, trata-se, efetivamente, de cerveja — e não licor. A Samuel Adams Utopias, creiam-me, é extremamente complexa e difícil de ser descrita em palavras. Só experimentando. 

E, para os degustadores que, como eu, não se cansam de buscar as mais utópicas brejas, resta um alento. A cervejaria tem planos de lançar, ainda neste ano, uma nova safra da Utopias.  A conferir.

8 Respostas para “Samuel Adams Utopias: A cerveja mais alcoólica do mundo”


  • Além de tudo, tá surpreendendo as notas altíssimas que estas brejas da sua viagem pelos EUA estão ganhando: esta Adams foi direto pro segundo lugar do ranking geral! E as outras duas estão entre a top 10! Assustador! Seria interessante que os outros analistas tradicionais aqui da casa pudessem avaliá-las também! 🙂 Abraço

  • “Xará” Maurício,
    Pra dizer a verdade, a surpresa foi toda minha ao desembarcar nos EUA e me deparar com essas brejas absolutamente incríveis. Nem eu esperava tanto.
    Também estou louco de curiosidade pra acompanhar as outras opiniões dos avaliadores sobre essas brejas. Não pode ser só deslumbramento… rsss…
    Mas, louco mesmo, estou de vontade de ver os IMPORTADORES trazendo pra cá essas delícias, compartilhando com todos essas minhas experiências.
    Um abração.

  • Que engraçado, havia comentado ontem a tardemas acho que meu comentario não saiu. Vamos novamente comentar. Bom eh de espantar, primeiro por uma breja com esse tanto de alcool, me lembro da Primator 16%, acho que foi a mais forte que jah vi. Seguido de outros espantos, cerveja quente, sem espuma e sem carbonatação, eu que só li o otpioc fiquei intrigado, aroma de vinho e conhaque, isso não eh cerveja, mas ai no sabor malte e lupulo, meu isso deve ser um nectar dos deuses. E ainda para poucos devido pequena distribuição e preços inacessiveis. MAs mesmo assim eh bom saber das muitas vertentas da culutra cervejeira. Fora isso, Mauricio vc citou o bierlikour, já vi para vender mas naum me animei a comprar, naum vi comentario nenhum sobre ele no site, se não tiver nada, eh uma pauta legal apra um futuro post. Ok sei que vc tem materia sobrando vindo das teras de OBAMA, mas quem sabe depois disso =]=]=]

  • Salve Maurício,

    um dose, no Brasil, varia entre 45ml e 50ml, acredito que este seja um valor padronizado em todo o mundo.

    Não sei dizer ao certo o tamanho da dose nos EUA, mas posso te dizer com certeza que uma onça (1 fl.oz.) não são 100ml, na realidade são pouco menos de 30ml… se a tua dose tinham aproximadamente 100ml, então eram pouco mais 3 onças da bebida 😉

  • Grande Knuttz!
    A partir do seu comentário, fui pesquisar, e constatei que você está absolutamente correto!
    Por sorte ganhei uma cópia da carta de cervejas do Downtown Bar (NY), e lá consta que a Utopias sai por US$ 25 a cada 1 fl.oz., ou seja uma onça fluida.
    Convertendo, a onça fluida tem cerca de 30 mililitros. Ou seja, muito menos do que o volume que eu havia colocado no post (100ml). Na verdade, é realmente um fundinho de copo MESMO!
    Muito obrigado pela observação, e o post já está corrigido.
    Um abração!

  • O Restaurante Haus München em Belo Horizonte (www.hausmunchen.com.br)colocou essa cerveja ano passado.
    Esse ano ja leiloaram nos EUA mais 2 garrafas que podem chegar a qualquer momento. 800 reais.

    http://apps.new.divirta-se.uai.com.br/divirtase/divirtase/modulos/uai_noticia/portlets/busca_noticia_interna?id_sessao=23&id_noticia=5418

  • Excelente dica, Rafael!
    Vamos ficar de olho!
    Um abração.

  • Eu sempre disse para meu amigos que cerveja se bebe em temperatura ambiente primeiro. Algumas, como a pilsen, gelada desce bem. To louco para experimentar esta danada aí! hehehe
    Valeu pela dica!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]