Os 10 mandamentos do cervochato

18 Comentários
2.640 visitas

beer_snob_02

O tema começou a ser oportunamente levantado pela jornalista Fabiana Arreguy, apresentadora do programa cervejeiro semanal Pão e Cerveja. À semelhança do “enochato” do mundo do vinho, com o crescimento do mercado de cervejas especiais no Brasil, é inevitável o aparecimento dos cervochatos ou beerchatos os quais, em síntese, querem impor sua opinião cervejeira a todos que estão à sua volta, ridicularizando as opiniões alheias.

Para incrementar essa discussão, os caras do site americano Beer & Whiskey Brothers montaram uma impagável lista de “dez sinais de que você é um beerchato”. Acompanhe e veja se você reconhece um beermala entre os seus amigos:

1. Recuse aquela cerveja que você realmente deseja caso ela não possa ser servida em seu copo correto.

2. Você insiste em permanecer sozinho num quarto escuro quando você degusta uma cerveja pela primeira vez.

3. Você não serve as cervejas que os seus amigos trazem, e sim apenas aquelas da sua (superior) seleção.

4. Você corrige o garçom. Sempre.

5. Você acha que a Chimay se tornou “popular demais” pro seu paladar superior.

6. Você não fala alemão mas sabe direitinho pronunciar a palavra “Reinheitsgebot”, e faz questão de exibir sua pronúncia sempre que conversar pela primeira vez com algum outro entusiasta de cerveja.

7. Você dá sugestões aos clientes no corredor de cervejas do mercado, sem eles pedirem. E pior, você critica os rótulos que estão em seus carrinhos de compras.

8. Numa festa sem muitas opções cervejeiras, você jamais cogita beber cervejas que considera “populares”.

9. Você crê firmemente que nenhuma pessoa, exceto você, bebe cerveja do “jeito certo”.

10. Você acha que pelo menos dois itens dessa lista estão errados, e sente que tem bons argumentos para defender a sua potencial beerchatice.

E você, leitor, concorda com todos os “sinais”? Comente!

Quanto a mim, tenho que fazer uma confissão: Muitas vezes, cometo o pecado do mandamento número 8 (pronto, falei!). Já o sinal de número 6, pra mim, é o que os advogados chamam de “crime impossível”: Por mais que eu sempre tente, eu nunca, jamais, consegui pronunciar a palavra  “Reinheitsgebot”…

18 Respostas para “Os 10 mandamentos do cervochato”


  • Confesso que a primeira parte do item sete eu faço (risos)

  • p.s. – e o item 5 é uma heresia. Chimay é vida, é néctar dos deuses (mais risos)

  • pow, o 8 acaba rolando pq é quando acontece uma das poucas oportunidades de dar descanço ao seu fígado!

  • É difícil me segurar em algumas delas mas to indo bem…agora a 5 concordo ser uma heresia.

  • Eu cometo o 8 com orgulho hehehehehe
    O 3 dependendo cometo tb hehe

  • 6 Thiago Anselmo

    Mauricio to contigo. Também cometo o numero 8.
    Mas o que eu posso fazer? as cervejas populares brasileiras sao quase 100% as pilsens de propagandas de TV. Eu nao gosto delas. entao prefiro nao beber a beber algo que eu nao gosto.
    Afinal sucos d efruta tambem sao deliciosos rsrsrsr.

  • 7 Rafael Rezende

    Assim como maioria, as vezes cometo o 8.

    Como o Marcelo falou, é até uma boa oportunidade para descansar o corpo 🙂

  • Eu confesso que ainda prefiro um destes “refrescos de cevada e milho” a refrigerantes ou coisas correlatas (risos)

  • 9 Rodrigo Terror

    Bom, ainda não cheguei nesse nível…só cometo o número 8 se for nova schin, bavaria e outras do “nível”. Skol ta quase chegando lá…já nao pago mais por ela…só tomo na casa de amigos, pra nao fazer desfeita. Brahma, antarctica e bohemia eu bebo de boa.

  • Nossa, eu sempre me achei um cervochato. Por essa lista eu até que estou bem!

  • Sou iniciante então estou livre dos pecados, eu já dei sugestão em supermercado mas era um casal que parecia MUITO perdido e disseram q eles tinham um amigo ‘entendido’.
    Sobre beber cervejas comuns eu não sei nos EUA, mas as populares do Brasil eu considero outro tipo de bebida… Felizmente hoje em dia Heineken é bem comum, dá para encarar.

  • A 6 eu nunca soube nem tenho curiosidade, chamo de lei de pureza mesmo. De resto as vezes a 4 mais sempre construtivamente e não só garçom, vendedor de lojas e empórios tb.

  • É um saco aguentar os caras que acham que sabem tudo de cerveja, na situação do item 8 eu normalmente pesso outra coisa,um destilado por exemplo.

  • aaah identifiquei duas coisas.
    A 7 eu tenho vontade de fazer, mas me seguro… prudencia ne?

    Agora a 2 eu faço por falta de opção, amo estudar degustação e ninguem na minha vida social faz isso… entao nao tenho com quem experimentar. =[ forever alone

  • Eu faço justamente o contrário da nº3, e acho pior: ESCONDO CERVEJA. Faço questão de beber a Itaipava que os amigos trazem, e esconder todas as pilsens e ales de respeito. 🙂

  • 16 Daniel Caneparo

    o número 8 percebe-se a recorrência, mas eu tenho uma explicação boa, pensa numa pessoa que tomou a vida inteira suco aguado e quando conheceu um suco bem feito se apaixonou, próxima vez que tiver suco aguado, eu pediria outra coisa, refrigerante, se aplica nessa situação hahaha

  • 2, 3 e 7
    Só que no item 2 o quarto não fica escuro não kkk isso é exagero mas preciso estar sozinho no meu quarto sim a cada “inédita”

  • 2 e 8 item 2 nao fico trancado no quarto nao… mais procuro ficar sozinho para apreciar a degustaçao e tentar entender mais a breja na qual estou tomando…item 8 nao eh q nao deixo de beber as populares acontece q ultimamente meu nao dece… rsrssrs…nao estou sendo chato… gosto da bohemia ainda…os outros items nao me enquadro….

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]