Cerveja no coração de Paris
Os franceses mais empedernidos, ciosos do seu produto nacional — o vinho — não disfarçam um esgar de desaprovação ao passar defronte ao número 65 da Avenida Champs Elisées, a mais francesa das avenidas. É ali que está fincada a “cervejaria gourmet” Culture Bière, que se tornou em pouco tempo um dos endereços mais badalados da juventude parisiense.
Já na entrada, o visitante encontra um american bar com diversas opções de brejas on tap. Relaxe e peça ao bartender — sempre muito atencioso — uma Formule Dégustation (€ 4,60), que consiste em pequenas amostras na pressão da classificação de cervejas adotada pela casa: blonde, brune, ambrée e blanche. Destaque para a excelente blanche (tecnicamente, uma witbier) francesa Edelweiss, fabricada pela gigante Heineken, super-refrescante, frutada e com toques de ervas.
O Culture Bière possui três andares elegantemente decorados e ligados por um elevador panorâmico, onde se distribuem o bar e o imenso restaurante, cujos pratos harmonizam-se com as opções das cervejas oferecidas. Ainda no térreo, logo em frente ao american bar, há uma loja onde se pode encontrar, além de abridores de garrafa e outros souvenires, produtos de fabricação própria elaborados com cerveja, como temperos, mostardas, geléias e até mesmo terrines e caviares. Definitivamente, é a glamourização da cerveja!
Em visita à boutique do Culture Bière, após haver degustado algumas brejas locais, este escriba não se conteve e adquiriu o inacreditável estojo de aromas de cervejas (foto abaixo), o qual vem sendo bastante útil nas degustações do BREJAS.
O estojo “Les arômes de la bière” (€ 45) vem com dezoito pequenos frascos com essências que vão do lúpulo, coentro, mel e cascas de laranja, até a aromas “imateriais”, como o tostado. Há também três tipos de malte, além de um guia explicativo em francês.
DICA DO BREJAS: Na sua próxima visita a Paris, desembarque na estação de metrô Charles de Gaulle Étoile, conheça ou reveja o Arco do Triunfo e depois vá descendo a Champs Elisées. O Culture Bière fica no número 65, ao lado direito de quem desce a Avenida. Santé!



10/Junho/2008 as 4:15
Caraca Mau, andei tudo por ali e não vi esse lugar ! :(.
Esse kit de aromas deve ter dado um upgrade nas degustações…
Até,
F.
10/Junho/2008 as 4:46
Grande Fabio,
O Culture Bière tem a fachada pequena mesmo, só lá dentro que é imenso.
Um abraço.
11/Junho/2008 as 11:39
A Edelweiss não é austrÃaca?
13/Junho/2008 as 12:47
Ricardo,
Há também a Edelseiss austrÃaca, mas a que é servida no Culture Bière é a versão francesa.
É essa aqui:
http://www.ratebeer.com/beer/edelweiss-france/49854/50468/
Um abraço.
15/Junho/2008 as 7:29
Estive lá em novembro, mas não tomei nada, achei o ambiente “glamuroso ” demais. Além disso o restaurante que fica no 2 andar é um pouco barulhento vazando barulho para o bar. Mas me arrependo agora de não ter provado o Formule degustation. Parece ser um lugar bacana pra começar a noite.
27/Agosto/2008 as 1:37
Mauricio,
muito legal este POST.
O kit de aromas é bom? Dura ?
Meus pais estao indo a Paris e pensei em pedir um… Há outros souvenirs interessantes por lá !?
Abraços.
Cristiano
27/Agosto/2008 as 3:38
Cristiano,
Sem dúvida vale muito a pena comprar o kit. Sim, dura a vida inteira, considerando que você vai apenas abrir os frascos, cheirar e tornar a guardá-los. Não deixe de encomendar um!
Na Culture Bière há outros souvenires (abridores, aventais, etc.). Vai de quem gostar. Mas recomendável mesmo, considero apenas este.
Um abraço.