Belgian Beer Weekend: O grande momento da cerveja belga

Comentários
2.354 visitas

Milhares de pessoas celebram a escola cervejeira belga no centro de Bruxelas

O autor deste artigo esteve na Bélgica a convite da Buena Beer Importadora.

Quando se começa a aprender sobre a escola cervejeira franco-belga, logo se descobre que, na Bélgica, trata-se a cerveja diametralmente ao contrário do que no Brasil, onde a bebida é marginalizada. Talvez pela proximidade geográfica com a França, os belgas são famosos por alçar suas cervejas à mesmíssima nobreza e sofisticação que os franceses dispensam aos seus grandes vinhos.

A delegação brasileira que já tinha passado a semana em visitas de tirar o fôlego nas grandes cervejarias da Bélgica (veja aqui como fui parar lá) chegava ao último compromisso, a comprovar essa devoção dos belgas para com a sua bebida. A Belgian Beer Weekend, que acontece há 14 anos, toma em finais de agosto toda a espetacular Grand Place de Bruxelas, oferecendo aos degustadores nada menos que 350 rótulos diferentes. Era lá que estávamos.

Guarda de honra aguardando a saída dos cavaleiros da Maison des Brasseurs.

Tudo começa na Maison des Brasseurs, na própria Grand Place, secular sede da Cavalaria dos Cervejeiros, antiquíssima guilda medieval que ainda funciona e reúne os próceres do mercado de cerveja de toda a Bélgica. Ali, paramentados em túnicas escarlates, eles saem em procissão em direção à Catedral de Bruxelas. Ao som de clarins, acompanha-os a multidão, guardas de honra, e soldados carregando a primeira cerveja feita na temporada.

Cavalaria dos Cervejeiros chegando à Catedral de Bruxelas.

No templo, em linda solenidade ministrada pelo cardeal de Bruxelas, os cervejeiros agradecem pelas boas colheitas de cevada e lúpulo feitas durante os meses quentes que agora estão se findando. Uma bênção é condedida ao primeiro barril — simbólico — da cerveja fabricada com esses insumos.

Charles Leclef, Grão-Mestre da Cavalaria dos Cervejeiros de Bruxelas.

Após a rápida cerimônia, todos retornam à Grand Place onde, na antiga Prefeitura da cidade, é realizada outra solenidade, essa mais fechada. Ali, são concedidos títulos de novos cavaleiros às personalidades ao redor do mundo que divulgam e dignificam a cerveja belga. O Brasil é bem representado nesse time pelos proprietários da Buena Beer Importadora: João Thomi já era cavaleiro, e Hélio Junior foi sagrado neste ano. Assista ao vídeo onde eu entrevisto a dupla:

E a festa começa!

350 cervejarias belgas oferecem suas brejas, todas em seus copos originais. São três dias de degustações, começando na sexta-feira com uma sessão privativa aos profissionais de cerveja do mundo todo, na qual também fomos convidados. Já no sábado o festival se abre para os visitantes, e acontrece uma espécie de muvuca organizada, livre de brigas e bebedeiras mais explícitas. Bem ao jeito belga de apreciar cervejas: com respeito e contemplação.

E que a festa comece!

Grand Place de Bruxelas lotada de boas cervejas… e de bons bebedores.

Visite a festa comigo!

Sinta um pouquinho do clima da Belgian Beer Weekend clicando nas fotos abaixo para vê-las em tamanho maior:

0 Resposta para “Belgian Beer Weekend: O grande momento da cerveja belga”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]