Cervejas caseiras das Minas Gerais

Comentários
2.484 visitas

Como já disse Marco Falcone, proprietário da cervejaria Falke Bier, “Belo Horizonte está respirando cerveja!”. Foi pelas mãos do Marcio Rossi, avaliador de mão-cheia no nosso Ranking — o qual veio da capital mineira a Campinas participar do evento PRATOS & BREJAS — que pusemos a afirmação à prova. Na mala, o amigo trouxe algumas produções caseiras das Alterosas, e pelo menos duas delas mereceram destaque. Vamos a elas.

lebenskraft1

O homebrewer Humberto Ribeiro é o fundador da fictícia “Companhia Cervejeira Jambreiro” a qual funciona, de fato, na casa dele mesmo, em Nova Lima (MG). No braço e na raça, Ribeiro faz 200 litros mensais da sua Jambreiro LebensKraft, e algumas produções são compradas antes mesmo de iniciadas. O cervejeiro caseiro gosta de dizer que desenvolveu a breja pra agradar a mulher, Aline, que tinha resistência a cervejas não-comerciais. No estilo Kölsch, seguindo a Lei de Pureza alemã, foi utilizado um fermento capaz de “trabalhar” com amplitudes térmicas flexíveis, sem a produção de off-flavors ou ésteres frutados, que reduziriam sua drinkability.

E, de fato, o grande trunfo da LebensKraft — que, em alemão, quer dizer “força vital” — é justamente o prazer que se tem em bebê-la. De coloração alaranjada e certa turbidez, logo de cara se percebe o aroma herbáceo do lúpulo, com sugestões de mel. No sabor, um dulçor peculiar, sobressaindo o biscoito e um leve amargor lupulado. Uma breja deliciosamente equilibrada, que agradou a Aline e o resto da mineirada — ou ao menos os sortudos que conseguiram uma garrafa.

dumabierpaleale1

Já a DuMa Bier Pale Ale foi a primeira cerveja do homebrewer Daniel Motta, há cerca de um ano. Segundo o próprio, levou nada menos do que dezessete horas pra ficar no ponto. Como toda produção caseira, o cervejeiro relata que enfrentou uma penca de contratempos, a ponto de pensar que havia perdido a leva toda. Pra surpresa alegria de Motta (e a nossa), nenhuma tragédia aconteceu, e a breja saiu melhor que o esperado. Em virtude dessa odisséia, Daniel costuma chamar a sua cerveja de “A Encantada”.

Da receita original, a DuMa só mudou o fermento, que antes era o do tipo S-04 e agora é Nottingham. O resultado final é uma pale ale fora de série, diferente e marcante, mas sem abandonar as características do estilo. O creme bege é denso, persistente e consistente, coroando o líquido âmbar translúcido. Ao ser servida, logo se percebe o punch lupulado, através do aroma herbal que se volatiza com facilidade e alcança as narinas como uma comissão de frente de escola de samba. No sabor, a breja acompanha perfeitamente o aroma, com sugestões de biscoito, nozes e um toque amadeirado. O final é longo, seco e levemente tostado, implorando o novo gole.

Excelentes cervejas, que nos fazem revigorar a fé na produção caseira em terras patropis. Se um dia topar com uma delas, não deixe escapar a oportunidade de provar essas deliciosas mineirinhas!

7 Respostas para “Cervejas caseiras das Minas Gerais”


  • MINAS GERAIS, esta no meu roteiro de viagens cervejeiras, mes que vem irei a ribeirão preto, passando pela colorado, cervejarium, biergarten e vila dionisio, estão presentes em roteiros futuros, minas gerias santa catarina e mais uma voltinha pelo interiro de são paulo mesmo. Sobre as brejas já estão anotadas, indo para lá irei procura-las =]=]=]

  • Que bom o Brejas contemplar estas belas cervejas mineiras! Os homebrewers de Minas tem se esmerado, com muita força, emoção e técnica. A palavra “jambreiro”, que faz parte do nome “fictício” da Companhia é de uma mata fantástica, floresta remanescente de mata atlântica, bem preservada, quase na divisa de Belo Horizonte com Nova Lima, onde o Humberto fabrica esta Jóia.

    Já a DuMa, do Daniel, também excelente cerveja, realmente “encantada”, como sugerido. No rítmo que está indo, passaremos de Minas Gerais, para Brejas Gerais, hehehe!

  • É muito bom ver cervejas produzidas tão artesanalmente demonstrarem seu valor. Fico feliz de ter contribuído na divulgação e novamente, parabéns aos mestres cervejeiros, de Minas e de todo o país.

  • Somos eu e meu pai, cervejeiros artesãos a quase 2 anos, comercializando nossa cerveja em Lavras-MG, e acho que Minas Gerais possui um potencial muito forte neste seguimento!
    Abraço a todos os mestres cervejeiros de Minas!

  • 5 Rafael Patricio

    No Vale do Aço em Minas Gerais também tem cerveja especial! Mob Bier e Texsan são as representantes da região no cenário nacional sendo que no III Concurso nacional de cervejas artesanais das Acervas estas ficaram na Categoria Weiss entre as 6 primeiras colocadas! Viva Brejas Gerais!!

  • 6 Mario Moterani

    Bruno,
    Vocês oferecem curso sobre fabricação de cerveja caseira ou indicam alguém;
    Mario Moterani

  • 7 Jader de Moura

    Temos aqui em nossa propriedade Rural..
    Uma mina de agua 100% natural ja analizada.
    Gostariams de explorar isso.como fazer?

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]