Comparativo de cervejas sem álcool

Comentários
35.473 visitas

semalcool.jpg

Teve Confrade brejeiro que “matou” a tia-avó de quinto grau só pra ter motivo pra não aparecer à degustação. Houve choro, ranger de dentes e muxoxos generalizados. Mas tudo pela ciência: Na semana passada BREJAS fez uma degustação comparativa de oito rótulos das cervejas sem álcool disponíveis nas gôndolas dos supermercados do país, as quais tiveram um crescimento considerável nas vendas a reboque da chamada Lei Seca.

Pra início de conversa, o “sem álcool” dos rótulos é, muitas vezes, balela (neste teste, apenas Liber e Warsteiner disseram em seus rótulos ser totalmente sem álcool). A maioria das brejas possui até 0,37% de teor alcoólico a cada 100 gramas.  Tais cervejas se enquadram no Decreto nº 2.314/97 do Ministério da Agricultura, que regula a matéria, mas sugerimos muita atenção se você estiver ingerindo algum medicamento de uso contínuo ou quer escapar ileso da blitz dos tiras.

Outra questão a considerar, e essa de caráter meramente degustativo, é que a esmagadora maioria das cervejas “sem álcool” possui um gosto pronunciado — e desagradável — de mosto cervejeiro, uma vez que a principal técnica de produção em cervejas do estilo é a interrupção da fermentação em um determinado ponto, antes que a levedura produza maiores quantidades alcoólicas. Entre caretas e expressões de enjôo, vamos às avaliações e notas das brejas:

  • CRYSTAL SEM ÁLCOOL - Clara e com pouco creme. Provoca uma sensação viva na boca, refrescante, mas enjoa logo. Milho e outros cereais não-malteados no sabor. Aroma doce. Sem lúpulo perceptível, a cerveja é desequilibrada no conjunto. No Ranking BREJAS ficou com a nota 1,20.
  • KRONENBIER - Até que surpreendeu. Aroma lupulado mas com toques sulfídricos (ovo), e o sabor é amargo. Carbonatação média, deixa uma sensação de refrescância na boca. No conjunto, transmitiu a impressão bem próxima de uma uma cerveja de verdade, merecendo alguns pontos por isso. Leva nota 1,50.
  • NOVA SCHIN SEM ÁLCOOL - Sabe aquela sopa que se toma quando está de regime? Com abóbora, repolho e chuchu? Esse é o sabor desta breja, doce como doce de batata doce (aqueles com forma de coração). Brincadeiras à parte, notamos muito cereal não-malteado. Seu creme é bonito, branco e denso. Mas ela é doce demais, com final levemente amargo e nada de lúpulo. Nota 1,27.
  • BAVARIA SEM ÁLCOOL - Quase sem creme. Fraco aroma de ferrugem. O sabor também é extremamente fraco, quase inexistente. Uma cerveja que entra em campo pra não jogar. Alguns de nós sentiram levíssima sugestão de cereais não-malteados, com retrogosto de xarope de criança. Por W.O., fica com a nota 1,10.
  • WARSTEINER PREMIUM FRESH - Desequilibrada, com excessiva presença de mosto de malte. Na degustação com os confrades, encontramos até doce de batata doce no sabor. Nada de lúpulo para quebrar um pouco os excessos. O final é levemente salgado. Nota 1,10.
  • ITAIPAVA SEM ÁLCOOL - O creme é bonito e duradouro, com bolhas pequenas. Mas as boas notícias páram por aí. No aroma e no paladar, é bastante desagradável. Melhor parar por aqui e dar a nota 0,90.
  • LIBER - A única que apresenta creme denso e de pouca duração. Tem um sabor leve e estranho de fruta passada parecido com fruta do conde (ou, para alguns de nós, de piña colada). Seu aroma é cítrico e sem lúpulo. Percebe-se um malte, mas de uma maneira pouco agradável. Leva nota 0,85, a menor do comparativo.
  • ERDINGER WEISSBIER ALKOHOLFREI - Bom creme denso e consistente. Aroma de malte, assim como o sabor, aliado a um amargor que equilibra bem o conjunto. Suave, sem retrogosto pesado. Faltam o lúpulo e principalmente o trigo, que seria de se esperar de cervejas do estilo, mas foi a breja que mais agradou (ou, melhor dizendo, a que menos desagradou) os Confrades do BREJAS, obtendo a nota 1,67, a maior do teste.

Ufa! Essa é para o mundo reconhecer os sacrifícios que fazemos em prol dos leitores do BREJAS! Agora que o trabalho sujo está feito, é a sua vez de comentar à vontade.

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a fazer sua própria cerveja em casa, atenção para as novas datas para o Curso de Cerveja Artesanal. Para degustar com conhecimento, o caminho é o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

Comentários

  1. marcelo disse:

    Por motivos de remédios tomo sem alcool, agente se readapta, e gosto e indico a bitburger (cerveja alemã) k custa uns 5 pila e se acha em sites p vender, e as liber tb são boas.

  2. Campos disse:

    Ministério da Agricultura???

  3. Mauro Cesar disse:

    Eu era “viciado” em cerveja com alcool, mas agora só vivo na Liber. É saborosa e não consigo mais tomar cerveja alguma com alcool. Recomendo para quem quer se livrar do alcool e curtir o sabor de cerveja sem ressaca no dia seguinte.

  4. Miguel disse:

    Cruel um teste de cerveja sem álcool por pessoas que SÓ tomam normalmente cerveja com álcool. Para ser imparcial, sugiro novo teste, cego, e dessa vez convidando pessoas que habitualmente tomam cerveja sem álcool (sem preconceito).

  5. Claudio disse:

    Hoje, fui convidado a participar de uma despedida de uma colega e chegando lá me lembrei que não podia fazer uso de Bebida alcoólica, acabei pedindo uma Liber, entre uma e outra terminei muito bem a noite e pretendo tomar mais vezes.

  6. Clésio disse:

    Com essas famigeradas e arrecadadoras blitz, o jeito é tomar cerveja sem álcool. Porém as cervejeiras deveriam agir com inteligência e investir na cerveja sem álcool, melhorando o sabor e a qualidade. Inclusive engarrafando em recipiente 600ml.
    Pois o futuro será este nem sempre você está a pé se vai a alguma festa ou encontra alguém em um bar , vai fazer o que? tomar este purgantes sem álcool ou entupir de refrigerante que causa um mal pior? tomar suco? com um copo vc já está cheio. Como ficar 3h num bar tomando suco ou refrigerante ou não tomar nada? no último caso o garçom te expulsa. Então cervejeiras !!! vamos melhorar isso ai!!!!

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: brejas@brejas.com.br

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja