Novo curso técnico cervejeiro em Blumenau

Comentários
8.740 visitas

cursoblumenau

Aulas contarão com profissionais renomados nacional e internacionalmente   

Forte na divulgação e produção de chope, sede da maior festa desse tipo de bebida da América Latina, Blumenau terá agora um Curso Técnico Cervejeiro como novidade do Grupo Uniasselvi de Ensino Superior. Será o primeiro curso do gênero  oferecido por uma universidade no Sul do Brasil. Aos alunos já graduados que se matricularem no módulo complementar, será entregue certificado em nível de pós-graduação. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira (10/12), Campus Fameblu, na cidade catarinense.

Segundo o empresário e professor Maurício Zipf, que é um dos coordenadores do curso técnico cervejeiro e sócio da Cervejaria Schornstein, a proposta é de ser um curso diferenciado, de curta duração, com aulas práticas e teóricas e professores com formação internacional e vasta experiência profissional. “O curso prepara o aluno para fabricar cerveja em casa e também o habilita para trabalhar no mercado regional e nacional de cervejarias”, destaca.

Vale ressaltar que a atividade não é para a formação de tecnólogo. É um curso de extensão com 280 horas/aula, que habilita os participantes a trabalharem no setor.  Após a realização dos módulos será realizado um outro, complementar, com mais 80 horas/aula, cuja certificação será de especialização para os participantes já graduados. As aulas serão realizadas em três finais de semana por mês.

Na lista de nomes de professores confirmados, especialistas na arte de fazer cerveja. A mais recente confirmação é Katia Jorge (ex-diretora e responsável pela elaboração das fórmulas da Cervejaria Devassa – recém adquirida pelo Grupo Schincariol). Também estão confirmados Amanda Felipe Reitenbach, Antônio L. de Almeida e Macedo, e Cilene Saorin, Guilherme Rolim, Kathia Zanatta, Otto Paulo Zschoerper  e Paulo Schiaveto.
 
Sobre o curso

Carga Horária: 280 horas/aula
Local da Inscrição: Gerência Acadêmica (Campus I – Rua Dr. Pedro Zimmermann, 385 – Salto do Norte – Blumenau-SC)
Limite de vagas: 40
Investimento: 10 parcelas de R$ 320,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as demais a partir de janeiro de 2011. (não incluído o módulo complementar para especialização)
Realização do curso: dezembro de 2010 a setembro de 2011.
Horário: Sextas-feiras das 19h às 22h e Sábados das 8h às 13h
Local: Grupo Uniasselvi/Fameblu  – Blumenau
Informações: (47) 3321-9058 e [email protected]
 
Os professores e suas experiências
 
Katia Jorge — Ex-diretora e responsável pela elaboração das fórmulas da Cervejaria Devassa – recém adquirida pelo Grupo Schincariol.

Amanda Felipe Reitenbach — Mestra em Engenharia de Alimentos/Tecnologia Cervejeira pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em cerveja pela UFLA. Atualmente participa como jurada de concursos nacionais e internacionais de cervejas, atua como consultora na indústria cervejeira, além de ministrar treinamentos e cursos relacionados ao setor.

Antônio L. de Almeida e Macedo — Mestre em Cervejaria pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado cervejeiro tendo atuado em grandes cervejarias tais como Skol (na fase pré-AMBEV), Heineken e Kaiser.

Cilene Saorin — Mestra cervejeira com graduação na Espanha pela Universidad Politécnica de Madrid – Escuela Superior de Cerveza y Malta e sommelier de cervejas com graduação na Alemanha pela Doemens Akademie. Tem mais de 15 anos de experiência profissional. Trabalhou para Brahma, Petrópolis, Antarctica e AmBev no Brasil e FlavorActiV na Inglaterra, empresa líder na área de gestão da qualidade sensorial de cervejas.

Guilherme Rolim — Formado em Tecnologia de Produção de Cervejas e Controle de Qualidade de Processos – Siebel Institute of Technology, Chicago, EUA, graduação como Mestre Cervejeiro. Mais de 15 anos de experiência profissional trabalhando em grandes cervejarias como a AMBEV e Grupo Schincariol.

Kathia Zanatta — Formada como Biersommelier na Doemens Akademie, Alemanha. Atualmente é analista sênior de pesquisa e desenvolvimento de produtos do Grupo Schincariol. Tem experiência internacional, tendo trabalhado em uma das mais tradicionais cervejarias bávaras, a Paulaner Brauerei.
 
Otto Paulo Zschoerper — Mestre cervejeiro diplomado em Berlim, com atuação por 31 anos na Brahma/Ambev/ABInbev.
 
Paulo Schiaveto — Formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica, em 1995. Trabalhou em grandes cervejarias por mais de 10 anos, em especial na área de qualidade e estabilidade de sabor das cervejas. Atualmente presta assistência técnica na área cervejeira tanto nas cervejarias de grande porte como para microcervejarias e homebrewers.

Fonte: Jornal O Barriga Verde

6 Respostas para “Novo curso técnico cervejeiro em Blumenau”


  • Cara… haja ponte aérea!!

    Hehehe, mas muito bacana isso. A demanda crescendo ferozmente.

  • Pena que é muito em cima para este ano, mas quem sabe se progamar para o ano que vem!

  • 3 Super Interessante.

    Puxa, pena que fiquei sabendo recentemente. Muitos dos docentes conheço e são excelentes profissionais !! Boa sorte a todos. André L.Bordan.

  • 4 Adauto do Nascimento Gomes

    Tenho interesse no curso.

  • Gostaria de fazer um curso desse online, porque eu moro em Mato Grosso e tenho um plano de montar um comercio tipo bar e shopearia artesanal. me mandem uma alternativa de conseguir esse curso para que eu possa fazer a propria cerveja e shopp.

  • 6 Gustavo Max Baehr

    Gostaria de saber se a oferta de profissionais nesta área supre a demanda, pois gostaria de trabalhar nesta área

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]