Cafe Gollem: foi preciso beber para crer…

Comentários
308 visitas

Em sua última incursão por Amsterdam, em novembro de 2007, BREJAS esteve no número 4 da Raamsteeg, onde está localizado o Cafe Gollem, agradável boteco repleto de cervejas de estirpe.

 Gollem 03

Interessante é que ele fica exatamente na frente da Cracked Kettle, loja especializada em cervejas, que se destaca principalmente pela vasta opção de belgas, e que já foi objeto de matéria em nosso blog. Para os apreciadores de uma boa cerveja, portanto, aqueles metros quadrados ali são dos mais valiosos da Europa…

Gollem 04

Cafe Gollem (à esquerda) e Cracked Kettle (à direita).

Uma curiosidade do Gollem é que o menu fica nas paredes, bem no alto, encostando no teto. E são muitas as opções.

Gollem 09

 Gollem 06

Ao adentrar no boteco, minha primeira reação foi ficar observando o menu, quase não acreditando na quantidade incrível de opções que ele oferece.

É aí que reside outra curiosidade do Gollem: há um menu exclusivo de trapistas, sendo que nele constam as Westvleteren 8 e 12. Não acreditando que pudesse ser verdade, me dirigi ao balcão e perguntei se eles realmente tinham Westvleteren para servir. A resposta foi “sure!”.

O Gollem, portanto, não oferece só quantidade, mas, principalmente, qualidade.

Gollem 07

As trapistas!

Saí do bar emocionado pela notícia, atravessei a rua e fui buscar o confrade Mau na Cracked Kettle, que ali olhava as prateleiras.

Voltamos de súbito ao Gollem e, para começar, pedimos as Westvleteren 8 e 12, que no Ranking BREJAS possuem nota média de 4,54 e 4,73, respectivamente. Foi preciso beber para crer…

A título de esclarecimento, é preciso dizer que é muito difícil encontrar Westvleteren fora da Abadia de St. Sixtus, onde ela é produzida na Bélgica. Mais difícil ainda é encontrá-la gelada em um bar, pronta para ser degustada. Definitivamente, não esperávamos por isso…

Eu sendo flagrado pegando uma Westvleteren no balcão, com tooooodo cuidado!

 É preciso muito cuidado para pegar a Westvleteren no balcão…

Gollem 02

Brinde de responsa! 

Em seguida, saboreamos Timmermans Pêche e Mort Subit Gueuze, até porque queríamos aproveitar a viagem para adentrar mais a fundo ao mundo das lambics. Foi nessa oportunidade que ambas foram pela primeira vez avaliadas pelo BREJAS, alcançando, respectivamente, notas 3,60 e 3,43.

Gollem 08

Paladar diferenciado das lambics!

O Gollem é um bar pequeno, cheio de fumaça, como a maioria dos bares europeus. Contudo, possui um ambiente acolhedor e animado. O cliente pode optar em se acomodar junto ao balcão, sempre lotado, ou num deck superior, onde existem algumas poucas mesas, disputadas e divididas pelo público. De qualquer forma, trata-se de um excelente bar.

Aos que um dia visitarem Amsterdam, BREJAS recomenda fortemente que passem pela Raamsteeg e confiram tudo o que ela tem a oferecer. Proost!

Para mais informações, visite:

http://www.cafegollem.nl

http://crackedkettle.nl/store/

2 Respostas para “Cafe Gollem: foi preciso beber para crer…”


  • Valeu pela dica…Estive no Cafe Goullem na sexta e sábado agora, degustei as maravilhosas Westvleteren 8 e 12, alem de outras.
    O fato curioso ficou na primeira vez que pedi a notinha para a empresa pagar (afinal eu estava como PJ) e o cara, o único do local por sinal, não me entendeu, e depois de um tempo, quando pedi de novo, ele me disse que aquilo era um bar não um posto de gasolina….Para não engolir o sapo a seco, afinal é ele quem abre as brejas, pedi uma Kwak draught
    Em seguida, enchi minha mala de brejas da loja em frente

    Um abraço

  • Grande Marcelo,

    Morrendo de rir aqui do mico da notinha… rsssss…..

    E satisfeito por constatar que as dicas do BREJAS estão servindo para deixar cada vez mais leitores felizes…

    Um abraço.

Os Comentários estão suspensos.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]