Avaliador +1000: Francisco Lima

Comentários
1.299 visitas

Começaremos com o Francisco Lima, vulgo Kiko, a nossa série de bate-papos com nossos quatro avaliadores que passaram a marca de 1.000 avaliações aqui no Brejas.

O Francisco foi o primeiro a chegar nesta marca e uma das coisas que me chamou a atenção foi que ele vivia incluindo cervejas que estavam na lista das 1001 cervejas para beber antes de morrer.  Também foi o que conseguiu o feito de forma mais rápida, em apenas 505 dias.

Conheça agora um pouco mais deste beer hunter.

Francisco Lima

Perfil no Brejas: http://www.brejas.com.br/perfil/francisco-lima
Cidade: São Paulo/SP

Participa do Brejas desde: 07 Agosto de 2012
Cadastro de número: 12954
Primeira avaliação: 9 de Outubro de 2012
Completou 1.000 avaliações: 26 Fevereiro de 2014
Dias para 1.000 avaliações: 505 dias (média de 1,98 cervejas por dia)

Estilo Favorito: American IPA, American Amber Ale e RIS
Cerveja pra ter na geladeira: Uma IPA bem amarga e aromática e alguma novidade para experimentar.

1. Como você conheceu o Brejas?
Provavelmente foi por alguma procura relacionada com cerveja, o site da Brejas sempre aparece.

2. O que mais te motiva a avaliar cervejas no Brejas?
Fora o fato que é bem legal experimentar sabores novos que desafiam tua cabeça e padrões, é bem diferente avaliar uma breja conscientemente à apenas provar-la. Quando se está distraído você acaba perdendo uma série de nuances. Também é bacana revisitar algo que você escreveu e ver a evolução da cerveja ou até mesmo da tua capacidade sensorial. E por último tenho uma péssima memória, e com as avaliações posso ver quais cervejas mais me agradaram dentro de cada estilo antes de sair às compras.

3. Você tem alguma estratégia específica para escolher suas cervejas? Se baseia em alguma lista, dá preferência por algum estilo, aproveita alguma ocasião específica para encontrar novas cervejas?
Inicialmente tinha me motivado em estar riscando a lista das 1001 cervejas para beber antes de bater as botas. O que acabou ajudando bastante, pois apesar das preferências de estilo que tenho, acabou me forçando a tomar de tudo, e com o tempo aquela cerveja que não tinha descido bem por teu cérebro não ter sido programado para interpretá-las, acaba virando um néctar dos deuses.
E quando viajo dou preferência para as cervejas locais, não apenas por seu frescor, mas também muitas das mesmas não são encontradas por aqui.

4. Quais seriam suas dicas e conselhos a quem ainda não criou coragem para começar a avaliar, ou avaliou apenas algumas e acabou desistindo?
Não se preocupe em fazer avaliações perfeitas, basta pegar as avaliações inicias dos mais experientes do Brejas e verá inconsistências e até bobagens. Mas com o tempo vai evoluindo com uma base de comparação melhor e à medida que tua capacidade sensorial vai evoluindo. Ajuda muito deixar as cervejas esquentarem para liberar melhor aromas e sabores. Na verdade eu começo a degustar-las ainda frias até chegarem à temperatura ambiente, tem cerveja que muda de cara neste processo.
Depois de escrever tua avaliação compare com o que os teus companheiros escreveram, e dê outro gole para ver se você concorda ou discorda, assim ensinando teu cérebro a perceber estas sensações.

5. E qual a dica pra chegar nas 1.000 avaliações?
Comece pelas belgas, que são bem fáceis de tomar e com baixo amargor, mas geralmente também interessante para os experimentados por sua complexidade, e por isso mesmo mais fácil de te entregar sabores e aromas para serem capturados. E vá evoluindo para outros tipos. Ou se você gosta, por exemplo, de cervejas escuras, trabalhe dentro das mesmas, partindo de uma Porter ou Stout em direção a uma Russian Imperial Stout bem lupulada e alcoólica. E daí migrando para estilos diferentes, o segredo é desafiar cada vez mais teus limites.
E vire um “Beer Hunter”, comece a caçar cervejas novas como um colecionador faria. Se viajar a outra cidade ou país, pergunte no restaurante que vai comer que tipo de cervejas diferentes eles tem para oferecer. Entre no supermercado local para ver se tem algo diferente, pesquise por internet quais as melhores lojas e bares de cervejas especiais, visite a cervejaria local e converse com o mestre cervejeiro. Quem gosta de cerveja adora trocar idéias ou ensinar aos interessados.

———————————-

Quem quiser se aprofundar nesta conversa, pode enviar uma mensagem direta ao Francisco pelo perfil aqui no Brejas, ou então participar com seus comentários aqui no Blog.

0 Resposta para “Avaliador +1000: Francisco Lima”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]