POLAR: A cerveja “paisana”

Comentários
12.301 visitas

polar

Em qualquer dicionário gauchês-português, o termo paisano designa alguém que é do mesmo país, amigo, camarada. Talvez o brasileiro que mais sinta orgulho daquilo que vem da sua terra é o gaúcho.

E esse orgulho não se limita apenas às tradições. Marcas de produtos de outros estados brasileiros ou do exterior têm que suar a camisa para cair nas graças dos gaúchos, os quais, via de regra, preferem consumir o que é produzido no Rio Grande do Sul.

No campo cervejeiro, a primeira empresa a perceber essa predileção foi a antiga Antarctica (hoje ABInBev), que em 1972 adquiriu o controle acionário da Cervejaria Polar S/A, então com sede em Porto Alegre, e cuja fábrica ficava na pequena e gauchíssima cidade de Estrela. Inteligentemente, não mudou o nome da cerveja, que já ganhara o coração dos cervejeiros do estado. Bingo! A Polar é a segunda breja mais vendida no Rio Grande do Sul, superada apenas pela Skol.

Nós, do BREJAS, todos paulistas, não conhecíamos a cerveja. Até que um leitor furibundo — e coberto de razão, diga-se — exigiu a presença da breja no nosso Ranking.

Portanto, gaúcho ou não, se você já experimentou a Polar Export — segundo alguns, mais amarguinha do que as pale lager nacionais — não deixe de avaliá-la no Ranking BREJAS. Como dizem os gaúchos, pode cantar a buena dicha à vontade!

Fonte das informações de mercado: Revista Veja.

5 Respostas para “POLAR: A cerveja “paisana””


  • Nobre Mauricio, e demais “brejeiros”,
    sinto-me homenageado, sendo gaúcho de Porto, pelas referências ao nosso povo, muitas vezes interpretado como bairrista. Em relação à Polar, a verdade é que a Ambev, no passado Brahma e Antarctica, compraram e adulteraram grandes cervejas gaúchas como a citada Polar – onde destituiram maldosamente a fábrica em Estrela, a Pérola de Caxias do Sul, a Serramalte originada em Getúlio Vargas, e talvez mais alguma que a memória etílica esqueça. Ao meu ver, se o Brejas fizer um teste cego com Polar, Brahma Chopp, e Antactica, será dificil apontá-las corretamente.
    A Polar tem uma marca forte no Rio Grande do Sul, até pelas glórias do passado. Bem gelada, mata a sede como uma água amarga, mas não vamos exagerar em considerá-la uma cerveja pitoresca… Se for para agradar os gaúchos que entendem de cerveja, digam que no fundo, a Heineken é gaúcha!

  • 2 Mauricio (BREJAS)

    Grande Patrick!
    Realmente é de se lamentar a massificação das cervejas outrora tradicionais em detrimento ao padrão do “gosto brasileiro” adotado pelas grandes cervejarias.
    O BREJAS e o TELECERVEJA estão aí pra fazer o grande público entender que existem alternativas cervejísticas.
    Muito obrigado pela visita e parabéns pelo seu trabalho!

  • Estive recentemente em Porto Alegre e provei a cerveja Polar, e gostei muito. Aqui no Rio de Janeiro, existe algum mercado onde poso encontra-la?

  • Caros conterrâneos do BREJAS. Aliás, breja é uma expressão nossa. Por algum acaso do destino, me apaixonei por uma gaúcha e aqui estou, morando em Porto Alegre há quase 5 meses. Como alguém que é curioso em cerveja, comprei uma Polar para experimentar. A cerveja é muito boa, lembra a Brahma, só que mais encorpada, mais forte.
    Agora, o que me surpreende às vezes é a rivalidade que eles tem conosco. É impressionante. O gaúcho, muitas vezes, acha que tem o rei na barriga e isso se reflete nos comerciais da Polar. Recomendo que vocês assistam o comercial da Polar para a Copa do Mundo. Eles fazem uma provocação à todos os paulistas. Na minha opnião era desnecessário fazer isso. Vai o link do Youtube para quem quiser ver: http://www.youtube.com/watch?v=GnxO9YSstOA

  • 5 Ivan Lima-Colorado

    Thomas, sou Gaucho de Santa Maria-RS, vivi muito tempo fora do estado e conheci pessoas maravilhosas por todo o Brasil,e tenho de concordar com você,o Gaúcho realmente se acha a bolachinha mais recheada do pacote. Geralmente comparo Gaúcho com Argentino, são idênticos.E por ser da terra isso de certa forma me incomoda e ao mesmo tempo me envergonha. A agência que fez a propaganda é Paulista e está explorando o bairrismo que existe aqui no sul. Não gostei da Polaracho meio adocicada,ultimamente tenho bebido a Antárctica Sub Zero,leve, suave e não estufa.Abraço!

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]