Harmonizando cerveja e boa mesa: Chef Mané

Comentários
897 visitas

chefmane

Manuel Alves Filho é jornalista por vocação e paixão e gourmet por deleite e inclinação. Figura carimbadíssima em Campinas e simpático que só ele, é assessor de imprensa da Unicamp e escreve regularmente para jornais, revistas e sites do país.

Quando não está lapidando palavras, está pesquisando ou executando algo no campo da gastronomia. Cozinheiro autodidata, mas com vários cursos livres no currículo, aprendeu a lidar com ingredientes e panelas com o pai, homem dado a festas e comilanças, ao observá-lo no comando do fogão. Preparou sua primeira refeição aos 12 anos. O cardápio, se não era exatamente uma criação da alta gastronomia, continua sendo bastante representativo do estilo brasileiro de se alimentar: arroz, feijão, abobrinha refogada e bife acebolado. De lá para cá, ampliou exponencialmente o seu repertório, mas não deixa de recorrer com certa frequência aos chamados pratos de resistência.

Atualmente, Manuel Alves Filho, ou Mané ou Manu para os íntimos, tem se dedicado a projetos de valorização da cultura gastronômica, ora botando a mão na massa, ora prestando consultoria. Entre os mais meritórios, considera, está o “Pratos & Brejas – Harmonização com cerveja”, do qual é curador, em razão do seu conceito, alcance e ineditismo.

Em se tratando de comida, admite praticamente tudo, menos a afetação. “Não confio no caráter de quem não sabe compreender que o acarajé vendido nas ladeiras de Salvador tem, em determinadas ocasiões, muito mais valor do que uma lagosta servida no mais requintado bistrô de Paris”.

Essa simpatia toda será esbanjada no dia 25/04, eis que o Chef Mané nos dará o deleite de provar algumas de suas criações, harmonizadas com brejas de estirpe. Ainda há convites para o “1º Pratos & Brejas – Harmonização com cerveja”, os quais podem ser adquiridos no no Bar do Italiano, localizado na Rua Conceição, 860, Cambuí. Pode-se também reservá-los, ligando para o telefone (19) 3294-4842, ou enviando uma mensagem para o e-mail [email protected].

2 Respostas para “Harmonizando cerveja e boa mesa: Chef Mané”


  • Eu tb sou uma dentre as milhares de pesoas que paralelamente ao rablaho do dia a dia (fisioterapia no meu caso), adora encostar a barriga no fogão e inventar coisas novas, não tenho nenhum curso apenas o gosto pela boa comida e como disse nosso amigo Mané, a certeza de que comida boa naum tem que ser cara e em lugares chiques. A boa comida se faz com o coração e não com dinheiro. Ainda não garanti meu ingresso para o pratos e brejas a espera da decisão da patroa, mas pretendo faze-lo ainda hoje =]=]=]

  • 2 Manuel Alves Filho

    Renato, espero encontrá-lo por lá, para trocarmos figurinha. Maurício, obrigado pelos elogios. Bem que dizem que ter amigos é muito melhor que ter dinheiro.

    Abraços
    Mané

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]