Eisenbahn lança nova cerveja para comemorar 10 anos da marca

Comentários
2.468 visitas

Lançamento reuniu blogueiros e personalidades cervejeiras

Em ação promocional nunca antes vista nestas paragens — por sinal, muitíssimo bem-vinda! –, 0 Grupo Schincariol, controlador da marca de cervejas especiais Eisenbahn, reuniu ontem em sua fábrica na cidade paulista de Itu, os mais importantes blogueiros brasileiros especializados em cerveja, bem como outras figuras importantes do meio cervejeiro nacional. Tudo para a degustação, em primeiríssima mão, da nova breja Eisenbahn 10 Anos, elaborada em comemoração à primeira década da marca, a qual deve chegar aos bares especializados na semana que vem.

De diversas partes do país, estiveram presentes os blogueiros Daniel Wolff (Mestre-Cervejeiro),  Fabian Ponzi (Bebendo Bem), Guilherme Schwinn (Gastrobirra), José Padilha (Sommelier de Cervejas), Bernardo Couto (Homini Lupulo), Patrick Stephanou (Telecerveja), Fabricio Santos (FullPint), além dos cervejeiros Juliano Mendes (Eisenbahn), Sady Homrich (Extra Malte), Luciano Dutra (Grupo Schincariol), Robson Grespan (Grupo Pão de Açúcar), Leonardo Botto (cervejeiro caseiro) e Pedro Braga (Biermarkt). Este que vos escreve também foi um dos convidados.

Após visitar toda a fábrica, o grupo foi recebido pelos lendários mestres cervejeiros Peter Erhardt e Gerhard Beutling, além de Gino Di Domenico (CEO do grupo) e outros diretores da empresa. Tomando a palavra, Erhardt disse que a ideia da Eisenbahn 10 Anos nasceu por iniciativa de Marina Barros, da inteligência de marketing da Schincariol, e foi tomando conta de outros corações e mentes dentro da empresa, cada um colaborando com sugestões e críticas. Optou-se pela inovação com a decisão de elaborar uma cerveja no estilo doppelbock de inusitada coloração dourada-clara, uma possibilidade factível de acordo com os guias de estilo mais utilizados no mundo — embora carecedora de paradigmas.

Este editor com o mestre cervejeiro Peter Erhardt e Marina Barros. Em destaque, a garrafa dourada da Eisenbahn 10 Anos, pintada a mão. Apenas 250 exemplares foram confeccionados e presenteados.

A cerveja

Foi Juliano Mendes, o próprio fundador da Eisenbahn, quem comandou a degustação em conjunto de ontem. E me deparei com uma senhora cerveja.

De cara, impressiona a elegante garrafa verde-escura lacrada a rolha de cortiça, com rótulo serigrafado, certamente um novo fetiche para os colecionadores. No copo, a breja ostenta um ótimo creme branco, muito consistente e persistente, com bolhas pequenas e formando o “belgian lace” ao redor da taça à medida em que se degusta. Uma vez que foi elaborada com chips (pequenos pedaços) de madeira de carvalho francês e apenas parcialmente filtrada, é turva e se entreveem minúsculas partículas do ingrediente no fundo do copo, os quais, porém, não interferem na degustação.

Brejas chegam na semana que vem aos consumidores.

Não deguste a Eisenbahn 10 Anos muito gelada. A sugestão de serviço é de 8 a 12 graus Celsius, caso contrário a breja não contará seus segredos. Trata-se de uma cerveja de perfil aromático suave, com notas de frutas cristalizadas, florais lupulados (o lúpulo utilizado foi o da varietal tcheca Saaz, incluindo aí um inusitado dry-hopping) e madeira de carvalho sugerindo baunilha de barris novos. Na boca, possui bom corpo, acidez e carbonatação moderadas, amargor médio mas assertivo, além de inegável sensação quente do álcool, este muitíssimo bem inserido, sem agredir. Suavidade e alto drinkability aliados à potência alcoólica fazem com que seja uma cerveja “perigosa”, com final seco e levemente adocicado.

Conversando com quem manda

Aproveitei o evento e tive longos papos com Gino Di Domenico, atual presidente do Grupo Schincariol, que me disse que a compra da cervejaria pela gigante japonesa Kirin não terá qualquer interferência na linha de cervejas especiais do grupo.

Com Gino Di Domenico (à esq.), CEO do Grupo Schincariol.

Domenico assegurou-me que Eisenbahn e Baden-Baden continuarão a ostentar o mesmo nível de excelência. Segundo ele, o lançamento da Eisenbahn 10 Anos é uma prova de que a empresa continuará inovando nesse particular.

Depois do lançamento, todos pro Bar Brejas!

Logo após a primeira degustação da Eisenbahn 10 Anos, os convidados foram embarcados numa van que os trouxe ao Bar Brejas, casa especializada comandada por este site em Campinas (SP), a 50Km de Itu. A seguir, confira algumas imagens da confraternização que se estendeu madrugada adentro. E, ao final, curta o vídeo do brinde alemão comandado pelo mestre Erhardt com a nova breja.

Pedro Braga, Fabian Ponzi, Fabricio Santos e Patrick Stephanou.

Jaína Camargo (inteligência de marketing do Grupo Schincariol), Sady Honrich, Daniel Wolff, Bernardo Couto e, do lado oposto da mesa, o mestre cervejeiro Gerhard Beutling.

O cervejeiro caseiro carioca Leonardo Botto com o gaúcho Pedro Braga, do bar Biermarkt.

Bernardo Couto, Juliano Mendes, Rafael Bombonatti (agência WE3) e Gerhard Beutling.

2 Respostas para “Eisenbahn lança nova cerveja para comemorar 10 anos da marca”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]