Siebel Institute: Em busca do diploma de Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação

Comentários
2.222 visitas

Siebel

Nascido em Dusseldorf (Alemanha) e formado na Universidade de Berlim, o Dr. John Ewald Siebel chegou a Chicago (EUA) em  1866 e, dois anos depois, fundou o laboratório químico que levava o seu nome, o qual logo evoluiu para uma estação de pesquisa e ensino para as ciências da cerveja. Em 1872, quando a empresa mudou-se para novas instalações ao norte de Chicago, o nome foi mudado para Siebel Institute of Technology. Durante as próximas duas décadas, o Dr. Siebel conduziu ali extensivas pesquisas cervejeiras e escreveu a maioria de seus mais de 200 livros e artigos científicos. 

O Instituto cresceu rápido em sua vocação de polo de ensino. Em 1907 já havia cinco cursos regulares, entre eles os de mestre cervejeiro e malteiro, ministrados em inglês e alemão. Quando morreu, em 1919, o Dr. Siebel mal previa no que o seu Instituto iria se transformar.

Ao longo deste último século, o Siebel Institute of Technology angariou importância e extensão globais. Já formou alunos de mais de 60 países, os quais estão presentes em quase todas as grandes cervejarias do mundo. Hoje, a instituição compõe a World Brewing Academy, em estreita parceria com a Doemens Akademie, da Alemanha.

A novidade é que este escriba, após avaliar disponibilidades e possibilidades, será mais um dos alunos a engrossar a turma de formados do Siebel Institute (se, claro, passar nas provas…). Já estou aprontando as malas para, em setembro próximo, desembarcar em Chicago para o curso de Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação. O que realmente empolga é que terei como mestres lendas-vivas do mundo da cerveja: Ninguém menos que Randy Mosher (autor de vários livros sobre cerveja e designer de rótulos, incluindo os da Colorado), e Ray Daniels (também escritor, autor da obra-referência Designing Great Beers).

Meu aprendizado em terras americanas servirá, ainda, para complementar e auxiliar os estudos que terei durante o tão aguardado Curso de Formação de Sommeliers de Cervejas da Doemens Akademie e Senac-SP, que se dará em novembro/dezembro próximos, sobre o qual já falei neste post. Tudo na intenção de adquirir mais e melhor bagagem de aprendizado, contribuindo cada vez mais para a difusão da Cultura Cervejeira.

Portanto, mais uma vez peço aos leitores que torçam por mim! São Gambrinus que me proteja!

4 Respostas para “Siebel Institute: Em busca do diploma de Mestre em Estilos de Cerveja e Avaliação”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]