CONCEIÇÃO: Uma cerveja feminina

10 Comentários
2.058 visitas

Conceicao1

O leitor deste Blog certamente já conhece a CONFECE (Confraria Feminina da Cerveja), grupo criado em 2007 por meninas de Belo Horizonte que se reunem para degustar e aprender sobre cervejas especiais.

Mas apenas degustar não foi o bastante para as belas. Há muito estava sendo gestado um projeto de homebrewing. E, já que o padrinho das meninas é ninguém menos do que Marco Falcone, o comandante-em-chefe da micro mineira Falke Bier, elas resolveram, enfim, pôr as mãos nos maltes.

O estilo escolhido para a primeira breja do grupo foi de responsa: fez-se uma Belgian Dark Strong Ale, o mesmo da “rainha” belga Westwleteren Abt 12. A receita foi de Falcone e o resultado, absolutamente fantástico, foi a Conceição.

BREJAS experimentou a criação das Confreiras, e as nossas notas já estão no Ranking. Mas ninguém melhor que o próprio mestre Falcone para relatar a história dessa breja:

CONFECE: A concepção da Conceição

A CONFECE (Confraria Feminina da Cerveja) acaba de completar seu ciclo de conhecimentos cervejeiros. Concebeu sua primeira cerveja, a Conceição, uma Belgian Dark Strong Ale. Uma cerveja com história, aconfece1 qual passo a relatar, já que tive a honra de ser convidado a formular sua receita.

Há muitos anos tenho como minha cerveja mundialmente favorita a Westvleteren 12, uma belga trapista estilo Belgian Strong Ale, subestilo Belgian Dark Strong Ale. Como já tinha esta receita formulada em minha cabeça e em nossa cervejaria (Falke Bier), o mínimo que podemos produzir são 500 litros, esta oportunidade me caiu como um delicioso desafio, pois a cerveja confece2seria produzida nas instalações dos homebrewers Sérgio e Juliana da Essebier, adequadas para a produção de 20 litros.

A “fazeção”, como apelidaram as confreiras, ocorreu em um sábado, dia 11 de julho, em uma manhã ensolarada, regada a ótimas cervejas e tira-gostos. A casa do Sérgio é extremamente agradável, suas instalações são adequadas, o que contribuiu bastante para o prazer da fabricação.

As confreiras meteram a mão na massa, fazendo tudo corretamente. Seguiram cada etapa, passo a passo, o rendimento foi excelente. Estavaconfece4 fabricada a Conceição, a primeira cerveja da CONFECE.

No decorrer da fermentação as medições da densidade estavam sendo feitas com um refratômetro, o que é inadequado para avaliação da fermentação. O problema da produção em pequena escala é que se tirarmos amostras diariamente, para uma proveta de 300ml e medição com sacarímetro de brix, vai embora quase a metade da produção. Então me lembrei de meus tempos de homebrewer, nos idos de 1988, quando tinha um urinômetro, que cabe em uma pequena proveta, consumindo apenas 40ml de mosto.

Consegui achá-lo, levei à casa do Sérgio e a fermentação que parecia estagnada aos olhos do refratômetro se mostrou vigorosa e eficiente. Foi um susto geral, mas valeu pelo alívio de constatar que tudo ia certo.

Na refermentação, ao administrar o priming (xarope de açúcar), fui bem confece7conservador, pois a atenuação da fermentação foi bem alta, não queria que o Sérgio acordasse na madrugada escutando um tiroteio (se a dosagem for maior ocorre carbonatação excessiva e as tampas estouram). Fizemos a abertura da primeira garrafa com 10 dias de refermentação, e ainda não tinha a carbonatação ideal, o que gerou uma expectativa, ou da levedura não ter resistido ao teor alcoólico (usamos a S-o6), ou teria sido conservador demais na dosagem do priming.

Resolvemos dar mais 7 dias de prazo para a Conceição. A data da abertura culminou justamente em uma quinta-feira, dia 12 de agosto, que era o diaconfece5 da reunião mensal e, curiosamente, o tema mensal do estudo do BJCP (Beer Judge Certification Program), que a CONFECE  realiza, planejado no início do ano era exatamente a categoria 18 – Belgian Strong Ale.

Outra coincidência, apareceu na lista da ACervA Mineira um associado, o Adriano Carvalho, oferecendo para venda umas garrafas de Westvleteren que tinha comprado em conjunto com outros caras, mas que desistiram quando viram o preço (R$ 85,00 a garrafa de 330ml). Então resolvemos confece6que a abertura ofocial da Conceição seria em uma degustação às cegas, seguindo o BJCP, no espaço de degustação da Falke Bier.

A CONFECE alugou muma van e por volta das 20 horas estavam chegando à Falke.

Eu, o Sérgio Lima e o Adriano fizemos o serviço, protegidos por dois biombos, enquanto 14 convivas faziam a degustação.

As avaliações foram feitas às cegas, com formulários conforme o BJCP e taças numeradas servidas atrás dos biombos.

Resultados:

  •  Amostra 1 = 178 pontos;
  •  Amostra 2 = 152 pontos.

Abertura dos biombos – identificação das amostras: Amostra 1 = Conceição; Amostra 2 = Westvleteren.

Nem precisa dizer a gritaria, palmas, euforia que foi! Se a Westvleteren, na visão dos especialistas, é a melhor do mundo, o que é a Conceição então?

confece3

Marco Falcone é cervejeiro e sócio da Microcervejaria Falke Bier, e padrinho da CONFECE.

10 Respostas para “CONCEIÇÃO: Uma cerveja feminina”


  • Parabéns e sucesso a COFECE e a Conceição, mas e agora, como fazer para provar esta maravilha?

  • Fantástico, parabéns para as meninas, mais um motivo de orgulho para a efervescente comunidade cervejeira de Minas.

    Como diriam os paulistas, as minas de Minas!

  • Queridas Confreiras e amigas, qualidade é uma virtude, competencia é uma busca, e trabalho em equipe é sem dúvida a marca do sucesso. Vocês estão de parabéns! Como uma grande admiradora tenho aprendido um monte com vocês a apreciar esta bebida favorita desde sempre! Espero poder degustar uma provinha desta maravilha!! Viva a Conceição…
    Beijos

  • Faço coro ao “Viva a Conceição!!!”.
    Esteticamente muito interessante… espero poder experimentá-la em breve. Onde está sendo comercializada?
    Parabéns à Confece por mais essa…
    Abraços

  • Oi pessoal, nós da Confece ficamos emocionadas com a avaliação e também com os comentários de todos. Agradecemos imensamente ao Marco Falcone por ter nos cedido a receita e toda sua experiência. Agradecemos também ao Sérgio Lima, que disponibilizou sua casa e seus equipamentos. Sem eles, a Conceição não existiria. Agradecemos, ainda, ao Maurício e ao Daniel por terem topado fazer esta avaliação e pelos generosos comentários sobre nossa primeira cerveja.
    Infelizmente, o primeiro “lote” da Conceição já esgotou, mas estamos planejando uma segunda leva. Daremos notícia em breve. Esperamos fazer muitas outras.
    Um grande abraço!

  • Oi, garotas,
    Meus parabéns pelo lançamento da conceição. Que maravilhosa surpresa vocês nos arrumaram! Espero que deem continuidade à produção e que a aumentem, para que chegue a uma escala comercial, pelo menos restrit, para que outros possam ter a chance de se deliciar com esse belo produto.
    A ambeve que se cuide.
    Parabéns
    J. Mendes de Sant’Ana

  • 7 Louise Fabri O. Gomes

    Moças, Parabéns!!

    Um brinde a vocês e a Conceição!!
    Mas como nós, paulistas, fazemos para provar Conceição??
    Vamos ficar com água na boca?
    Sucesso!!!!

  • Maravilha! Ah, belo rótulo. Parabéns!

  • O Clube do Lp e a Vinil manda seus parabéns às meninas da Confece. Sucesso! E com 11% de graduação alcoólica, a Conceição vai fazer muita gente confeçar!
    Abraços.

  • Parabens ! Como faço para experimentar (comprar)?? sou aqui de Porto Alegre.
    Aguardo e obrigado

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]