Garrafa de cerveja congela em contato com a mão?

Comentários
13.140 visitas

garrafacervejacongelada.jpg

Boteco, baixa gastronomia, bate-papo e loiras geladas. Extremamente geladas, por sinal. O garçom traz a breja, você vai servir no copo do pessoal e tudo o que sai dela é uma massa meio nojenta, uma espécie de raspadinha de cerveja. Teu amigo de infância não perde a deixa e te “ensina” a lição que você, botequeiro que é, já deveria saber de cor: não pode pegar pelo meio da garrafa gelada, e sim pelo gargalo. O fenômeno possui, porém, um nome científico: superfusão.

Isso ocorre porque a breja recebe em sua fabricação a adição de gás carbônico (CO2), que aumenta a pressão dentro da garrafa. A pressão e as baixas temperaturas fazem com que uma quantidade maior de gás carbônico permaneça no líquido. Em certas temperaturas pouco abaixo de zero graus Celsius, essa mistura encontra-se em estado bastante instável (em sobrefusão), em que uma pequena alteração na temperatura basta para congelá-la.

Quando seguramos a garrafa pelo meio, causamos um desequilíbrio em seu interior, O calor de nossas mãos faz com que mais gás carbônico dissolvido na cerveja passe do estado líquido para o estado gasoso, sendo liberado. Isso reduz ainda mais a temperatura do líquido, que acaba congelando. Quando, porém, seguramos a garrafa pelo gargalo, a alteração é mínima e a cerveja permanece líquida.

De qualquer forma, lembre-se sempre que, segundo as palavras de um mestre-cervejeiro nosso amigo, “cerveja estupidamente gelada é coisa de estúpidos!”. Isso porque, abaixo de 2 graus Celsius, qualquer líquido causa o amortecimento das nossas papilas gustativas, fator que nos impedirá de sentir o gosto da breja.

Para ficar por dentro das temperaturas ideais para degustar corretamente as brejas, clique AQUI e aproveite todos os sabores que elas têm a lhe oferecer.

———————

SAIBA MAIS!

Cervejas em lata X Cervejas em garrafa: Tem diferença?

Como servir corretamente a sua breja.

Viagem & Cerveja: Onde beber as melhores brejas ao redor do mundo.

8 Respostas para “Garrafa de cerveja congela em contato com a mão?”


  • 1 David (Ituverava-sp)

    É um pecado quando a ceva vira raspadinha, coisa de bar mesmo, em casa é só não deixar ela ficar estupidamente gelada, alias, cerveja boa, como vcs mesmo me ensinaram, não pode gelar demais, abço !

  • Relaemnte cerveja tem temperatura certa, digo cervejas de verdade, brahma skol e cia, tem que ser bebida estupidaente gelada pra não sentir o gosto mesmo.
    Aidna lembrando que cada estilo tem uma temperatura certa, ai eh mais complicado ainda, mas nda eh complicado de mais apra apreciar uma boa cerveja.

  • brahma skol e cia, tem que ser bebida estupidaente gelada pra não sentir o gosto mesmo.[2]

    Deixa as temperaturas mais elevadas para as cervejas com maior qualidade

  • Alguem poderia explicar por que a cerveja não congela quando esquentamos (com as mãos) primeiro o fundo da garrafa? Depois de fazer isso podemos pegar no meio da cerveja sem problema…

  • Só quero fazer um reparo no assunto acima. O correto é superresfriamento e não superfusão.
    Abraços e boas cervejas

  • Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo conteúdo postado no seu site.

    Gostaria de lhe perguntar se esse mesmo processo de congelamento (ao tocar no meio da garrafa) ocorre nas famosas latinhas (cervejas enlatadas).

    Desde já, agradeço pelo conhecimento transmitido neste post.

  • 7 Mauricio (BREJAS)

    Jefferson,
    Sim, o princípio é o mesmo, não importando o material da embalagem.
    Um abração e muito obrigado pelos elogios!

  • é muito chato quando aguem vai pegar a garrafa no freezer e mete a mãozona no meio da garrafa…… raspadinha de breja ninguem merece..

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]