Chope x Cerveja – qual a diferença?

16 Comentários
32.120 visitas

Muita gente sempre pergunta qual a diferença entre cerveja e chope (também chamado de  chopp). Que a principal diferença é a pausterização, geralmente feita na cerveja e não feita no chope, a maioria já sabe. Mas será que para por aí?

Resolvemos fazer uma comparação mais detalhada, e o resultado você confere neste Comparativo entre Cerveja e Chope / Chopp que publicamos em nosso Guia de Estilos de Cerveja.

Quem tiver mais itens para serem colocados nessa comparação, mande pra gente que completaremos o quadro. Discorda de alguma coisa? Agora é a hora: use os comentarios aí de baixo para deixar o seu recado.

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a fazer sua própria cerveja em casa, atenção para as novas datas para o Curso de Cerveja Artesanal. Para degustar com conhecimento, o caminho é o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

16 Respostas para “Chope x Cerveja – qual a diferença?”


  • Hoje a maioria das grandes cervejarias pasteurizam o chopp, o que joga por terra a definição da diferença.

    No entanto, realmente existe uma diferença no paladar. O fato é que no momento em que a cerveja circula na serpentina da chopeira ocorre uma perda de CO2 e consequentemente uma diminuição da acidez, o que torna a bebida mais palatável.

  • Essa eu jah sabia mas eh sempre bom relembrar. Uma duvida que me surgiu agora, a pressão dentro da garrafa e dentro do barril eh diferente naum eh ? Essa pressão utilizada para armazenar naum pode causar alguma reação diferente na hora da saida do liquido, tipo na cerveja por ter menos pressao quando o liquido entra em contato com o ar ambiente ocorre tais e tais processos/reações, e no barril ocorrem outros. Ficou meio complicado mas ach oque deu para entender a minha duvida. Ou naum ?

  • Renato, a duvida ficou clara sim. Nao sei dizer a respeito. Quem sabe o mestre Marco Falcone nao tem a resposta pra essa tambem? 🙂

  • Renato, a pressão na garrafa não supera 1 Kg e no barril fica em torno de 2,5 Kg. Nada disso modifica a cerveja, exceto sua condução pela serpentina, como já tinha escrito.

  • 5 Andrei F Olardi

    Olá,
    Seria interessante uma revisão, pois o Chopp não recebe o gás carbônico na tiragem. Na verdade o Chopp é como a Cerveja neste ponto.
    O gás utilizado serve para manter o nível de gás do Chopp e extrair o Chopp de dentro do barril.
    Um Chopp pilsen tem cerca de 4,9g de gás carbônico por litro.

  • Olá Andrei, obrigado pela observação. Já fizemos a adequação no texto do artigo principal. Abraços!

  • Não podemos esquecer de uma diferença importante. A cerveja contem conservantes e o chopp não. Estes conservantes podem causar sérias alergias. O chopp não tgem contra indicação.
    Um abraço
    Hugo

  • NOSSA PREFIRO MUITO MAIS O CHOPP DO QUE A CERVEJA ELE
    É MAIS FRACO E MAIS SABOROSO ESPERIMENTO O KREMER ENTÃO

  • Se tem chopps que são pasteurizados, o que derruba em parte a diferenciação entre chopp e cerveja, o “chopp” da Heineken é chopp pasteurizado, sem conservantes, ou é apenas cerveja submetida à pressão para sua extração?

  • … esqueci de mencionar minha dúvida quanto ao chopp da Heineken. É que normalmente os barris de chopp vem com validade de 10 dias, enquanto o da Heineken oferece 40 dias…

  • 11 jaqueline barbosa

    como faço para saber se estou tomando choppe ou cerveja?

  • 12 Andrei F Olardi

    Na verdade pelo paladar é quase impossível diferenciar, a menos que esteja familirizada com a marca da cerveja/chopp.
    Na verdade você deveria conhecer a cervejaria e saber se eles pasteurizam chopp ou não. Se pasteurizar é cerveja.
    Praticamente todos chopps industriais (Ambev, Heineken Brasil, Schincariol, Petrópolis, Germania etc) são pasteurizados.
    Já as microcervejarias praticamente nunca pasteurizam seus Chopps… são deliciosos!
    E mais, no caso de chopp e cerveja da mesma cervejaria e tipo, o chopp tende a ser levemente mais suave.

  • Andrei, disse tudo!!

    Aqui na Colorado não pasteurizamos o chope, e para quem conhece sabe bem a diferença. “Support your local brewer” assim bebe sempre um produto muito fresco e delicioso!

  • Moro em Santa Catarina e num concurso publico aqui uma resposta considerada certa dizia que o choppe é uma cerveja sob pressão . . . . ora, eu sempre achei que choppe fosse uma coisa e cerveja outra, tanto é que quando peço no bar sei exatamente o que vou beber, mas nao encontrei em parte alguma uma definiçao tecnica que me permitisse entrar com uma ação junto aos formuladores do concurso . . . . .

  • parabens;tirou muito as dovidas

  • 16 Mariana jeronimo

    Olá,minha duvida é: a quantidade de alcoo q conten no chope e na cerveja são iguais?

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]