Cervejas de polvilho, jabuticaba, zimbro e pitanga: Minas Gerais mostrando criatividade

Comentários
2.857 visitas

Concurso premia cervejas com ingredientes “mineiros”

por Fabiana Arreguy*

No último fim de semana a Acerva Mineira realizou a segunda edição de seu concurso interno, chamado informalmente por nós de concurso da “Inconfidência Cervejeira Mineira” . O porque do nome?? Fácil! Além da data fixa, 21 de abril – Dia de Tiradentes, o pai da Inconfidência, a ideia do concurso é encontrar representantes de estirpe para uma “escola mineira de fazer cerveja”. Para tanto é obrigatório o uso de algum ingrediente que remonte à cultura histórico-gastronômica mineira. A edição do ano passado foi tão comentada que levou à organização do concurso nacional das Acervas a incluir em 2012 a categoria livre, com a mesma obrigatoriedade de uso de algum elemento da gastronomia brasileira.

Na primeira edição, em 2011, o concurso mineiro premiou nos primeiros lugares cervejas que levavam boldo, fumo de rolo e doce de leite. Todas inusitadas e deliciosas, belíssimas representantes da cultura de Minas. Sendo assim, a expectativa de todos para este ano era sobre a criatividade dos cervejeiros em encontrar novos elementos, que fossem tão representativos como as do ano anterior. E não é que eles conseguiram mostrar novos ângulos e sabores??

O julgamento foi realizado na sexta-feira, dia 20, na Cervejaria Kud, apoiadora do evento, inclusive com o grande prêmio ao vencedor: brassagem, engarrafamento, rotulagem e distribuição da cerveja com maior pontuação. Julgamento difícil, no qual houve debates intermináveis entre os juízes, que naquele momento se apropriaram das cervejas que julgaram, defendendo-as como se fossem filhas suas. Fato é que foram para o podium final aquelas que, realmente, se sobressaíram no conceito, na criatividade e, acima de tudo, na qualidade.

Beterraba e alfavaca

Das cervejas inscritas, havia ales acrescidas de beterraba, de alfavaca, de zimbro, de jabuticaba – um verdadeiro desfile de ingredientes interessantes, que conferiram efeitos mais interessantes ainda à bebida. Todas elas com boas pontuações, mas as três vencedoras intrigaram os juízes pela complexidade de suas receitas e ainda mais pela técnica dos cervejeiros em torná-las saborosas.
Levou medalha de bronze o advogado Bernardo Gosling que, participando pela primeira vez de qualquer concurso, produziu a Pitãg-ale – uma blonde com folhas e frutos da pitangueira. Ele conseguiu imprimir à cerveja um aroma intenso e perceptível da pitanga. No sabor a fruta também estava lá, com seu travo característico, uma certa adstringência, mas sem nos tirar a vontade de bebê-la.

Em segundo lugar, com medalha de prata, ficou o Daniel Draghenvaard, cervejeiro dos mais criativos em Minas Gerais, reconhecido por seus inquestionáveis hidroméis. A cerveja dele, chamada Minas de Ferro, uma strong dark ale com acréscimo de café arábica colhido no sul do estado e um gruit formado por sálvia, guaco e artemísia, além de melaço de cana, impressionou pela robustez, aromas quase palpáveis de cada elemento e, mais que tudo, pela concepção da receita tão complexa.

Pão de queijo ou cerveja?

Mas foi o João Marcelo Mendes o grande vencedor desse páreo, pela coragem de utilizar um ingrediente nada fácil para uma cerveja. Decidido a levar para o copo um dos elementos que mais representam a gastronomia de Minas Gerais – o pão de queijo – o cervejeiro produziu uma brown ale com polvilho! Isso mesmo, com a goma azeda da mandioca… aquela, com cheiro bastante característico e bem pouco agradável. E o resultado surpreendeu a todos os juízes – não era turva, não era azeda, continha o aroma estranho mas sem chocar. Pela coragem em traduzir um conceito, mostrando não só criatividade mas também muita técnica, a medalha de ouro foi para essa ” Peripécia de São João”, assim chamada pelo João Marcelo.

Agora, é esperar o feriado de Tiradentes de 2013, quando a terceira edição do concurso interno da Acerva Mineira será realizada. Até lá novos cervejeiros farão parte da associação, novas ideias irão surgir e novos conceitos serão criados. Que bom!!!

———————-

Fabiana Arreguy é jornalista e sommelier de cervejas pela Doemens-SENAC. Semanalmente, ela comanda a coluna Pão & Cerveja,fabianaarreguy que vai ao ar todas as sextas-feiras às 11:45 da manhã pela rádio CBN de Belo Horizonte (106,1 FM). Ouça ao vivo o programa ou curta os programas anteriores gravados e disponibilizados aqui no blog pelo BREJAS. Para a experiência ficar completa, acompanhe também o Blog Pão & Cerveja.

0 Resposta para “Cervejas de polvilho, jabuticaba, zimbro e pitanga: Minas Gerais mostrando criatividade”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]