1a. Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja será em março

Comentários
1.419 visitas
Evento fará parte da programação do Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau
Profissionais de diversas áreas que mantêm – de forma profissional ou amadora – blogs a respeito de cerveja vão realizar seu primeiro encontro nacional para discutir os termos de um compromisso com a difusão da cultura cervejeira no Brasil e com a ética na informação. É esperada a participação de pelo menos 30 blogueiros para discutir a redação de uma Carta de Intenções para orientar a relação deste segmento com os demais atores do mercado.
A 1a. Conferência Nacional de Blogueiros de Cerveja (CNBC) será realizada No dia 22 de março (sábado), das 14h às 16h. É parte da programação do Festival Nacional da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina. Somente os blogueiros cadastrados poderão participar das discussões e votações, mas o evento será aberto a interessados (como ouvintes) e à imprensa.
A proposta surgiu da constatação de que o Brasil vive hoje o início de uma revolução cervejeira nos moldes da que ocorreu nos EUA na década de 1980, com a ascensão das cervejarias artesanais e dos fabricantes caseiros da bebida. Para muitos, isso é uma surpreendente novidade. Para os blogueiros especializados em cerveja, é o desdobramento natural de um movimento que começou há cerca de dez anos.
O Brasil possui atualmente cerca de 200 blogs sobre cerveja, sendo que destes por volta de 80 são independentes – ou seja, não são mantidos por bares, cervejarias, importadoras, etc. Sua importância na divulgação das mudanças no mercado brasileiro já não é mais subestimada nem pelas grandes nem pelas micro, pequenas e médias cervejarias que trabalham seriamente.
Nem poderia. Afinal, os blogs sabidamente reúnem os maiores especialistas (amadores e profissionais) na bebida preferida dos brasileiros. Normalmente, são referências para a mídia não-especializada, servindo como fontes das reportagens sobre este fenômeno que têm sido publicadas nos principais veículos de comunicação do país.
Até recentemente, faltava a este grupo um sentido de coletividade, que começou a ser construído em 2011, com a formação de um fórum de debates online, a realização de um encontro informal na feira Brasil Brau e os primeiros esforços de compilação dos blogs existentes no país. Agora, com a realização deste encontro. os blogueiros pretendem definir seus pontos de convergência e trabalhar a partir deles, bem como buscar conciliar as eventuais divergências.

BBC

Evento fará parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau

Profissionais de diversas áreas que mantêm – de forma profissional ou amadora – blogs a respeito de cerveja vão realizar seu primeiro encontro nacional para discutir os termos de um compromisso com a difusão da cultura cervejeira no Brasil e com a ética na informação. É esperada a participação de pelo menos 30 blogueiros para discutir a redação de uma Carta de Intenções para orientar a relação deste segmento com os demais atores do mercado.

A 1a. Conferência Nacional de Blogueiros de Cerveja (CNBC) será realizada No dia 24 de março (sábado), das 14h às 16h. É parte da programação do Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, Santa Catarina. Somente os blogueiros cadastrados poderão participar das discussões e votações, mas o evento será aberto a interessados (como espectadores) e à imprensa.

A proposta surgiu da constatação de que o Brasil vive hoje o início de uma revolução cervejeira nos moldes da que ocorreu nos EUA na década de 1980, com a ascensão das cervejarias artesanais e dos fabricantes caseiros da bebida. Para muitos, isso é uma surpreendente novidade. Para os blogueiros especializados em cerveja, é o desdobramento natural de um movimento que começou há cerca de dez anos.

Mais de 200 blogs cervejeiros no país

O Brasil possui atualmente cerca de 200 blogs sobre cerveja, sendo que, destes, por volta de 80 são independentes – ou seja, não são mantidos por bares, cervejarias, importadoras, etc. Sua importância na divulgação das mudanças no mercado brasileiro já não é mais subestimada nem pelas grandes nem pelas micro, pequenas e médias cervejarias que trabalham seriamente.

Nem poderia. Afinal, os blogs sabidamente reúnem os maiores especialistas (amadores e profissionais) na bebida preferida dos brasileiros. Normalmente, são referências para a mídia não-especializada, servindo como fontes das reportagens sobre este fenômeno que têm sido publicadas nos principais veículos de comunicação do país.

Até recentemente, faltava a este grupo um sentido de coletividade, que começou a ser construído em 2011, com a formação de um fórum de debates online, a realização de um encontro informal na feira Brasil Brau e os primeiros esforços de compilação dos blogs existentes no país. Agora, com a realização deste encontro. os blogueiros pretendem definir seus pontos de convergência e trabalhar a partir deles, bem como buscar conciliar as eventuais divergências.

2 Respostas para “1a. Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja será em março”


  • Deveria poder contar com demais interessados, mediante pagamento, claro, para que haja sustentação. Afinal, mesmo outros blogs podem comentar sobre cerveja, no que contribuiriam para divulgar o trabalho de especialistas.

  • O blog do Cervegelo não estará representado oficialmente.

    Mas deixa aqui os parabéns ao Brejas e ao Maurício Beltramelli, pelo excelente trabalho.

    Parabéns a vocês,

    Cervegelo

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]