Processo de fabricação no contra-rótulo

Comentários
1.830 visitas

Apenas a título de curiosidade, vejam que interessante o contra-rótulo das cervejas Barba Roja (cerveja artesanal argentina): há a descrição do processo de fabricação da cerveja.

Ao que consta, essa não é a única cervejaria que traz tal tipo de informação.

E aí? Vocês acham válida ou não tal iniciativa?

 
imagem-0501

4 Respostas para “Processo de fabricação no contra-rótulo”


  • Interessante a iniciativa, especialmente pra quem não tem a mínima idéia de como as cervejas são fabricadas, visto que tais informações são bastante generalizadas.

    Ainda sonho com o dia em que as cervejarias serão obrigadas por lei a trazerem mais detalhes no rótulo.

    Dentre elas, além do tipo de cerveja, tipo de fermentação, graduação alcoólica, data de fabricação, prazo de validade e ingredientes, gostaria de ler informações mais detalhadas a respeito dos ingredientes (especialmente os “cereais não maltados” ou “adjuntos cervejeiros”), tempo de fermentação, tipo de carbonatação, bem como se ela é filtrada e/ou pasteurizada.

    Pode parecer um sonho muito distante, mas não me parece tão difícil que seja alcançado. Com o atual franco crescimento da “cena cervejeira brasileira” e com a criação de um grupo representativo de consumidores (a exemplo do Zythos na Bélgica) as coisas podem começar a mudar.

    Uma forma bastante simples de alguma alteração começar a acontecer, sem necessidade de tortuosas alterações legais, é através da inclusão destas informações, de forma voluntária, pelas micro-cervejarias. Assim, os consumidores aos poucos perceberiam que algumas marcas fornecem todas as informações sobre seus produtos, enquanto outras não. Num suave processo natural os consumidores começariam a desconfiar dos produtos que não fornecem tais informações, rejeitando determinadas marcas.

    Por enquanto, apenas me resta continuar sonhando…

    Parabéns pelo site, nos vemos na Brasil Brau.
    Abraço,
    Marcos O. Jr.

  • 2 Alexandre A. Marcussi

    Eu, particularmente, curto mais os contra-rótulos que trazem breves descrições degustativas da cerveja, ou então uma descrição do estilo, pois antecipam o que esperar, o que é muito útil para quem não faz questão de ir pesquisar estilos. Da primeira vez que senti aromas de “outras comidas” na cerveja, fui sugestionado em grande medida pelo folder promocional da cervejaria, que estava em cima da mesa (era a maravilhosa Eisenbahn Weizenbock!).

  • Tb concordo que tme coisas melhores para colocar no contra rotulo, como descrição do estilo da cerveja, temperatura para ser degustada, ate dicas de harmonizações, assim como as obrigatoriedades pela lei, Ingredientes, lote, e data e vencimento. MAs eh muito legal a iniciativa de demonstrar um pouco mais da fabricação, quantos de nos naum temos milhoes de amigos que bebem cerveja enm e saber nem do que são feitas nem como são feitas.

  • Interessante iniciativa por ser única, perderia o sentido se todos fizessem o mesmo. E concordo com Alexandre e Reanto, informações sobre estilo, harmonização e degustação são bem vindas.

    É lamentável que alguns produtos, entre eles as cervejas comerciais, tenham conseguido driblar a obrigatoriedade de declaração dos ingredientes com termos genéricos e vagos como cereais não maltados, carboidratos, conservantes ao invés de declarar, de forma transparente, o quanto do extrato é composto de gritz de milho, arroz partido, high maltose e etc.

    Curiosamente, encontra-se na web um documento disponibilizado pela USP e ao que tudo indica, elaborado pela Cervejaria Kaiser onde essa composiçào é mencionada:

    http://www.google.com.br/search?q=high+maltose&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

    Como disseram no video “I am a craft brewerer”: “Eu não adiciono nada à minha cerveja que não seja para realçar seu sabor”.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]