Cervejeiros cariocas recebem “Prêmio Wilhelm IV”

Comentários
414 visitas
Leonardo Botto, Mauro Nogueira e Ricardo Rosa recebendo o Prêmio Wilhelm IV

Leonardo Botto, Mauro Nogueira e Ricardo Rosa recebendo o Prêmio Wilhelm IV

Para quem não fala alemão, o nome é quase impronunciável. Mas não é necessário ser versado no idioma de Goethe para saber que Wilhelm IV foi ninguém menos que o nosso velho conhecido Duque Guilherme IV, da Baviera, o criador da famosa Lei de Pureza da Cerveja — ou, em germânico, Reinheitsgebot.

Pois Wilhelm IV foi o nome escolhido pela Cervejaria Bamberg para batizar o novo prêmio que agracia aqueles que são notórios prestadores de serviços em prol da boa cultura cervejeira. Os primeiros laureados foram anunciados no último domingo, 25/7, durante a megafesta do Festival de Inverno 2010, na sede da cervejaria em Votorantim (SP).

Os três cervejeiros caseiros do Rio de Janeiro Leonardo Botto, Mauro Nogueira e Ricardo Rosa foram os idealizadores do movimento cervejeiro artesanal, criando a primeira ACervA em seu estado. A partir de então, a ideia vem sendo adotada em vários estados brasileiros, com estrondoso sucesso. Leonardo e Ricardo foram, ainda, “pais” de cervejas antológicas como, respectivamente, a já lendária Eisenbahn A Dama do Lago e a internacionalmente premiada Colorado Demoiselle. O trio ainda influenciou inúmeros cervejeiros a iniciarem-se tanto como homebrewers quanto como microcervejeiros.

O tributo, portanto, foi mais do que justo. Parabéns aos precursores do movimento ACervAs!

PremioWilhelmIV2

3 Respostas para “Cervejeiros cariocas recebem “Prêmio Wilhelm IV””


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]