Viagem às grandes cervejarias da Bélgica – St. Bernard

Comentários
1.878 visitas

A “cerveja do padrinho”

O autor deste artigo esteve na Bélgica a convite da Buena Beer Importadora.

Nem bem começava a nossa trip pelas cervejarias clássicas da Bélgica (veja aqui como fui parar lá) e a excitação já dominava os integrantes da delegação brasileira. Foi Paulo Almeida, proprietário do Empório Alto dos Pinheiros, quem deu o alarme: “Mas aquilo lá não é plantação de lúpulo???”

Na mesma hora mais de uma dezena de cabeças curiosas comprimiram bochechas contra os vidros do microônibus. Sim, tratava-se do exuberante campo de lúpulos da St. Bernard Brouwerij, lar das clássicas “cervejas do padrinho”, como são carinhosamente chamadas pelos clientes que lotam o Bar Brejas ávidos por degustá-las.

Campo de lúpulos da St. Bernard Brouwerij.

Mesma receita e ingredientes da melhor cerveja do mundo

A St. Bernard já foi umbilicalmente ligada à abadia católica de Westvleteren — que fica ali pertinho –, produzindo queijos e cervejas sob a égide dos religiosos. Até que, após a Segunda Guerra Mundial, a Ordem Cisterciense decidiu que os produtos que levariam o selo hexagonal trapista nas embalagens deveriam ser obrigatoriamente elaborados dentro dos muros dos mosteiros, sob direção dos monges.

Enquanto os abades de Westvleteren montavam sua própria cervejaria dentro dos conformes da Ordem, o então proprietário da St. Bernard Evarist Deckoninck seguiu em frente com as mesmas receitas de cerveja. Na visita que fizemos às instalações da fábrica, fomos informados à exaustão que as brejas St. Bernardus e Westvleteren — essas últimas consideradas por muitos especialistas as melhores do mundo — são as mesmas, utilizando as mesmas receitas, ingredientes e expertise.

Segundo a cervejaria, as receitas e ingredientes das brejas St. Bernardus — especialmente a Abt 12 — são as mesmas da incensada Westvleteren.

Visite a cervejaria comigo!

Se são mesmo, apenas o degustador poderá avaliar e tirar suas próprias conclusões. Enquanto o faz, passeie conosco pela fábrica da St. Bernard, clicando nas imagens abaixo para vê-las em tamanho grande:

0 Resposta para “Viagem às grandes cervejarias da Bélgica – St. Bernard”


  • Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]