A cerveja novamente no território do vinho

Comentários
393 visitas

ABS1

Conforme anunciado neste Blog, ocorreu na última segunda-feira, 26/10, no Hotel Royal Palm Plaza, a segunda aula de cervejas ministrada por este escriba na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Campinas), entidade que congrega os amantes do vinho e mais uma vez abre suas portas aos sabores das brejas de estirpe.

Desta vez, a pedido da diretoria da ABS, as estrelas foram as cervejas belgas. Selecionei seis rótulos bastante representativos daquela escola cervejeira, todos disponíveis aos degustadores na loja on-line Nono Bier, co-promotora do evento.

Uma vez que as cervejas, conforme a proposta, possuíam força alcoólica equivalente, ordenei-as na degustação conforme a sua predominância de insumos, privilegiando o didatismo das informações transmitidas aos membros da Associação.

Assim, começamos os trabalhos com uma Pauwel Kwak, cuja predominância é dos maltes. Seguimos com a trapista Orval e a nova Gouden Carolus Hopsinjoor, ambas de predominância lupulada. Depois, foi a vez das brejas cuja predominância é das leveduras: Boon Oude Gueuze Mariage Parfait, Tripel Karmeliet e Gouden Carolus Cuvée van de Keiser Blauw.

Seguindo o altíssimo “padrão de qualidade” da ABS, todas as amostras se encontravam rigorosamente nas temperaturas recomendadas para o consumo, e foram servidos apenas cerca de 50 mililitros de cada breja, tudo a fim de possibilitar a correta identificação dos aromas e sabores, sem perda de paladar. Havia disponíveis fichas de degustação e avaliação do Ranking BREJAS, e os convidados divertiram-se a valer conferindo notas às cervejas degustadas.

A plateia, formada por experientes degustadores de vinhos — e nessa condição, possuidora de sentidos aguçados e diferenciados — se mostrou, como na primeira aula, extremamente atenciosa. É gratificante constatar, através das inúmeras perguntas, que o pessoal anda genuinamente interessado em conhecer mais sobre cervejas especiais. Mais uma vez, beer evangelização feita!

E que venha a próxima degustação!

3 Respostas para “A cerveja novamente no território do vinho”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]