Vem aí o lúpulo brasileiro

Comentários
7.614 visitas

LupuloBrasileiro

O “milagre” do lúpulo na Serra Catarinense

Os municípios situados na região serrana de Santa Catarina estão prestes a receber um dos maiores investimentos dos últimos tempos: A produção de lúpulo pode alterar toda a economia da região. Trata-se da produção e fracionamento do lúpulo, uma planta de origem européia usada para fabricação de cervejas, biocombustíveis e medicamentos.

Uma plantação experimental de 15 hectares foi realizada em Urubici (SC) desde 2008 e, segundo os técnicos, com as condições climáticas e de solo favoráveis, o resultado foi excelente, sendo que a planta tem a mesma qualidade da produzida na europa.

Lúpulo é “interesse nacional”

André Vianna, sócio da empresa BioTec Soluções e Inovações Agroindustriais, com sede no Rio de Janeiro, explica  que o lúpulo será cultivado pelos produtores interessados em municípios da Serra Catarinense como São Joaquim, Painel, Urubici, Bom Jardim, Urupema, Rio Rufino, entre outras. Para realizar o beneficiamento do produto, o interesse é instalar a agroindústria na cidade de São Joaquim.

“Em reunião no Ministério da Agricultura, foi confirmado que o cultivo do lúpulo é de interesse nacional, já que o Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de cerveja e, consequentemente, um dos maiores importadores de Lúpulo no mundo. Toda vez que abrimos uma cervejaria no nosso país, estamos contribuindo para a geração de empregos nos EUA, Alemanha, ou China. A visão do projeto é realmente esta, mudarmos a dependência externa e gerarmos empregos na Serra Catarinense, que possui um clima europeu em pleno território brasileiro”, conclui Vianna.

Fonte: São Joaquim On Line

4 Respostas para “Vem aí o lúpulo brasileiro”


  • Muito bem-vinda a notícia, tomara que esta e outras iniciativas de produção local de lúpulo sejam bem-sucedidas. É um passo importante para o desenvolvimento de um estilo cervejeiro 100% local.

  • 2 Januario Pereira

    Fico feliz por finalmente saber que estão tentando produzir lupulo no Brasil. Estive na produção de lúpulo
    durante trinta e cinco anos em Portugal e acredito que não será difícil avançar com a produção no Brasil desde que a inústria cervejeira estejaverdadeiramenteinteressada
    nisso.É que os valores com a compra de lúpulo são muito elevados e isso dificulta as coisas.

  • Excelente notícia !!!

    Estaremos eliminando mais um item de alto valor agregado da balança comercial brasileira.

  • Existe alguma possibilidade de Lúpulo ser produzida em regiões de Minas Gerais?
    Onde o clima é mais quente?

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]