Quem quer ser mestre cervejeiro?

41 Comentários
36.290 visitas

mestrecervejeiro

O caminho é longo, mas o pontapé inicial pra quem quer ser mestre cervejeiro pode ser dado aqui mesmo, no Brasil. Mais precisamente na pequena cidade de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, onde há uma unidade do SENAI.

Em 1992, o Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (Cetec), ligado à entidade, inaugurou o Curso Técnico Especial de Cervejaria, por meio de um convênio firmado com as cervejarias Antarctica, Brahma e Kaiser, que se reuniram com a Fundação Hans Seidel, ligada ao governo do Estado da Baviera (Alemanha), com a Krones, fabricante alemã de equipamentos cervejeiros, e com a Doemens Akademie, tradicional escola técnica formadora de mão-de-obra cervejeira.

Para viabilizar o curso, foi montada uma planta-piloto com equipamentos alemães de última geração, capaz de produzir 550 litros de cerveja por processo. Dessa forma, com a força da parceria, foi criada a mais moderna escola

O SENAI de Vassouras (RJ)

O SENAI de Vassouras (RJ)

de cervejaria da América Latina, que forma profissionais dentro dos rigorosos padrões estabelecidos pelos famosos mestres cervejeiros da Alemanha.

A cervejaria-escola, que ocupa uma área de dois mil metros quadrados, é formada pelos setores de maltearia – com capacidade para processar 110 quilogramas de malte de cevada –, cozimento, fermentação, maturação, filtragem e enchimento de barris e de garrafas (cerca de 3 mil garrafas/hora).

O curso de técnico especialista em cervejaria do SENAI-RJ tem duração de um ano, com seis módulos, e é realizado por meio do sistema dual, que intercala períodos de aprendizagem na cervejaria-escola e numa das fábricas conveniadas. O aluno precisa cumprir uma programação obrigatória antes de cada módulo, e o curso começa com um estágio de três meses na fábrica, seguido de um período de cinco semanas na escola, para aulas práticas e teóricas. Quando estão nas fábricas, os alunos permanecem sob supervisão de mestres cervejeiros, que enviam relatórios à escola sobre o desempenho de cada um.

Além do curso técnico, a cervejaria-escola promove seminários e cursos de curta duração, para atender a necessidades específicas, tanto de indústrias brasileiras quanto estrangeiras, em parceria com entidades como o mestrecervejeiro2Conselho Brasileiro de Tecnólogos em Cerveja e Malte (Cobracem) e a Associação Latino-Americana de Fabricantes de Cerveja (Alaface).

Ao completar o curso técnico em cervejaria, além do diploma do SENAI-RJ – válido em todo o país e reconhecido pelo Conselho de Educação do Rio de Janeiro –, o aluno recebe um certificado expedido pela Câmara de Indústria e Comércio de Munique e da Baviera Superior. Com ele, o técnico pode se formar em mestre cervejeiro na Alemanha sem a obrigação de prestar exame de aptidão profissional, bastando comprovar experiência prática de dois anos após a conclusão do curso. O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ) também concede ao formando o registro profissional.

Mais informações podem ser obtidas no site da Firjan (Fundação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro). Daí, é só estudar e estudar…

Cursos do BREJAS

Confira o programa de Cursos e Palestras do BREJAS. Para quem quer aprender a fazer a própria cerveja em casa, não perca o Curso de Cervejas Artesanais. Para degustar com conhecimento, o Curso de Degustação de Cervejas e Cultura Cervejeira é a pedida. E, para um evento realmente diferente na sua empresa, com informação cervejeira e também diversão, a Palestra-Apresentação corporativa O Mundo da Cerveja.

41 Respostas para “Quem quer ser mestre cervejeiro?”


  • Seria ótimo se tivesse esse curso aqui no Sul…

  • Qual é a base do sálario de um Técnico em cervejaria?

  • Apo o termino do curso e facil de achar trabalho, qual a base inicial de salario.

  • 4 Joaquim do Valle

    JÁ TRABALHO NUMA CHOPERIA, NÓS FAZEM CHOPP ARTESANAL, QUERIA SABER QUANTO QUE É, ESSE CURSO DE CERVEJEIRO, SE E VANTAJOSO, FAZER O MESMO. POIS QUERO PASSAR PRO MEU PATRÃO AS CONDICÕES DE PAGAMENTO. AGUARDO UMA RESPOSTA DE VOCÊS. POR ENGUANTO MUITO OBRIGADO!!!!!

  • Ola moro na paraiba andei olhando muito sobre cerveja principalmente na parte de fabricar tenho muita vontade de ser mestre cervejeiro .O senai-PB ainda nao tem gostaria que voces do senai-RJ entrasse em contato para abri cursos de cervejeiro aqui na paraiba aguardo respostas sobre essa dica ok.

  • DEVE SER NA MÉDIA DE UNS 2 MIL A 5 MIL DEPENDENDO DO CERVEJEIRO E DA CERVEJARIA

  • 7 Vinicius Rodrigues

    Todas as grandes cervejarias pedem este curso para contratar profissionais, ja ouvi falar de salarios que podem chegar a 20.000,00. Alguem sabe o custo do curso?

  • 8 Vinicius Rodrigues

    So esta disponivel no Rio? e o tempo de duração?

  • bom trabalho a um bom tempo com cerveja e sei que esse curso vale a pena,aqui na cervejaria que trabalho eles valorisao muito esse diploma e estou juntando cada centavo meu para poder ir fazer a prova norio e poder custear esse curso…bom para que gosta de quimica o caminho é esse,tem que ter paciencia,quem tiver duvida me pergunte e eu respondo com toda a certesa,sobre cervejaria

  • 10 Reinaldo Anselmo de Suza

    Quero saber, quando e como se inscrever para a próxima turma do Curso Técnico em Cervejaria ? Será ainda em 2010 ou 2011.
    Obrigado

  • A turma deste ano ja está no 4º mês. O valor total do curso pode chegar a R$ 18 mil, com hospedagem e elimentação.
    O curso é integral, das 9 da manha as 17 horas com intervalo de 1 hora de almoço.
    Realisei no mês passado o mesmo curso básico com duração de 2 semanas. Foi maravilhoso, porem, super puxado.
    Tem que ter muita disposição pra enfrentar.
    Salario inicial de quem tem esse curso varia de 2.300 e pode chegar a uns 10 mil depois de muitos anos.

  • Bom dia, gostaria de saber quando vai ser a proxima turma e como posso me escrever, e mais informação sobre o curso tipo valor, tempo, estadia pois sou de Itaborai-RJ
    desdeja sou grato.

  • Gostaria de saber informações do curso… já li várias matérias sobre o assunto e até pesquisei no próprio site do SENAI mas não encontrei nenhum dado do curso.
    Quero muito saber os valores e datas para a realização das provas.
    Obrigada

  • Boa tarde gostaria de saber qual é o valor do curso, e quais são os horários de aula, sendo diurno noturno ou integral.

  • quero saber se tem esse curso no interior de sp

    araraquara

  • 16 sebastiao e. romao

    GOSTARIA DE SABER SE TEM ESTE CURSO AQUI NO INTERIOR DO PARANA, NORTE PIONEIRO E QUAL PODERÁ SER O CUSTO, E O TEMPO DE DURAÇÃO, REGIAO DE OURINHOS SP, JACAREZINHO PR, SANTO ANOTNIO DA PLATINA PR.

  • Gostaria de saber quais são os prerequisitos para ingressso neste curso. Há necessitade de profundos conhecimentos em Química?

  • Gostaria de saber se este curso tem em Porto Alegre Rio Grande do Sul?

  • 19 orlando de oliveira santos

    Gostaria muito que aqui na Bahia tivesse um curso desse,sera que vcs nao poderiam fazer um curso aqui ,mesmo que fosse com menos tempo?

  • Gostariade saber? já trabalho em um EMPRESA DE CERVEJA COMO FAÇO PARA SABER O PREÇO.do curso de mestre cervejeiro.gostaria de ter uma resposta, agradeço desde já.

  • 21 Adauto do Nascimento Gomes

    Onde tem este curso em Santa Catarina ou mais perto.

  • 22 Pedro Francisco

    Gostariade saber se vocês não poderiam trazer um curso desses para Teresina – Piauí, preciso me preparar para produzir cerveja artesanal e este curso serial o ideal para minhas pretenções, me informem preço do curso e se não puder ser aqui, qual o local mais perto de minha cidade.

    Grato,
    Pedro Francisco.

  • Prezaria saber se existe este curso em algum lugar da Minas Gerais??
    Grato pela informação.
    Anderson.

  • Bom dia!

    Se possivel, gostaria que me ajudassem com uma vaga que tenho em aberto para tecnico cervejeiro da Skincariol em Alagoinhas/ Ba.

    Pedir para os interessados na vaga, encaminhar curriculo para:[email protected].

    Desde já, obrigada pela atenção!

    Jaqueline Falcão

  • Bom dia!

    Se possivel, gostaria que me ajudassem com uma vaga que tenho em aberto para tecnico cervejeiro da
    schincariol em Alagoinhas/ Ba.

    Pedir para os interessados na vaga, encaminhar curriculo para:[email protected].

    Desde já, obrigada pela atenção!

    Jaqueline Falcão

  • Bom dia, gostaria que me ajudassem a sanar algumas dúvidas, são elas:
    – existe limite máximo de idade para fazer o curso e para ingressar na profissão (as cervejarias contratam pessoas acima dos 40 anos de idade)?
    – qual o salário oferecido atualmente para recêm formados?
    – no Rio de Janeiro somente encontro o curso em Vassouras, não tem na Capital do RJ?
    – qual é o valor do curso?

    Agradeço muito por me sanarem estas dúvidas pois tenho real interesse em ingressar nesta profissão.
    Um abraço. Marcelo

  • Bom dia!
    Para fazer esse curso existe idade minima ou maxima?tenho interrece em fazer esse curso?

  • Boa noite!
    Gostaria de fazer esss curso tem idade maxima para realizr?

  • olar gostaria de saber o valor do corsor de mestre cervejeiro eu tenho um pouco de esperiencia na fabricacao da cerveja artesanal trabalhei.

  • quero saber porque nao vem dar esse curso aqui na bahia?aqui em salvador bahia seria muito bem vindo,eu quero fazer mais nao temos esses cursos por aqui,cerveja artesanal.

  • 31 Maurício Vieira

    Eu vou fazer o curso esse ano que começará no dia 5/3. O preço do curso são dez parcelas de mil trezentos e pouco e o curso tem duração de 10 meses. Eu moro em vassouras-RJ onde acontece o curso e é o único da américa latina. Qualquer dúvida podem me mandar um e-mail ([email protected]) que eu passo la no senai e pergunto.

  • 32 Domingos Savio de Souza Nogueira

    Como posso saber sobre o curso; mensalidade do curso; se tem limite de idade.

  • Boa tarde gostaria de saber como faço para me escrever.deis de ja agradeço.

  • 34 Maurício Vieira Rodrigues

    http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fglobotv.globo.com%2Frede-globo%2Fbom-dia-rio%2Ft%2Fedicoes%2Fv%2Fsetor-de-bebidas-pode-oferecer-boas-oportunidades-de-emprego%2F1789633%2F&h=uAQGHuZOfAQEn-oF0sWYz5IfurVzg1c60Z9QxLhYSzb5l7g Aqui ta o link da entrevista transmitida pela globo no dia 30-01-2012 com um professor do Senai de Vassouras. No vídeo estão todas as informações do curso.

  • Boa noite, gostaria de saber se tem que ter algum grau de escolaridade, e quanto custa o curso. Obrigado.

  • 36 PASCHAOL DA SILVA

    Bom dia!
    Para fazer esse curso existe idade minima ou maxima?tenho interrece em fazer esse curso?

    POR FAVO ME ENVIE MAIS INFORMASOES DESTE CURSO

  • 37 Edson Frederico Liesenberg

    curso de tecnico cervejeiro acessem é em Blumenau-SC; http://www.asselvi.com.br.

    É muito Bom já o fiz e recomendo, os professores são mestres cervejeiros formados pela escola europeia.

  • Gostaria de informacoes deste curso no rio de janeiro

  • gostaria de saber qdo começa a inscriçao ?

  • 40 nelson arcoverde alves

    boa noite!!!sou de carapicuiba sp,e gostaria de saber quando e onde fazer a inscriçao!!!

  • Preciso saber o preço desse curso, me interessei muito em fazê-lo depois de uma conversa com um médico cirurgião plástico amigo meu, ele acha que devo fazer esse curso e trazer essa novidade para minha pacata cidade.
    Moro em São José do Calçado, estado do Espirirto Santo, meu telefone celular é (28) 99026268. Aguardo contato.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]