Bares que Amamos – HOFBRÄUHAUS AM PLATZL

Comentários
497 visitas

hofbrauhaus1.JPG

Platzl 1, Munique, Alemanha.

Mais que uma simples cervejaria, a Hofbräuhaus faz parte da história alemã. É uma verdadeira máquina do tempo, onde se vislumbra uma Baviera que não existe mais. Ou, de outra forma, onde mais se pode ver os habituées de lederhose (o traje típico bávaro) em mesas cativas nas quais a bandinha da casa, vez por outra, deixa o palco e faz uma apresentação exclusiva? Em qual outro bar você é praticamente obrigado a brindar alegremente com desconhecidos do mundo todo a cada vez que é tocado o “Ein Prosit” — hino mundial dos beberrões?

Completando neste ano nada menos que 400 anos de atividade, a saga da cervejaria renderia um romance dos bons. Tudo começa  no final do século XVI com o Duque Guilherme V, da Baviera (herdeiro de Guilherme IV, aquele da Reinheitsgebot), o qual se recusou a pagar os altos preços da cerveja que era comprada em Einbeck, na Baixa Saxônia. Estava fundada a Hofbräuhaus que, em alemão, significa literalmente “cervejaria da corte”, o que imediatamente salvaria as finanças do reino bávaro.

Há histórias incríveis rondando a cervejaria. Conta-se que, na Guerra dos Trinta Anos, o exército sueco, prestes a invadir, saquear e incendiar Munique, foi apaziguado após receber de presente 60 mil litros da cerveja, poupando a cidade. E que o incêndio que assolou a capital bávara no inverno de 1823 foi debelado com a breja da cervejaria, já que a água estava congelada.

Personagens históricos fartaram-se em beber dos seus canecos, como Sissi, a imperatriz austríaca e Vladimir Lênin o qual escreveu em suas memórias que se lembrava “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”. Foi lá que Adolf Hitler organizou, entre uma Dunkel e uma Helles, as cartas contendo os ideais do Partido Nazista.

hofbrauhaus2.JPG

“Isso é programa de turista”, dirão os viajantes mais tarimbados, com razão. A Hofbräuhaus vive lotada em qualquer época do ano. Espere, por exemplo, topar com hordas de turistas japoneses entrando, tirando fotos e saindo logo em seguida. Nada disso, porém, tira o clima absolutamente festivo das mesas animadas pela bandinha típica bávara que toca ininterruptamente das 10 da manhã às 11 da noite, o que faz virar fichinha entornar os canecões de 1 litro de cerveja (conhecidos como Mass) acompanhados da mais típica Weisswurst (salsicha branca). Prosit!

munique001.jpg

Na imagem acima: Confrades brejeiros Daniel C., Ricardo Sangion e Mauricio Beltramelli na primeira visita à Hofbräuhaus, em agosto de 2004.

hofbrauhaus3.jpg

2 Respostas para “Bares que Amamos – HOFBRÄUHAUS AM PLATZL”


  • Também conheci este templo mundial da cerveja, foi em Outubro de 2007 e rolou muitos litros por dia, uau… saudades. Ainda bem que vende o chopp e a cerveja deles aqui em Campinas.

  • Acabei de passar por lá e realmentre para quem gosta de cerveja é o “templo”. Aqueles copões de 1 litro são fantásticos.

Os Comentários estão suspensos.


Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]