A Amazônia que faz cerveja

Comentário
1.984 visitas

amazon1

Vem aí a Amazon Beer, de Belém do Pará

Há  onze anos o empresário Arlindo Guimarães faz cerveja artesanal no Pará. Há onze anos é ignorado por quem não nasceu paraense ou mora naquelas bandas. Entre eles e nós, habitantes do Sudeste e do Sul, ergue-se uma verdadeira muralha cultural. Quem está aqui não imagina o que tem e o que se faz lá. É o preço que se paga pela imensidão territorial do país.

A muralha, porém, está prestes a cair, ao menos sob o ponto de vista cervejeiro. É esperada para o mês de junho a

O empresário Arlindo Guimarães

O empresário Arlindo Guimarães

 chegada de dois rótulos da Amazon Beer. Inicialmente, a distribuição deverá acontecer em São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa possui planos para iniciar a exportação para a União Europeia em breve.

Comitiva cervejeira na floresta

Na semana passada, eu e um grupo de cervejeiros estivemos em Belém a convite da cervejaria a fim de conhecer sua novíssima planta industrial, com capacidade inicial de 30 mil litros por mês. Na comitiva, nomes conhecidos no meio cervejeiro nacional, como Cilene Saorin (mestre cervejeira e sommelier de cervejas), Cássio Piccolo (Bar FrangÓ), Marcelo Carneiro (Cervejaria Colorado), Juliano Mendes (Cervejaria Eisenbahn), Edu Passarelli (blog Edu Recomenda e bar Melograno), Sady Homrich (consultor de cervejas), Gilberto Tarantino (Tarantino Importadora) e Rodrigo Martins (chef de cozinha do restaurante Vino!).

A Amazon Beer funciona desde 2000 como brewpub na Estação das Docas, moderno centro de lazer da capital paraense. Tem em seu portfólio seis rótulos: River (Premium Lager), Forest (Standard Lager),  Weiss (weizenbier), Bacuri Beer (Specialty Beer), Red (Viena Lager) e Black (Dunkel). A logomarca da cervejaria, bem como os rótulos das brejas a serem envasadas, foram criados por ninguém menos que o americano Randy Mosher, notório escritor e designer cervejeiro — são deles os rótulos da Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto (SP).

O que diabos é bacuri???

Dentre todas as brejas da Amazon, talvez a mais notável seja a Bacuri Beer, cerveja de baixíssimo potencial alcoólico elaborada com bacuri, uma fruta típica amazônica cujo aroma lembra vagamente a lichia. Destacam-se também a Amazon Red com sua feliz combinação de maltes caramelizados, e a Amazon Weiss, “redondinha” dentro do estilo proposto e de refrescância matadora. Todavia, a fim de “testar” o mercado consumidor, a escolha recaiu, ao menos por enquanto, nas Amazon River e Forest, estilos mais conhecidos do público em geral.

As opções foram acertadas? Na modesta opinião desde escriba, sim. Mas um pouco mais de ousadia não faria nada mal. Já que estão chegando até aqui e além, eu apostaria na curiosidade do público do resto do Brasil que não tem a mais vaga ideia do que seja o bacuri. De todo modo, vale, e muito, experimentar as loirinhas que aportarão aqui, em especial a ultra-refrescante e interessantemente lupuladinha Amazon River.

Experiências de novos sabores em andamento

O inquieto Guimarães e o mestre cervejeiro Reynaldo Fogagnoli — conhecido por aqui por ser proprietário da Cervejaria Universitária, de Campinas (SP) — andam testando mais sabores amazônicos, em especial de raízes, e prometem novidades para breve. A Amazon Beer terá um stand na feira Brasil Brau 2011, que acontecerá em julho na capital paulista.

Confira a seguir algumas imagens da visita da comitiva cervejeira à Amazon Beer: 

1 Respostas para “A Amazônia que faz cerveja”


Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]