Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.8 87
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
08 de Setembro de 2008 17236
(Atualizado: 29 de Novembro de 2015)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10


A "Notre-Dame de Leffe" é uma histórica Abadia belga localizada na região da Valônia, especificamente no distrito de Leffe, ao norte de um vilarejo chamado Dinant. Comandada pelos padres da "Ordem Premonstratense dos Cónegos Regulares" (antigos "Norbertinos"), sua fundação remonta ao longínquo ano de 1152, porém só em 1240 iniciou-se a produção cervejeira.

Durante os séculos a Abadia passou por inúmeros revezes, incluindo uma inundação em 1460 e um incêndio em 1466. Com o advento da Revolução Francesa, o local foi fechado e abandonado - sendo restabelecido mais de um século depois, em 1929. Já produção cervejeira foi retomada em 1952, porém não mais ocorrendo nas dependências da abadia.

No decorrer das últimas décadas, a produção foi assumida por grandes grupos cervejeiros que pagam à Abadia de Leffe o direito de uso da marca. Hoje, sob o comando da AB-Inbev, toda a linha é produzida em Leuven, na fábrica da Stella Artois.

Apesar disso, fãs da marca podem degustar e conhecer mais sobre as cervejas na "Maison Leffe" - uma espécie de centro de visitação e hotel (sim, você pode se hospedar lá) localizado próximo à Abadia, na vila de Dinant. O local funciona num antigo prédio que durante muitos anos abrigou um monastério.

VIEILLE CUVÉE

Quem se arriscar numa pesquisa online perceberá o quão difícil é encontrar informações confiáveis a respeito da "Vieille Cuvée". Completamente ignorada peloo site oficial, o rótulo desperta especulações: seria apenas um nome diferente para a já conhecida "Leffe Radieuse" ou uma outra cerveja? Sabemos a que linha "Leffe" tem um forte histórico de brassagens únicas e edições especiais. Contássemos todos os já rótulos lançados pela marca e facilmente ultrapassaríamos os 20.

O fato é que a "Vieille Cuvée" é sim muito parecida com a "Radieuse", mas uma comparação entre as duas mostra diferenças sensoriais significativas. A hipótese mais plausível é de que se trata da própria "Leffe Radieuse"(feita com malte de cevada, milho, lúpulo, coentro e casca de laranja), só que numa versão envelhecida. Arrisco ainda dizer que esse envelhecimento deve ter sido forjado artificialmente, à exemplo da "Kasteel Cuvée Du Chateau" que admite a artimanha. Isso significa que as características da cerveja envelhecida seriam simuladas na cerveja nova por meio de processos industriais.

Líquido translúcido de coloração âmbar. No cálice, exibe farto colarinho bege de longa permanência.

Aroma de malte caramelizado riscado por ésteres frutados, leve citricidade e especiarias. Notas de calda de framboesa, doce de maçã e uva passa ganham destaque. Suave floral, cravo e coentro acenam ao fundo.

No palato mostra corpo e carbonatação elevados com expressivo dulçor de malte e traços de esterificação. Nuances de açúcar queimado, frutas vermelhas e uva passa mesclam-se a especiarias e leve citricidade. Final doce, alcoólico, moderadamente tostado e condimentado - quase licoroso. Notas de cravo e madeira sublinham o 'aftertaste'. Média 'drinkability'.

A impressão geral é de que os mesmos elementos sensoriais da "Radieuse" aparecem aqui, mas em intensidades diferentes. Nesse sentido a "Vieille Cuvée" parece ser um pouco mais "aberta", privilegiando a expressão dos ésteres em detrimento do malte.

Diferenças à parte, o fato é que ambas são cervejas competentes com excelente custo-benefício. Deguste você também as duas lado a lado e tire suas conclusões!

Detalhes

Degustada em
28/Novembro/2015
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 9,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 3 0

Comentários

3 resultados - mostrando 1 - 3
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
02 de Dezembro de 2015
Entrei tantas vezes no site da Leffe e nunca percebi que essa breja não estava na lista... tenho que prestar mais atenção hehe. Muito gostosa mesmo, pena ser mais ainda mais difícil de achar do que a Radieuse.
02 de Dezembro de 2015
Em resposta a earlier comment

É mesmo, Giovani. Inclusive na promoção Black Friday do Empório ela não abaixou de preço, mantendo-se à 9,50.
02 de Dezembro de 2015
Em resposta a earlier comment

verdade, fiquei esperando por ela e nada... só entrou naquela promoção do meio do ano.
3 resultados - mostrando 1 - 3
Cadastre-se