Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 5
Bélgica
Thiago CS
Thiago CS
08 de Agosto de 2011 3463
(Atualizado: 31 de Dezembro de 2017)
Avaliação Geral
 
4.2
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Cultuada por 'beergeeks' dos quatro cantos do mundo, a Cantillon é uma pequena cervejaria familiar localizada em Anderlecht - uma comuna de Bruxelas. Fundada em 1900 por Paul Cantillon, sua especialidade é a produção de cervejas de fermentação espontânea conhecidas como 'Lambics'. Hoje sob o comando de Jean-Pierre Van Roy (casado com a neta do fundador), a empresa produz cerca de 2500 hectolitros/ano.

Desde 1999, todos os cereais utilizados pela Cantillon têm procedência "orgânica". Como cada uma de suas garrafas leva cerca de três anos para ficar pronta, foi somente em 2003 que a primeira safra 100% orgânica pôde ser comercializada.

Quem se propõe a visitar a cervejaria tem a chance de fazer um tour pela fábrica, ou ainda tomar lotes muitas vezes limitados que só podem ser consumidos no local.

IRIS

*Envasada em 20/05/2016 - teor alcoólico de 6.5% ABV

Diferente dos demais rótulos da casa, a Iris não emprega os usuais 35% de trigo e 100% de lúpulo velho na receita. Em vez disso, leva apenas malte de cevada tipo 'Pale Ale', 50% de lúpulo velho e 50% de lúpulo 'Saaz' fresco (o que a descaracteriza como uma 'Lambic' propriamente dita). Amargor de 45 IBU.

Após dois anos de maturação em barris de carvalho, ela recebe nova adição de lúpulo 'Saaz' fresco (através do método de 'cold-hopping') e permanecerá ali durante mais duas semanas até o envase. A pouca carbonatação que contém se dá pela refermentação na garrafa. Cada unidade de Cantillon Iris é safrada, pois sua produção ocorre uma única vez por temporada.

Líquido avermelhado de razoável turbidez. Na taça, nenhuma formação de espuma.

Aroma complexo, unindo notas de frutas maduras, malte e lúpulo a elementos 'funky', fenólicos e amadeirados. Toques herbáceos/terrosos de lúpulo, vinho branco, suor e maçã se destacam. Damasco seco, pimentão vermelho, leve caramelização e barril vêm de fundo.

De corpo baixo e carbonatação mínima, seu sabor vai do ácido ao amargo, passando sempre pelo 'funky' e com sutil caramelado. Sugestões de vinho branco, maçã vermelha e pimentão insinuam-se no palato. Traços minerais, terrosos e condimentados surgem complementares. Final seco ao mesmo tempo azedo, amargo, amadeirado e salgado. O caráter tânico do barril se prolonga no retrogosto.

Com suave caramelização e aroma/amargor de lúpulo pronunciados, o resultado é uma 'Sour Ale' que se distingue do perfil clássico das 'Lambic' sem se afastar por completo da identidade basal do estilo. Tendo a oportunidade, não deixe de experimentá-la!

Detalhes

Degustada em
27/Dezembro/2017
Envasamento
Volume em ml
750 ml
Onde comprou
Wbeer
Preço
R$ 161,40
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se