Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.4 16
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
26 de Agosto de 2008 5251
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
7/10
Aparência
 
3/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A Cantillon Kriek é do estilo lambic-fruit, o qual caracteriza cervejas de alta fermentação feitas a partir de fermentação espontânea (sem adição de fermento) à base de trigo e malte de cevada em que as bactérias e microorganismos presentes no ambiente se encarregam de fazer o resto, surgindo assim uma Lambic. Na fase de maturação se adiciona fruta, no caso cerejas, passando a ser uma Lambic-fruit. No estilo predomina o aroma da fruta assim como no sabor a mesma se evidencia com intensidade. Possuem pouco adocicado e não se prestam à guarda. O aroma ácido/azedo que caracteriza as lambic's lembra nitidamente celeiro, couro etc. O lúpulo usado é envelhecido e se presta à conservação e não para conferir amargor. É estilo nativo da região de Bruxelas na Bélgica e as frutas mais comumente usadas são cerejas e framboesas, mas atualmente a variedade empregada aumentou bastante tais como pêssego, morango, damasco e etc. Curiosidade: como o fermento e as bactérias necessárias para a produção da cerveja encontram-se no ar, dentro da cervejaria, o ambiente não pode ser limpo para que o equilíbrio local não seja alterado.

É produzida pela Cervejaria Cantillon, instalada na cidade de Bruxelas na Bélgica e sua história remonta ao ano de 1900 quando foi fundada por Paul Cantillon. É a última cervejaria da região de Bruxelas e atualmente a quarta geração da família está a frente da cervejaria. No local há um museu de Geuze em cuja visitação se pode encontrar maquinário antigo de produção cervejeira. No amplo portfólio há uma quantidade considerável de cervejas com altas avaliações em sites gringos e afora as comemorativas também são produzidas cerca de 10 (dez) cervejas regulares, destacando-se a clássica Bruocsella Grand Cru, a Saint Lamvinus e a Vigneronne (adição de uvas em ambas), a Geuze etc.

Engarrafada em 07.12.2009 - validade 2015. A garrafa de 375ml é verde, tampa preta, e vem ilustrada com a gravura de uma cerejeira à frente de um vilarejo. No contra-rótulo se pode encontrar os ingredientes, temperatura de serviço, graduação alcóolica etc. Como dito anteriormente as lambic-fruit não 'devem' ser guardadas por longo período. Isto porque o prazo de um ano é um bom lapso para se aproveitar o aroma/sabor da fruta em toda a sua plenitude. A partir daí o caráter de lambic vai se intensificando.

Vertida na tação revelou um líquido de coloração avermelhado claro, opaco, com espuma rosada de médias formação, volume e persistência e sem lacing. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma é agradavelmente azedo e frutado, ostentando vinagre, limão, madeira, cortiça, curral, couro, marzipã e reminiscências de cereja. Sem malte, lúpulo ou álcool.

O sabor é complexo e sobressai a acidez, lembrando nitidamente vinagre, mas que não chega a ser agressivo, podendo-se perceber um bom equilíbrio. A cereja é apenas sutilmente perceptível vez que passados quase 04 (quatro) anos do engarrafamento. Saliente mesmo está o caráter azedo/ácido de lambic com intensas notas de terra, couro, celeiro, madeira e salgado. A carbonatação é média-alta e o corpo é leve. O final é extremamente seco e adstringente e o retrogosto é longo e azedo. O álcool de 5,0% ABV é discreto e harmoniza o conjunto. Boa drinkability!

Estilo tradicional e selvagem! Realmente se trata de uma cerveja bruta do tipo ame-a ou odeie-a. Confesso que ainda estou me habituando à tanto azedume e acidez, mas posso dizer que encontrei uma agradabilidade e refrescância no conjunto e digo que vale outras degustações como forma de ir aprimorando o paladar. Afinal, se os belgas apreciam tanto as lambic's é possível, a meu ver, se agradar delas.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
14/Setembro/2013
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl
Preço
6,30 euros
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se