Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 50
Bélgica
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
15 de Setembro de 2008 10679
(Atualizado: 04 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A cervejaria "Lindemans" fica na pequena cidade belga de Vlezenbeek, região de Brabante, ao sudoeste da capital Bruxelas. Sua especialidade é a produção de cervejas de fermentação espontânea tipo 'Lambic' e suas correlatas como 'Gueuzes' e 'Lambic - Fruit Beers'.

Tudo começou em 1822 quando Joo Frans Lindemans casou-se com a filha de um fazendeiro e passou a trabalhar na propriedade do sogro. Se durante o dia ajudava a tocar a lavoura, era a noite que se ocupava em fazer cerveja tipo 'Lambic'.

Durante os meses de inverno pouco havia que ser feito nos cerca 75 hectares da fazenda. Com isso os muitos homens e mulheres que trabalhavam ali passaram a ajudá-lo na produção da bebida. O que a princípio se iniciara como um mero 'hobby', aos poucos tomou ares de atividade séria. Assim a produção de cerveja foi gradualmente ganhando mais importância do que a agricultura tornando-se, mais adiante, a atividade principal da fazenda.

Hoje a cervejaria é comandada pela sexta geração da família Lindemans.

Lançada em 1978, a 'Lindemans Faro' é uma cerveja tipo 'Lambic' maturada em tonéis de carvalho por um ano com posterior adição de xarope de açúcar. Historicamente as 'lambics' do tipo 'faro' levavam açúcar mascavo como forma de equilibrar a forte acidez naturalmente presente em uma cerveja de fermentação espontânea.

Líquido translúcido de coloração âmbar acobreada. Vasto acúmulo de partículas permanece no fundo da garrafa. Na taça exibe elevado formação de creme bege de média permanência.

Aroma bastante complexo com forte presença de madeira e traços vínicos que lembram um espumante. Toques frutados, azedos e fenólicos surgem em segundo plano, meio a notas de uvas pretas, ácido lático e couro cru. Excelente!

Na boca revela corpo médio de textura suave e frisante. Suculenta, traz agradável doçura de caráter frutado contraposta a um parcimonioso azedinho. Notas de uvas maduras e lembranças de jamelão proporcionam uma interessante combinação entre acidez e adstringência, reforçados pelo final significativamente lático, tânico e amadeirado.

Extremamente saborosa e fácil de beber, a 'Lindemans Faro' é uma conveniente porta de entrada para o universo das "sour ales". Recomendadíssima.

Detalhes

Degustada em
03/Fevereiro/2015
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Doctor Beer, Marília - SP
Preço
R$ 32,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se