Cadastre-se

Struise / Portsmouth Kabert

Pedro Bianchi
Updated 11 de Junho de 2013
 
4.6 (3)
2808 0 1

Avaliações dos usuários

3 avaliações
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10(3)
Aparência
 
5/5(3)
Sabor
 
18/20(3)
Sensação
 
5/5(3)
Conjunto
 
9/10(3)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
De volta ao item
2 resultados - mostrando 1 - 2
Ordenar
Avaliação Geral
 
4.7
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
19/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Sexagésima quinta avaliação - primeira Russian Imperial Stout degustada - primeira Struise avaliada.

A Struise Kabert tem seu nome fruto da junção do 'Ka' da cerveja Kate The Great RIS (Portsmouth - EUA) e 'bert', de Black Albert (Struise - Bélgica). Trata-se de uma mistura de ambas as cervejas (2/3 de Black Albert e 1/3 da Kate) e que é envelhecida por um ano em barris. É do estilo Russian Imperial Stout que caracteriza cervejas de alta fermentação, com pouco gás, forte sabor de chocolate, café e maltes torrados, coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

É produzida pela Cervejaria Struise, fundada em 2001 rapidamente alcançou prestígio e hoje é tida por muitos como das melhores do mundo. Está situada na cidade de Vleteren, oeste da Bélgica, distante 135 quilômetros de Bruxelas e perto da fronteira com a França. Em seu vasto portfólio de cervejas destaco a Pannepot, Black Albert, série Black Damnation e Rio Reserva algumas das quais aguardam para serem degustadas por este apreciador iniciante.

Vintage 2011 - validade 2017. A garrafa é de 330 ml, cor marrom clássico e o rótulo é belíssimo! Ilustrado com vários escudos semelhantes aos símbolos de países e de clãs familiares tem-se ao centro o mais belo, este ornado com dois anjos guarnecendo um escudo maior com o que parece ser São Jorge ao centro. Contudo, não encontrei vínculo entre São Jorge e a Bélgica.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom escuro, não translúcido, espuma também marrom de exuberante formação e consistência, destacada manutenção, com bolhas médias. Ao girá-la na taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagú escorrendo. Maravilha! Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

O aroma desta cerveja é coisa do outro mundo! Intenso, aromático, instigante, agradável e muito complexo. Notas e mais notas de maltes torrados, chocolate, café, baunilha, álcool evidente, ameixa, frutas secas, açucar cristalizado e diminuto lúpulo.

No paladar o líquido também revela toda a dimensão de sua complexidade. De caráter cremoso, espesso e adocicado percebe-se na cerveja marcantes notas de malte torrado, café, chocolate amargo, baunilha, passas, ameixas, melaço, vinho do porto, álcool e sutil lúpulo que denota algum amargor. O final se mostra seco e torrado. A carbonatação é baixa e o corpo médio-alto e apesar disso eu mataria sozinho uma garrafa de 750ml. A propósito, eu levei uma hora para beber a garrafa de 330ml só admirando a apresentação e pensando nas infindáveis lembranças de aromas e sabores... O álcool de 11,5% ABV é muito bem inserido, mas não consegue se impor ante tantos sabores. Enfim, está em harmonia com o belo e prazeroso conjunto. A drinkability é excepcional!

Agora eu entendo porque muitos tem a RIS como seu estilo predileto. Essa Kabert é fantástica e eu quase abri a segunda garrafa, mas me contive e vou deixá-la evoluir até... 2017.

Imperdível!

Detalhes

Degustada em
17/Fevereiro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Preço
€4.68
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
(Atualizado: 30 de Outubro de 2012)
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Cerveja preta sem nenhuma translucidez, de espuma marrom belíssima com boa formação e duração, no aroma malte torrado, madeira e frutas vermelhas de muita complexidade, na boca uma cerveja aveludada e encorpada com sabores de madeira, café e vinho do porto. Uma cerveja com o melhor dos dois mundos para finalizar a noite como um bom digestivo, parecendo a junção de um bom café expresso com um ótimo vinho do porto.

Detalhes

Degustada em
26/Outubro/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Presente
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
2 resultados - mostrando 1 - 2
Cadastre-se