Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

2.0 43
Brasil
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
20 de Setembro de 2008 28321
(Atualizado: 09 de Outubro de 2015)
Avaliação Geral
 
1.9
Aroma
 
3/10
Aparência
 
2/5
Sabor
 
8/20
Sensação
 
2/5
Conjunto
 
4/10
"Antarctica" - uma das mais populares marcas de cerveja do Brasil. No ano 2000 se fundiu com sua maior concorrente - "Brahma" - dando origem a "Ambev". O que poucos talvez saibam é que lá no início - em 1885 - a "Antarctica" era apenas um matadouro de porcos.

Localizado no bairro da Água Branca, em São Paulo, o matadouro, de propriedade de Joaquim Salles (além de outros sócios), contava com uma fábrica de gelo com capacidade ociosa. E foi justamente essa fábrica de gelo que chamou a atenção do alemão Louis Bücher, quem desde 1868 detinha uma pequena produção cervejeira. Assim, os empresários vieram a se tornar sócios, fundando, em 1891, a "Companhia Antarctica Paulista".

Primeira cervejaria brasileira a trabalhar com cervejas de baixa fermentação, a "Antarctica" passou os primeiros anos não só fazendo bebidas (incluindo refrigerantes), mas também vendendo banha, presunto, gelo e prestando serviços de assistência para câmaras frias.

Durante o século XX expandiu-se drasticamente, eliminando a concorrência com sucessivas aquisições de cervejarias menores. Hoje, através da "Ambev", pertence ao maior conglomerado de cervejas do mundo (AB Inbev) o qual, de certa forma, ajudou a criar.

ANTARCTICA CRISTAL

Lançada em 1991, a "Antarctica Cristal" foi a primeira cerveja brasileira a ser comercializada em garrafas transparentes. Trata-se se um 'Standard American Lager' um pouco mais alcoólica e encorpada do que sua versão padrão. O rótulo, produzido em João Pessoa (PB), é provavelmente distribuído com regularidade apenas na região nordeste.

Líquido amarelo pálido, brilhante, formando um dedo de espuma fugaz.

Aroma apagado de malte e lúpulo com leve acidez e significativa presença de 'DMS'. Notas de fubá e polvilho azedo chamam a atenção. Ruim.

Na boca, moderado dulçor com ecos de maltose confere corpo um pouquinho mais avantajado do que em sua versão comum. Nuances de polenta e cereal matinal surgem entremeadas por discreto floral. De amargor nulo, cabe à alta gaseificação disfarçar a doçura, propiciando um equilíbrio mínimo.

Típica cerveja pra ser consumida abaixo de zero e de preferência no bico. Em muitos aspectos me lembrou a "Miller Genuine Draft" - e talvez tenha sido este mesmo o objetivo. Vale pela curiosidade.

Detalhes

Degustada em
08/Outubro/2015
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Onde comprou
Empório da Cerveja
Preço
R$ 2,89
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se