Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.4 23
Brasil
Sandro Martins
Sandro Martins
27 de Outubro de 2017 7570
(Atualizado: 07 de Dezembro de 2017)
Avaliação Geral
 
3.0
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
5/10
Sediada em São Paulo, capital, a Bier & Wein é uma das mais importantes empresas nacionais no setor de bebidas premium, tendo atuado como importadora desde 1993. Representante de nomes consagrados como Erdinger, Hofbräu e La Trappe, em 2009 lançou sua própria linha de cervejas - a "Paulistânia".

A marca engloba atualmente uma série de bares e distribuidoras em todo o Brasil. Entre eles se destacam a cervejaria do Eataly e o Brewpub Paulistânia (ambos em São Paulo/SP), além da rede de franquias Confraria Paulistânia Store (com unidades em São Paulo/SP e Monte Verde/MG). Em 2016, um evento bimestral chamado "Beer Fest" também passou a ser organizado pela marca, na capital paulista.

NOVA LINHA CRAFT

Durante oito anos, a Paulistânia se consolidou com três estilos relativamente simples (Premium American Lager, Dunkel e Strong Red Lager) fabricados de maneira terceirizada pela cervejaria Conti Bier, de Cândido Mota (SP). No segundo semestre de 2017, contudo, uma expansão da linha trouxe quatro novos rótulos mais bem afinados com o mercado artesanal cervejeiro propriamente dito. Estes têm sido produzidos, sob contrato, pela cervejaria Berggren em Nova Odessa (SP).

IPIRANGA

"Strong Red Lager" maturada com madeira (lascas, espirais ou chips) de amburana. Seu nome faz referência ao rio Ipiranga (que em tupi significa "rio vermelho"), à beira do qual D. Pedro I proclamou a independência do Brasil.

De coloração rubi, na taça forma dois dedos de creme bege escuro de média duração.

No nariz, traços de caramelização e leve tostado surgem entre nuances sutis de coco verde e canela, promovidas pela amburana.

Na boca, suave dulçor de caramelo se esforça para alicerçar notas apagadas de coco, tosta e canela. Corpo médio-baixo, amargor quase nulo e carbonatação gentil. Certa sensação de água com açúcar define o final chocho e raquítico. Uma lembrança evanescente da amburana tenta consolar no retrogosto.

Cerveja sem graça, que não diz muito a que veio. Falta-lhe corpo, personalidade e presença. Quem não sabe o que esperar de uma cerveja 'wood-aged', provavelmente verá pouca diferença; quem espera alguma coisa, deve se decepcionar.

Detalhes

Degustada em
07/Dezembro/2017
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
Suspiro Restaurante e Presentes, Paraguaçu Paulista - SP
Preço
17,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se