Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.8 88
Brasil
Felipe Marques
Felipe Marques
24 de Dezembro de 2012 14405
(Atualizado: 18 de Julho de 2013)
Avaliação Geral
 
3.8
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
"Duas cabeças pensam melhor do que uma" - este é o mote da "2Cabeças" - cervejaria artesanal comandada pelos cariocas Bernardo Couto (editor do "Homni Lúpulo" (http://www.hominilupulo.com.br/) e Salo Maldonado, publicitário, sócio de uma distribuidora de cervejas e dono do bar "BeerJack Hideout". Ambos começaram fazendo cerveja em casa e certo dia, numa brassagem coletiva ocorrida no "BeerJack", criaram meio que por acaso o que viria a ser a primeira cerveja oficial da recém-criada cervejaria, a "Hi5". Já a "Maracujipa" - segundo lançamento dos caras - é uma "American IPA" que leva lúpulo "centennial" e chega a um amargor de 75 IBU's. O detalhe mais curioso a seu respeito é mesmo o "dry-hoping", feito com maracujá em vez de lúpulo. Atualmente as cervejas da "2Cabeças" são produzidas e engarrafadas na fábrica da cervejaria "Invicta", em Ribeirão Preto (SP).

Vasta camada de sedimentação jaz no fundo da garrafa. Diversas partículas em suspensão passeiam pelo copo assim que despejada. Líquido turvo de coloração âmbar, meio alaranjado. Espuma de formação abundante, densa e resistente.

Aroma cítrico, lembrando doce de cidra e casca de laranja cristalizada, pontuado por notas de maracujá. Confesso que esperava o maracujá um pouco mais intenso, porém o que encontrei foi sensação de maracujá análoga à várias outras IPA's que não levam a fruta no "dry hopping" - fato que me leva a concluir que este detalhe fez pouca diferença.

Na boca mostra corpo e carbonatação médios, com álcool bem inserido. Forte presença de açúcares e maltes caramelizados sustentam bravamente a vigorosa incidência de lúpulos de amargor cortante. Sugestão de mousse de maracujá e sumo de casca de laranja sintetizam o final amargo e resinoso, ligeiramente ácido. Retrogosto persistente, lupulado, com toques de maracujá azedo.

Boa pedida para os apreciadores de cervejas amargas, obrigatória para quem acompanha a evolução da cena cervejeira nacional. Não deixe de provar. Se Maracujina te deixa calminho calminho, Maracujipa te deixa amarguinho amarguinho.

Detalhes

Degustada em
17/Julho/2013
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Brasil Brau 2013
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se