Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.1 114
Brasil
Sergio Curti
Sergio Curti
13 de Agosto de 2010 39103
(Atualizado: 24 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A "Ithaca" é uma cerveja sazonal do estilo 'Imperial Stout' produzida pela cervejaria "Colorado", sediada em Ribeirão Preto (SP). Originalmente chamada de "Vintage Rapadura", teve o nome embargado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) pouco depois do lançamento em 2010. O motivo, segundo o órgão federal, era a proibição do termo "Vintage" atrelado ao rótulo. Desse modo, a única forma de "legalizar" o rótulo foi alter seu nome para "Ithaca" - uma referência à ilha grega de Ítaca (local invadido e dominado por diversos povos durante séculos) citada na obra "A Odisséia" de Homero.

Segundo o fundador da cervejaria Colorado, a ideia surgiu devido as muitas lutas burocráticas que teve de passar para aprová-la no Ministério da Agricultura e Pecuária. Atualmente o rótulo também é exportado para os Estados Unidos, sendo lá vendido sob o nome de "Guanabara".

Com um toque nordestino, sua composição inclui a adição de rapadura queimada. O amargor de 50 IBU advém do lúpulo "Northern Brewer". Por ser forte, torrada,alcoólica, não-filtrada e não-pasteurizada ela acaba sendo uma cerveja bastante adequada para o envelhecimento em adega, evoluindo com o tempo. Sobre a tampinha, uma reforçada camada de cera vermelha reforça a vedação - maior perrengue pra abrir.

Líquido preto completamente opaco. Na taça exibe espuma marrom de média formação e duração, estabilizando-se numa fina camada perene.

Aroma impactante de melaço e torrefação. Notas de bala de café, chocolate e baunilha precedem toques de carvão mineral, madeira e pão queimado - além de lúpulo com pitadas de pinho. Excelente!

No palato mostra-se extremamente robusta com textura oleosa e carbonatação mediana. O sabor de doçura pronunciada endossa todo o vigor dos maltes torrados/caramelizados unidos a força da rapadura. Sugestões de brigadeiro, bala de café, 'toffee', melaço e alcaçuz espalham-se pela boca. Totalmente integrado ao contexto, o álcool passa incólume. A sensação é de uma sobremesa líquida. Ofuscado, o lúpulo emerge como um mero detalhe. Final longo, um pouco melado, atravessado por reminiscências de licor de cacau, mousse de chocolate, calda de café e baunilha seguindo assim até o retrogosto. A 'drinkability' é naturalmente baixa.

Cerveja intensa de personalidade marcante. Mais achocolatada do que torrada, seu perfil é de uma 'Imperial Porter'. Independente de estilo, contudo, o que importa é que estamos falando de uma das melhores cervejas da Colorado. Ande logo e garanta a sua!


Detalhes

Degustada em
24/Fevereiro/2015
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Tauste, Marília - SP
Preço
29,90
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

1 resultados - mostrando 1 - 1
Ordenar
Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
24 de Fevereiro de 2015
Uma verdadeira aula! :)
1 resultados - mostrando 1 - 1
Cadastre-se