Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 12
Brasil
Odimi Toge
Odimi Toge
23 de Maio de 2015 3449
(Atualizado: 23 de Maio de 2015)
Avaliação Geral
 
3.7
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Sediada no município de Tangará da Serra, Mato Grosso, a "Dark Side Brewery Co." é mais um exemplo de cervejaria que teve início nas panelas de um 'homebrewer'. Tudo começou quando Rafael Grigulo resolveu experimentar fazer cerveja em casa. Alguns anos se passaram, as receitas foram se aperfeiçoando e a ideia de formalizar o negócio tomou forma. Foi assim que no primeiro semestre de 2015, junto ao sócio Vinícius Hunhoff , a cervejaria finalmente chegou ao mercado com uma linha inicial de 3 rótulos: "Maré Vermelha" (Irish Red Ale), "Sunshine" (Hefeweizen) e "Darkside 3" (Imperial Stout). A empresa é a primeira cervejaria artesanal a produzir e engarrafar dentro do estado do Mato Grosso.

Toda a intrincada arte gráfica foi executada pela agência canadense Le Bear Design.

A "Dark Side 3" é feita com adição de açúcar mascavo da Serra de Tapirapuã e extrato de favas de baunilha de Madagascar previamente embebidas em whiskey bourbon americano.

Líquido castanho escuro, praticamente negro, com espuma marrom clara de boa formação e média duração estabilizando-se numa fina película.

O aroma revela interessante combinação entre torrefação de malte, ésteres e especiarias. Assim, toques de chocolate e baunilha abraçam elementos frutados remetendo - principalmente - à ameixa seca passando ainda por pitadas de uva passa e banana caramelizada. Cortantes notas de bourbon aparecem o tempo todo agregando, não só complexidade, mas também certa periculosidade com álcool além da conta. Suave herbáceo do lúpulo fica em segundo plano.

O primeiro gole mostra uma cerveja extremamente encorpada - rude até, eu diria. Se por um lado a rascante sensação alcoólica provoca uma ardência exagerada, por outro traz em seu bojo nítidas notas de whisky com surpreendentes ecos de madeira. Pronunciada doçura de malte e açúcar queimado surge ao centro, acompanhado por reminiscências de ameixa seca, chocolate amargo, baunilha e até mesmo um curioso defumado. Ligeiro azedinho incide no final longo - ao mesmo tempo doce e amargo - quente e picante. Marcante gosto de baunilha e whisky persistem no retrogosto. A carbonatação é demasiadamente elevada e a 'drinkability', baixa.

'Imperial Stout' desequilibrada, mas que não deixa de ser boa. Apostando que com o passar do tempo sua execução vá sendo ajustada, o que fica é uma cerveja de indiscutível personalidade e que merece ser apreciada.

Detalhes

Degustada em
22/Maio/2015
Envasamento
Volume em ml
300 ml
Onde comprou
Yes Beer
Preço
R$ 20,90 + frete
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 1

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se