Cadastre-se
BrewDog Abstrakt AB:10

BrewDog Abstrakt AB:10

Diogo OlivaresDiogo Olivares  
 
4.4 (2)
767   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
BrewDog Abstrakt AB:10

Informações

Cervejaria
Importadora
Álcool (%)
11.5% ABV
Ativa
Temperatura
Copo ideal
The beer is an 11.5% Imperial Brown Ale which we have aged in amazing Spanish sweet red barrels from Malaga. Stewart Bowman, our Head Brewer, devised an Imperial Brown Ale designed to perfectly complement the wine flavours and extract maximum depth and character from the giant barrels. We also felt the Imperial Brown Ale was ideally suited to be barrel aged and as well as the infusion of the Malaga wine character will also benefit added complexity and maturity from the time in oak.

Tradução livre:

A cerveja é uma Imperial Brown Ale de 11,5% que nós envelhecemos em impressionantes barris de tinto doce espanhol de Malaga. Stewart Bowman, nosso Mestre Cervejeiro, idealizou uma Imperial Brown Ale desenhada para complementar perfeitamente os sabores do vinho e extrair o máximo de profundidade e caráter dos barris gigantes. Também sentimos que a Imperial Brown Ale seria ideal para envelhecer em barril, assim como a infusão do caráter de vinho de Málaga também se beneficiaria da complexidade e maturidade adicionada no tempo em carvalho.

Avaliações

2 avaliações

Avaliação Geral 
 
4.4
Aroma 
 
9/10  (2)
Aparência 
 
4/5  (2)
Sabor 
 
19/20  (2)
Sensação 
 
5/5  (2)
Conjunto 
 
9/10  (2)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 26 de Abril de 2015)
Avaliação Geral 
 
4.4
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
3/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
9/10

Essa AB:10 é a primeira da série Abstrakt da Brewdog que eu faço análise. Trata-se de uma Imperial Brown Ale maturada em barris de vinho tinto espanhol. Como esse rótulo foi fabricado em junho/2012, estou degustando um exemplar com 3 anos de guarda. Com um teor alcoólico de 11.5%, ela aguenta até cerca de 10 anos de guarda.

Na taça, seu visual deixa um pouco a desejar em espuma. Mas sua aparência é bastante elegante, exibindo uma coloração marrom-escura, negra, um tom caramelo escuro próximo da cor de uma Coca Cola. Absolutamente opaca e com alguns sedimentos em suspensão. Sem efervescência, sem formação de espuma. A cerveja se mostrou absolutamente flat e até certo ponto decepcionante. Sem espuma, sem lacing.

Aroma de cara, muito complexo, profundo, saboroso. Ocorre uma infinidade de notas sensoriais. Muita fruta vermelha/escura, muitas berries, muita sensação vinosa e alcoólica. Fenóis condimentados de baunilha (sensação muito macia, quase cremosa), canela e açúcar mascavo. De fundo traz traços de chocolate, caramelo/toffee, melaço, torra e amêndoas/nozes. Muita potência nas notas, principalmente nos ésteres e fenóis. E ainda traz sensível evolução com o aumento da temperatura. Taninos delicados, como se realmente fosse um vinho. Absolutamente estupenda.

Na boca, a cerveja é forte, densa, doce e alcoólica desde sempre. Aliás imensa doçura, puxando principalmente para frutados complexos (berries, cerejas, groselhas, passas, ameixas, figos, uvas etc) e baunilha. Muita personalidade, exageradamente doce, absolutamente desequilibrada, sem sensação amarga e/ou de lúpulos. Muito gosto de madeira nobre e barril. Final denso e achocolatado. Picância alcoólica com traços de rum, conhaque. Retrogosto muito saboroso, teimoso, defumado e quente, que remete a torra, café/chocolate, passas/ameixas, condimentos intensos de baunilha e canela. Cerveja de corpo oleoso, viscoso, licoroso. Carbonatação nula, inexistente. Absolutamente flat, como esperado pela ausência de espuma ou efervescência na taça. Álcool muito intenso, mas que em nada atrapalha o paladar, absolutamente bem inserido no contexto, contribuindo para a complexidade. Drinkability bem limitada, não por algum demérito, mas sim pela sua personalidade muito forte e pesada. A cerveja é totalmente Sipping, sem a menor dúvida.

Essa Abstrakt AB:10 é um absurdo criado pela BrewDog. Uma das cervejas mais saborosas que já pude degustar. Parece até injustiça, mas ela perde pontos em características pontuais como formação de espuma ou carbonatação, que afetam ligeiramente o seu desempenho. Apesar de seguir as recomendações de guarda dadas pela Brewdog, fico decepcionado por esse exemplar se apresentar tão choco e sem carbonatação/gás/crocância. Por outro lado, talvez seja uma das cervejas mais alcoólicas que já tomei sem sequer sentir o peso do álcool, sem enjoar. Simplesmente esbanja frutas escuras e baunilha. Desce fácil. Fantástica.

Detalhes

Degustada em
26/Abril/2015
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Dublin, Irlanda
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
4.4
Aroma 
 
9/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
8/10

Preta opaca com creme bem formado e bege.
Aroma de caramelo, açúcar mascavo, castanha torrada, vodka, fumo e turfa.
O sabor é pouco torrado, mas com pontada muito mais doce, ameaçando trufas, frutas vermelhas e escuras, canela, quentão e defumado. Há amargor submerso, um quê de acidez e o álcool não consegue se esconder, esquentando a garganta.
Tem corpo pesado, bem viscoso e carbonatação fina.
Bastante intensa, a cada gole há uma nova nuance pra se encontrar. Desconcertantemente forte em corpo e álcool. Serve como um belo licor!

Detalhes

Degustada em
13/Fevereiro/2013
Envasamento
Considera esta avaliação útil? 

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja
Cadastre-se