Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.6 43
Estados Unidos
Flavio Roese
Flavio Roese
09 de Dezembro de 2010 15041
(Atualizado: 04 de Agosto de 2017)
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Founders Brewing Company é uma influente cervejaria americana estabelecida na cidade de Grand Rapids, estado de Michigan. Fundada em 1997 por uma dupla de amigos recém saídos da faculdade, acabou se tornando, ao longo do tempo, uma das mais importantes representantes da cena artesanal.

Ao final de 2014, contudo, a Mahou San Miguel - macro-cervejaria espanhola - adquiriu uma cota de 30% da empresa. De acordo com os parâmetros estabelecidos pela Brewers Association (órgão que regulamenta as cervejarias americanas), essa condição tira da Founders o status de "artesanal". Felizmente, o mais importante, que é a qualidade intrínseca aos produtos, parece ter se mantido.

Quem porventura um dia tiver a oportunidade de provar de perto as cervejas da casa, encontrará ali um espaço dedicado, com 'taproom' e restaurante.

KBS - KENTUCKY BREAKFAST STOUT (12.4% ABV)

*Unidade envasada em 16/02/2016

**Degustada em temperatura ambiente externo (15ºC).

Cerveja sazonal, disponível à partir de abril nos Estados Unidos; já para certos mercados externos, como o Brasil, alguns lotes são preparados para a distribuição no final do ano.

Trata-se de uma 'Imperial Oatmeal Stout', com adição de chocolate e café, envelhecida por um ano em barris de carvalho americano previamente utilizados por whisky bourbon.

Líquido castanho escuro, praticamente preto. Vertido na taça, forma dois dedos de creme marrom denso e persistente.

Aroma incrível de chocolate, complementado por notas bourbon, amêndoas, baunilha, leve coco e café. A primeira coisa que vem em mente é um daquelas trufas bem tenras, recheadas de licor. Delícia!

Na boca mostra corpo não tão alto, carbonatação reduzida e textura aveludada. Uma doçura significativa, porém não exagerada, embala ondas de chocolate amargo, bala de café e marzipã; sugestões mais leves de cocada e baunilha dão um tchauzinho de fundo. Álcool calibrado na medida certa. O final chega longo e macio, sustentando toda a profusão de sabores. Interessantíssima pegada de bourbon vem brilhando no retrogosto.

Cerveja maravilhosa, sobretudo pautada pelo equilíbrio.

Não faz muito tempo, isso aqui era uma experiência restrita a poucos sortudos, viu? Hoje é vendida a quarenta reais! Se quer um conselho de quem vos escreve, vá atrás da sua garrafinha o quanto antes. Nada garante que uma belezura dessas continue chegando (ainda mais por esse preço!) no Brasil.

Detalhes

Degustada em
03/Agosto/2017
Envasamento
Volume em ml
355 ml
Preço
R$ 35,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 2 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se