Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 25
Estados Unidos
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
25 de Junho de 2009 15482
Avaliação Geral
 
4.6
Aroma
 
9/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Great Divide Yeti Imperial Stout, como o nome sugere, é do estilo Stout, sub-estilo Russian Imperial Stout, este caracterizador de cervejas de alta fermentação, geralmente com pouco gás e bastante álcool, forte sabor de chocolate, café e maltes torrados, coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor, com frutado e amargor salientes. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

É produzida pela cervejaria Great Divide, sediada na cidade de Denver/Colorado/EUA, tendo sido uma microcervejaria pioneira na região. Fundada em 1994 por Brian Dunn começou pequena, com apenas um funcionário. Em 2007 foi eleita a melhor cervejaria do mundo pelo Ratebeer e atualmente emprega 45 pessoas e é reconhecida no pais inteiro como uma das melhores e maiores produtoras de cervejas artesanais dos EUA. No portfólio a gama de rótulos é enorme, mas destaco a Titan IPA, a Hércules Double IPA, a Espresso OAK Aged Yeti, a Old Ruffian - Barley Wine, a Barrel Aged Yeti, a Belgian Style Yeti etc.

Vintage 2011 (16 de dezembro) - validade ???. A garrafa é de 650 ml, cor marrom, belo e colorido rótulo de papel onde se lê em letras grandes o nome e o estilo da cerveja, juntos da figura do lendário Pé-Grande. Destaque para a presença de referência às impressões sensoriais, opções de harmonização e a menção aos vários prémios ganhos pelo rótulo.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração enegrecida, não translúcido, com espuma marrom escuro de bela formação e consistência, um tanto densa e volumosa, permeada por bolhas grandes e de manutenção mediana. Ao girá-la na taça as paredes laterais do vidro ficam tomadas pelo líquido viscoso mais ou menos como bolinhas de sagú, ou lágrimas, escorrendo e, ao final, um fino tampão de creme ainda persistiu sobre o líquido. Perlage (bolhas) praticamente imperceptível. Apresentação digna de nota máxima!

O aroma desta cerveja é formidável! Mostrou-se intensamente rico e complexo e descortinou-se em notas pesadas de maltes torrados, café, caramelo, toffee, chocolate amargo, tabaco, melaço, leveduras, ésteres de frutas escuras, álcool e notas de grapefruit, cortesia dos lúpulos cítricos (75 IBU's).

No paladar o líquido amplifica bastante as sensações olfativas. Ante uma riqueza deliciosa e uma grata complexidade defrontei-me com uma textura praticamente oleosa e um tanto espessa [(quase dá para mastigar :)], podendo perceber notas bem presentes de malte torrado, chocolate amargo, caramelo, café, fumo, frutas escuras em segundo plano e uma carga enorme de lúpulo com notas cítricas e resinosas para equilibrar, mas sem agressividade. O final se mostra seco, torrado e amargo e o retrogosto é agridoce e alcóolico. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média-baixa, sendo fácil degustar uma garrafa grande. O álcool de 9,5% ABV é muito bem inserido e dá um agradável calor na garganta, mas não consegue roubar a cena ante tanta complexidade. Enfim, está em harmonia com o belo e prazeroso conjunto. A drinkability é excepcional!

Tudo nesta cerveja é amplificado, robusto e marcante. Creme, adocicado, amargor, adstringência, retrogosto etc conduzem a um estado de satisfação plena. Tenho mais um exemplar vintage 2011 para tempos vindouros.

Imperdível!

Detalhes

Degustada em
13/Outubro/2013
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
EUA
Preço
U$ 8,50
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se