Cadastre-se
Hoppin' Frog Barrel Aged B.O.R.I.S.

Hoppin' Frog Barrel Aged B.O.R.I.S.

Flavio IzarFlavio Izar  
 
4.8 (4)
2404   0   2  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
Hoppin' Frog Barrel Aged B.O.R.I.S.

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
9.4% ABV
IBU
60
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal
Barrel-Aged B.O.R.I.S. Imperial Stout

GOLD MEDAL WINNER at the 2012 World Beer Cup!!

Made from our B.O.R.I.S. Imperial Stout, that was rated one of the World’s 50 Best Beers, and won the Gold Medal at the GABF in 2008. BARREL-AGED B.O.R.I.S. has picked up rich characters of vanilla, dark fruit, oak, and spice. It’s unbelievably complex and savory
9.4% a/v | 107 OG (25.3°P) | 60 IBU

Avaliações

4 avaliações

5 estrelas
 
(4)
4 estrelas
 
(0)
3 estrelas
 
(0)
2 estrelas
 
(0)
1 estrela
 
(0)
Avaliação Geral 
 
4.8
Aroma 
 
10/10  (4)
Aparência 
 
5/5  (4)
Sabor 
 
19/20  (4)
Sensação 
 
5/5  (4)
Conjunto 
 
10/10  (4)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 13 de Fevereiro de 2015)
Avaliação Geral 
 
4.8
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
10/10

Esta Hoppin’ Frog Barrel Aged B.O.R.I.S. é do estilo Stout, sub-estilo Russian Imperial Stout, este caracterizador de cervejas de alta fermentação, geralmente com pouco gás e bastante álcool, forte sabor de chocolate e café (cortesia dos maltes torrados), coloração muito escura e grande complexidade tanto no aroma quanto no sabor, com frutado e amargor salientes. A história do estilo remonta ao século XVIII época em que a Corte Imperial da Rússia teria viajado a Londres e, tendo gostado das Stouts locais, encomendou barris daquela cerveja. Entretanto, a longa viagem através do mar Báltico terminava por estragar a cerveja. A solução foi desenvolver uma stout robusta e alcoólica o suficiente para suportar a viagem, preservando a cerveja e impedindo que ela congelasse. Esse tipo de stout foi batizada de Russian Imperial Stout, ou simplesmente Imperial Stout.

Pode também também ser classificada como do sub-estilo Wood-Aged Beer (cerveja envelhecida em madeira). Nesta madeira, em regra, anteriormente estagiou outra bebida alcóolica e as características desse casamento anterior vão formar um triângulo amoroso, ligando-se umbilicalmente aos predicados do estilo da cerveja-base a envelhecer. Desta feita, poder-se-á utilizar qualquer estilo de cerveja, ale ou lager, desde que o traço comum seja o envelhecimento em madeira. Desta simbiose resultarão aroma e sabor que apresentarão uma gama fantástica de possibilidades de madeira, tostado, baunilha, café, chocolate, caramelo, cacau, bem como reminiscências da bebida alcóolica que anteriormente estagiou na madeira, tudo a depender do tipo de madeira (carvalho etc), do tipo de bebida alcóolica anterior (whisky, vinho tinto/branco, cognac, tequila, cachaça, rum etc), do tempo de permanência e do nível de tosta (queima) do barril. O resultado será o aprimoramento, e muito, da 'nova inquilina, escurecendo-a, em regra, e tornando-a mais encorpada.

Esta versão é a Boris The Crusher (o esmagador) maturada em barris de carvalho nos quais anteriormente estagiou Heaven Hill whiskey (produzido no Estado do Kentucky).

É produzida pela Cervejaria Hoppin’Frog, instalada na cidade americana de Akron/Ohio. Sua história recente remonta ao ano de 2006, tendo sido fundada por Fred Karm. A cervejaria inaugurou em 2013 seu brewpub com 24 torneiras com cervejas próprias e de outras cervejarias, bem como restaurante de petiscos (aperitivos, entradas, sanduíches etc). Desde 2012 vem sendo eleita como a melhor cervejaria do Estado de Ohio e no ano de 2013 foi eleita pelo website retebeer.com a 17ª. melhor cervejaria do mundo (em 2012 foi a 20ª., com apenas 6 anos de existência). Além disso, suas brejas tem sido constantemente premiadas em competições internacionais. Esta Barrel Aged Boris, entre outros prêmios, foi eleita no ano de 2008 como uma das 50 melhores brejas do mundo; também foi ouro no ‘International Beer Fest 2012’ (Festival Internacional Americano de cervejas) e ouro no ‘World Beer Cup 2012’. O portfólio da Hoppin’ Frog é vasto e este é o primeiro rótulo que degusto.

Vintage 2010 - validade (?). A garrafa é de 650 ml, cor marrom e tampa verde. O rótulo é colorido e criativo e traz em destaque uma rã (ou sapo) nas cores verde e branca com uma caneca de cerveja segura pela pata. Acima do bicho consta o nome da cervejaria e abaixo vem escrito ‘Barrel Aged B.O.R.I.S. Oatmeal – Imperial Stout’. Na lateral do rótulo, logo acima das informações sobre IBU (60), Gravidade Original (1,07), Graus Plato (25.3 P) e ABV (9,4%), figura o seguinte texto:
- ‘Made from our award-winning imperial stout, rated one of the top 50 best beers in the world in 2008. This bodacious oatmeal Russian imperial stout will crush you like no other. This is the grand-daddy of all stout styles, with an intensely deep roasted and full bodied flavor. A robust hop character adds a refreshing balance. Aged in Heaven Hill Whiskey barrels.'

Vertida na taça revelou um líquido de coloração negra, opaco e não translúcido, com espuma de cor marrom de generosa formação, com bolhas pequenas e de manutenção destacada. Algumas poucas rendas se formaram e ao girar a taça as paredes laterais do vidro ficaram tomadas pelo líquido viscoso, mais ou menos como bolinhas de sagu escorrendo - as tais 'lágrimas'. Perlage (bolhas) praticamente imperceptível.

Degustada por volta dos 12ºC devo registrar que o aroma desta cerveja foi evoluindo à medida em que a temperatura aumentava, revelando pouco a pouco uma intensidade e uma complexidade mais acentuadas do que aquelas de pronto percebidas. De perfil maltado descortinou um verdadeiro festival olfativo com notas salientes de maltes torrados com percepções de chocolate amargo e café, além de caramelo, baunilha, coco, madeira, açúcar mascavo, frutado de ameixas e lúpulo herbal saliente. A sensação alcoólica volatiza bem e lembra whisky.

Na boca o líquido se revelou viscoso, licoroso mesmo (cortesia da adição da aveia). Ao palato revelou-se altamente complexo, encorpado e com equilíbrio que surpreendeu. O carro chefe foram as intensas notas de torrefação com nuances de café e chocolate amargo, mas também estão lá açúcar mascavo, madeira, baunilha, coco e sensações que lembram whisky. Há também frutado de ameixas e uma expressiva base de lúpulo (IBU 60) com pefil herbal que confere equilíbrio, ainda que reste potencializado pelo amargor inerente à torrefação. Não percebi alcatrão, comum em outras RIS que já degustei (Emelisse e Struise Kabert). O álcool de ABV 9,4% é potente e bem perceptível, aquecendo agradavelmente a garganta. O final se apresenta seco e torrado e o retrogosto é alcoólico e persistente. A carbonatação é média-baixa e o corpo é denso. A palatabilidade (drinkability) é ótima e em que pese a robustez do exemplar com parcimônia bebe-se fácil.

Degustação altamente prazerosa, fruto de uma cerveja potente, equilibrada e muito complexa. Elevo esta belezura ao seleto patamar onde figuram as melhores Imperial Stout que já tive a grata alegria de apreciar. Não é a toa que muitos tem a RIS como seu estilo predileto.

Simplesmente imperdível!

Detalhes

Degustada em
04/Janeiro/2015
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
http://lascervezasdebarry.es/
Preço
€ 10,59
Considera esta avaliação útil? 
(Atualizado: 13 de Setembro de 2014)
Avaliação Geral 
 
4.8
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
18/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
10/10

Liquido preto denso e viscoso, como oleo de jipe velho. Espuma marrom de media formacao e curta duracao.

Notas de malte torrado, lupulo herbaceo, baunilha, coco queimado, madeira, whisky, chocolate amargo, resina e salgado.

Conjunto soberbo: harmonico, equilibrado, encorpado, potente e complexo. O alcool se volatiliza na boca, deliciosamente.

Dentre todas as cervejas que ja' degustei, esta e' top 5.

Detalhes

Degustada em
12/Setembro/2014
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
4.9
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
5/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
10/10

De coloração preta, espuma marrom de baixa formação e persistência.
Aroma predomina chocolate e o amadeirado do barril de whisky.
Corpo denso, álcool perceptível mas muito bem inserido no conjunto.
Sabor inicia adocicado com chocolate e finaliza mais torrado e com bastante carvalho.
Entre as 3 melhores imperiais stouts que já tomei! Excelente! Se estiver nos EUA compre!

Detalhes

Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
total wine orlando
Preço
13 U$
Considera esta avaliação útil? 
Avaliação Geral 
 
4.7
Aroma 
 
10/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
19/20
Sensação 
 
5/5
Conjunto 
 
9/10

Preta, viscosa, espuma de 1 cm marrom escura que dissipou rapido.
Aroma rico: vanilla, muito chocolate, coco, madeira(barril) e Bourbon
Paladar equilibrado, dulçor lembrando caramelo, chocolate ao leite e amargo, amargor de maltes torrados, e final de bourbon. Deliciosa.

Detalhes

Degustada em
23/Novembro/2012
Envasamento
Volume em ml
650 ml
Onde comprou
Knghtly Spirits. Orlando - FL
Preço
12,00 U$
Considera esta avaliação útil? 

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cursos do Brejas

Participe dos cursos de cerveja do Brejas

  • Fabricação de Cerveja Caseira
  • Estilos e Degustação de Cerveja
Cadastre-se