Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

2.9 3
França
Luiz Felipe Malta Fernandes
Luiz Felipe Malta Fernandes
02 de Maio de 2011 2294
(Atualizado: 24 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
3.1
Aroma
 
6/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
12/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
Essa é a primeira cerveja da Brasserie Bourganel que eu degusto. Trata-se de uma micro-cervejaria francesa que possui o hábito de utilizar ingredientes inusitados em suas receitas. No caso desta aqui, ela utiliza o mel de castanheiro para turbinar uma bem-elaborada Lager.

Logo ao abrir, essa cerveja mostrou um belo e inesperado visual, até com um pouquinho de gushing. Sua coloração é um dourado-escuro, puxando para um castanho pálido. Ela é muito efervescente e levemente turva, sem sedimentos. Formou uma camada muito alta de creme branco, espumoso, com pequenas bolhas, mas que assentou rapidamente. Deixa mínimo lacing nas laterais.

O aroma inicia abundante, desprendendo facilmente, muito perfumado e adocicado, decorrente da utilização do tal mel de castanheiro. É possível sentir notas de malte, casca de pão, biscoito, mel, castanhas/nozes, frutas cristalizadas, frutas em calda, fermento e um pouco de floral lupulado. Esperava encontrar off-flavors, mas surpreendentemente não notei nada que mereça citação. Doçura saborosa, contudo, destoante e exagerada.

Na boca, ela é uma cerveja mais equilibrada; mesmo mantendo a tendência ligeiramente adocicada, o gole não se compara ao exagero do buquê. Aqui está presente um caráter mais maltado/caramelado, ainda um pouco melosa e frutada, mas com razoável carga de lúpulo/resinoso em contrapartida, principalmente ao final do gole. Retrogosto curto, suave e discreto, mas com notável sensação de mel, além de um pouco de resinoso e nozes. O corpo dessa cerveja é leve e suavemente sedoso. A carbonatação é mediana, um pouco crocante. O álcool é discreto e muitíssimo bem inserido. A drinkability é muito boa, pois o gole não é enjoativo (como o aroma), mas sim leve e refrescante.

Essa Au Miel De Châtaignier é uma cerveja que me surpreendeu de forma positiva. Esperava uma cerveja meramente ordinária, comum, e me deparei com uma Lager exótica, diferenciada, mas não bizarra. Apesar do aroma intenso, achei o gole bastante balanceado. Curiosamente, o que me pareceu mais estranho foi o resinoso do lúpulo, que poderia ser trocado por um amargor menos abrupto. No geral, é uma Lager intensa e com muito sabor, refrescante e muito bem elaborada. Excelente criação francesa, servindo tanto para degustação como para Session Beer. Totalmente recomendada!

Detalhes

Degustada em
24/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Melograno
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se