Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.2 8
Holanda
Matheus  Waitman
Matheus Waitman
11 de Julho de 2013 3238
(Atualizado: 23 de Abril de 2014)
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Instalada junto a um típico moinho de vento holandês construído em 1697, a "De Molen" ou "O Moinho" (em holandês) é uma premiada micro-cervejaria e destilaria localizada na cidade de Bodegraven nos Países Baixos. Inaugurado em 2004, o empreendimento é resultado dos esforços de Menno Olivier, que de jovem 'homebrewer' passou a profissional do ramo, tendo trabalhado durante algum tempo em outra cervejaria em Roterdã. As instalações da "De Molen"possuem ainda amplo espaço com restaurante e 'taproom'. As cervejas do portfólio são de inúmeros estilos e variações, além de muitas vezes serem produzidas em colaboração com outras cervejarias mundo afora.

A "Blikken & Blozen" (que significa algo como "Olhar e Ruborizar") é uma espécie de 'Strong Saison' com teor alcoólico bem acima do limite máximo estipulado para o estilo base. Sua receita inclui lúpulos "premiant", "saaz" e "amarillo" com 'dry hopping' de "citra". Conforme indicado na garrafa, o exemplar degustado foi envasado em 12 de julho de 2012, recomendando que seja consumido em até 2 anos.

Líquido translúcido castanho escuro. Na taça forma gigantesco colarinho bege altamente consistente e persistente.

Com praticamente um ano e dez meses de guarda, é notória a perda de intensidade dos lúpulos aromáticos. Isso faz com que o caráter frutado da fermentação e caramelização do malte saltem às narinas de maneira esplêndida. Notas de toffee levemente tostadas flanam junto a nuances de pêssego, tâmaras secas e figo em calda. Interessante sugestão de doce de leite e côco queimado apenas confirmam que mesmo sem o frescor dos lúpulos não há perda de complexidade.

No paladar traz forte caramelização do malte acompanhada por significativo dulçor e moderada acidez. Breve amargor cítrico/herbáceo de lúpulo dão as caras, ressuscitando o espectro do que já foram um dia. Frutas secas e maduras dão o tom em nuances de ameixa, figo, tâmara e damasco. O corpo médio/alto mostra álcool bem inserido e sensação licorosa. Final predominantemente doce, quente e confortante com retrogosto tostado/caramelizado moderadamente amargo.

Ao que tudo indica o envelhecimento alterou drasticamente as características sensoriais planejadas pelo cervejeiro, transformando o que aparentemente seria uma 'strong saison' com jeito de 'american IPA' numa 'dark strong ale' mais ácida e amarga. Belíssima surpresa, mas fica o desejo de um dia prová-la em estado original.

Detalhes

Degustada em
23/Abril/2014
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Botequim Francisca, Sorocaba - SP
Preço
R$ 23,00
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se